Desenvolver um software ou comprar: qual a melhor decisão?
01/06/2022

Desenvolver um software ou comprar: qual a melhor decisão?

Se você ainda lida com processos essencialmente manuais, já percebeu que tocar o barco dessa maneira não vai fazer sua tripulação chegar a lugar algum. E essa percepção é, sem dúvida, um grande passo!

O grande dilema é decidir qual opção é a mais adequada para a sua companhia: comprar ou desenvolver um software.

Como sabemos que essa é uma dúvida bastante comum, preparamos este conteúdo incrível para você tirar a pulga detrás da orelha e decidir o melhor para o seu negócio.

Segue o texto que eu vou te ajudar, viajante!

Por onde começar?

Antes de tudo, é importante que você avalie as necessidades dos departamentos em questão, ou da companhia como um todo.

Considere também cada processo, assim você terá um bom direcionamento do que mais se encaixa nas particularidades da empresa em que você trabalha. É fundamental que você realize alguns questionamentos, como:

  • Qual problema você precisa resolver?
  • Quanto tempo tem para resolver? É urgente?
  • Qual o valor do seu investimento?

 

Podemos dizer que a tomada de decisão vai depender muito da situação e do histórico do seu negócio. É preciso que você analise todo o cenário da sua empresa, por isso visite os setores e observe as queixas, solicitações das equipes e os problemas mais recorrentes.

Vai por mim, estes pontos irão direcionar a sua escolha.

A tecnologia tem papel fundamental quando se trata de gestão de negócios. Através do uso desta ferramenta, você pode ter:

Melhoria nos processos

A pessoa responsável pela gestão recebe as informações em tempo real, o que permite maior assertividade no tempo de resposta dos acontecimentos externos, visibilidade e controle dos processos, por exemplo.

Tudo isso contribui para a melhora dos procedimentos internos, o que irá afetar todo o seu negócio de maneira positiva, inclusive o seu produto final.

Mais agilidade na operação

O uso do software contribui com a padronização dos processos, o que reduz redundâncias e, consequentemente, permite que o acesso aos dados seja realizado de maneira muito mais rápida e efetiva.

Dessa forma, sua equipe reduz o tempo gasto com atividades manuais, pois contará com ferramentas que irão otimizar essas demandas.

Redução de custos

A tecnologia é uma excelente solução para otimizar tempo, estabelecer um padrão e aumentar a produtividade de sua equipe.

Além de ampliar a eficiência dos seus colaboradores, reduz significativamente as falhas e os retrabalhos, de forma que proporciona uma gestão eficiente e segura, independentemente da área ou do tamanho do seu negócio.

Não se esqueça de pensar também no futuro. Estabelecer metas e objetivos que você espera atingir ou aonde quer chegar com o software em questão.

Todas essas questões são necessárias para te direcionar à melhor opção. Tendo as respostas em mãos, é hora de avaliar se você deve comprar ou desenvolver um software, considerando o que mais faz sentido para sua organização.

Você também vai gostar muito deste artigo: Como montar um business case para justificar investimentos em tecnologia

Quando desenvolver um software é a melhor opção?

O desenvolvimento de um software é indicado para quem tem pouca flexibilidade e processos muito bem definidos. Normalmente, isso gera um custo mais elevado e um tempo de execução maior, pois tudo ainda precisa ser desenvolvido.

A parte boa de desenvolver é que você terá a certeza de que ele irá atender todas as suas necessidades, pois foi feito de maneira personalizada para seu negócio.

Ainda assim, é importante ressaltar que, ao desenvolver um software, terá que lidar com algumas situações, como por exemplo, ter uma equipe dedicada à criação da ferramenta.

O desenvolvimento de uma boa solução pede equipes totalmente imersas e inseridas de ponta a ponta no processo, ou seja, estudo, entrevistas, protótipos, testes e, em alguns casos em que a equipe é mais enxuta, a imersão desses profissionais pode acabar deixando alguma ponta solta no processo.

Isso pode contribuir com atrasos, retrabalhos e até mesmo brechas na infraestrutura.

Em outras palavras, para desenvolver um sistema de gestão da sua empresa, será necessário contratar ou remanejar colaboradores para formar uma equipe exclusiva de desenvolvedores ou profissionais de TI.

Fora isso, essas pessoas não conseguirão participar de outros processos internos do negócio, pois estarão focadas em criar a tecnologia personalizada.

Além de estarem compenetrados na evolução do software, os profissionais terão que acompanhar as tendências futuras e as boas práticas de mercado.

Como o desenvolvimento é um processo lento e demanda uma fase de testes intensos, é possível que no meio do caminho novas tendências surjam e a ferramenta terá que ser atualizada antes mesmo de ser implantada.

Com todas estas questões, como a contratação de novos funcionários, custos altos com o próprio desenvolvimento e fases de testes, o investimento está aumentando. O tempo de entrega da solução e o orçamento precisam estar alinhados com estes dois pontos.

E quanto a comprar um software, quando vale a pena?

 A compra de um software é adequada para organizações que possuem urgência e flexibilidade nos processos.

Ou seja, o tempo e o esforço que seriam gastos correndo atrás de investimento, mapeando problemas e arquitetando ideias são otimizados contratando uma solução pronta.

Em outras palavras, você troca horas quebrando a cabeça por horas focando naquilo que é mais estratégico para a operação.

Quando você utiliza uma solução que já está pronta e consolidada, ela vem com uma bagagem de mercado, e seus desenvolvedores estão atentos às evoluções e atualizações necessárias, tanto em relação a tecnologia, como em novas funcionalidades.

Por isso, consegue acompanhar a velocidade que a operação da sua empresa exige, proporcionando cada vez mais benefícios ao seu negócio.

Além disso, possui um ótimo custo-benefício e, como foi dito anteriormente, o processo de implantação é mais rápido, na maioria das vezes.

Comprar ou desenvolver um software, qual a melhor opção?

Com todas essas questões levantadas, ainda está com dúvida? Bem, ambas as estratégias trarão resultados significativos para a companhia como um todo.

No entanto, é importante dizer que delegar sua operação para a tecnologia, deixando na mão de especialistas que estão sempre atentos para ouvir as inovações e necessidades do mercado, é uma escolha que irá:

  • Exigir pouco tempo de treinamento da equipe;
  • Facilitar a jornada de implementação;
  • Trazer resultados em um período curto de tempo;
  • Garantir tranquilidade.

 

Portanto, antes de comprar ou desenvolver um softwareavalie os cases de sucesso de uma companhia com cenário ou necessidade parecidos com o seu.

Isso porque ter um parceiro que presta um bom atendimento irá gerar uma aliança de confiança para que possam evoluir juntos com seus processos.

Os depoimentos são uma excelente prova de que o fornecedor cumpre o que promete. Como é o caso do GGP, um cliente muito querido, dá só uma olhada.

“A Midas chegou para ajudar em todos os sentidos. O atendimento sempre atento enaltece o relacionamento bacana que estamos construindo juntos. Independentemente da distância (física) entre a Midas e o GGP, nos vimos atendidos pela riqueza da solução e pelo tempo de resposta, optando por contratar a solução.”

Você confere essa história de sucesso completa clicando aqui.

Espero que este conteúdo tenha sido útil para esclarecer todas as suas dúvidas.

Até a próxima! 😊

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .