O papel estratégico de soluções fiscais no CSC 
03/05/2022

O papel estratégico de soluções fiscais no CSC 

O papel estratégico de soluções fiscais no CSC 

Hoje, começo com números bastante expressivos, Mestre Jedi: 80% dos Centros de Serviços Compartilhados (CSC) que implementaram a automação de processos tiveram uma economia de até 20%. 

É o que revela a Pesquisa Global de Serviços Compartilhados.

Se o futuro já parecia promissor para as companhias que implementaram um CSC para unificar seus processos, imagina para aquelas que escolheram automatizá-los. 

Isso é possível, porque o automatismo atua como potencializador de desempenhos e expansor de resultados.

Se, assim como os participantes da pesquisa, você deseja maximizar a performance do seu CSC, continue comigo! 

Um recap sobre o que é um Centro de Serviços Compartilhados (CSC)

Em linhas gerais, um CSC une as várias funções de apoio e serviços de uma companhia no mesmo lugar: financeiro, contas a pagar, tributário, recursos humanos, logística, fiscal, entre outros. 

Desse modo, os CSC englobam uma empresa e suas tarefas repetitivas, de ponta a ponta. 

Ao contrário do que se imagina, o conceito não é tão novo assim. Na década de 70 já era possível ver a metodologia sendo aplicada. 

Os Centros de Serviços Compartilhados começaram a marcar presença nas grandes multinacionais por volta de 1990, devido à influência norte-americana.

De lá pra cá, o modelo de negócio vem sendo adotado por empresas dos mais diversos segmentos e portes, se consolidando como uma escolha bastante útil para reduzir custos e garantir a eficiência nos processos que podem ser padronizados.

Podemos dizer que contribuir com a sinergia de diferentes setores é o objetivo principal de um CSC, principalmente para departamentos que não estão no mesmo espaço físico.

Para ficar um pouco mais claro, imagine uma companhia que tem diversas filiais ou que optou por descentralizar a operação, mantendo o financeiro numa cidade e a  produção e a logística em outra, por exemplo. 

É imprescindível manter uma comunicação unificada na execução de processos.

Dessa forma, um CSC fica responsável por apoiar o melhor gerenciamento de cada unidade, padronizar as entregas e atender com mais agilidade e segurança os prazos de pagamento. 

Isso acontece porque a metodologia se encarrega de fundir as informações por meio de uma comunicação eficiente. 

Vantagens de um Centro de Serviços Compartilhados 

Unificar o ecossistema das empresas em um único lugar traz benefícios mensuráveis. Listei os principais ganhos para você abaixo. São realmente incríveis, dá só uma olhada. 

Redução de custos

Não poderia começar com outra vantagem se não ela, a redução de custo, o que eu acredito que seja um objetivo comum de todas as corporações.

A centralização do processo evita desorganização e erros, e contribui com uma maior agilidade nas atividades diárias. 

As companhias que têm suas operações funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana não podem parar, e contar com um CSC pode ser a chave para potencializar ainda mais as demandas. 

Produtividade

Atividades padronizadas garantem previsibilidade. Assim, ao antever acontecimentos, você também mitiga riscos e direciona os esforços desnecessários com retrabalho para outras tarefas, aumentando, também, a velocidade operacional. 

Sinergia nas comunicações 

Como comentei anteriormente, a comunicação entre setores, filiais e franquias é impactada positivamente com a implementação de um CSC, garantindo um fluxo de trabalho fluido, harmonioso e sem ruídos.

Os principais desafios de um CSC manual

Sempre ressaltamos que, conforme uma organização cresce, o volume de informações, dados, responsabilidade e entregas aumenta também.

E quando uma área é essencialmente manual, acúmulo de tarefas, erros de digitação e digitalização, e falta de escalabilidade podem gerar insatisfação de clientes, prejuízos e até mesmo, danos no compliance

O departamento fiscal, por exemplo, é uma área que, por si só, é cheia de especificidade. 

Principalmente no Brasil, um país altamente burocrático, onde cada região tem sua própria carga tributária, tributos e taxas.

A ausência de um padrão unificado dificulta o trabalho dos times fiscais de CSC, que buscam incansavelmente uma maneira segura de reduzir a carga tributária, extinguir pagamentos em duplicidade e eliminar gaps no recolhimento dos impostos. 

Como soluções fiscais contornam esses problemas?

Antes de tudo, é importante compreender que, em um cenário cada vez mais competitivo e fast, a velocidade do CSC precisa acompanhar a velocidade do mercado. 

Isso porque a agilidade operacional e a redução de custos são os principais pilares para a competitividade e sobrevivência de negócios. 

É preciso entrar na onda da transformação digital e remar a favor dela! 

Elementar, meu caro Watson. Não dá mais para adiar e continuar insistindo na morosidade com processos manuais. 

A maturidade do processo pede o apoio da tecnologia para alavancar ainda mais o CSC.

Desse modo, aliar o CSC com a tecnologia gera um aumento significativo na relação com clientes e fornecedores, na escalabilidade e na redução de penalizações fiscais.

O mercado oferece várias opções de automação, inclusive, soluções fiscais que se encaixam também em um CSC e que:

Elevam os níveis de compliance

Ao extinguir cálculos e lançamentos manuais, você evita erros no recolhimento dos tributos ou no preenchimento de informações em um dos campos obrigatórios.

Você fica tranquila(o) em relação ao cumprimento de multas e pode dar adeus aos atritos com o Fisco.

Mantém os pagamentos em dia 

A automação permite um gerenciamento rápido e seguro, garantindo pontualidade no pagamento aos prestadores de serviço.

Agilidade na recepção e pagamento da NFS-e 

Se na sua empresa você lida com um grande volume de documentos fiscais e seus infinitos formatos, sabe que fazer o inbound fiscal manualmente, além de cansativo, exige um olho bem treinado. 

E por mais experiente e atenta que a pessoa responsável por essa tarefa possa ser, erros de digitação e deslizes com duplicidade podem acontecer. 

A automação processa e padroniza 100% dos documentos e elimina erros de conversão para ERP e sistemas fiscais. Com isso, o seu negócio consegue alcançar objetivos com mais velocidade e qualidade.

Ajuda você a focar no que é realmente estratégico

Com agilidade para dar e vender, os colaboradores envolvidos nos CSC têm mais tempo para focar no core business, no DNA da empresa. Ou seja, nas atividades realmente especiais, criativas e estratégicas. 

Para isso, é fundamental que a solução fiscal escolhida se encaixe na complexidade e no momento em que a empresa se encontra.

Totalmente integrado ao seu ERP, o ANI alavanca em 60% a eficiência do departamento fiscal.

Aliás, a solução vem acelerando e evoluindo os processos de mais de 200 cenários de negócios. Saiba como atingir esses resultados por aqui!  

Te vejo na semana que vem 🙂

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .