Solução Fiscal: 6 passos para escolher uma para 2022
03/12/2021

Solução Fiscal: 6 passos para escolher uma para 2022

Tão bom quanto começar o ano com o pé direito, é apostar em uma boa solução fiscal para alavancar a performance tax e ainda reduzir riscos e custos na sua rotina fiscal.

Sabemos que essa escolha não é fácil. Afinal, uma solução inadequada pode acarretar sérios prejuízos para toda a empresa.

É por isso que defendemos tanto a elaboração de um business case, que aliás, você já conferiu por aqui como montá-lo para justificar investimentos em tecnologia para os C-levels.

E para fortalecer ainda mais seus argumentos e ajudar a alta diretoria na tomada de decisão, elaboramos um checklist com os 6 principais pontos que você deve considerar para escolher uma solução fiscal.

1 – Quantos formatos de layout são atendidos pela solução?

Se você lida com alto volume de entrada de documentos fiscais e sofre com os diversos formatos das NFS-e recebidas, deve apostar em uma tecnologia que centralize e atenda a 100% da entrada dessas notas e isso o ANI faz como nenhuma outra solução fiscal!

Resumidamente, a ferramenta recebe qualquer tipo de documento emitido contra o seu CNPJ, avalia, corrige e padroniza as informações, convertendo num XML de padrão único.

Pronto para decodificar as NFS-e das 5.570 prefeituras brasileiras, o ANI permite que você saia do operacional e tenha tempo para atividades estratégicas dentro do negócio.

Os documentos são armazenados com segurança, reduzindo o risco de perda e gerando um aumento em 60% na eficiência do departamento fiscal.

 2 – A solução faz integração com sistemas ERP?

Existem muitas coisas que travam a nossa rotina e uma delas é não automatizar o recebimento fiscal dentro do seu ERP.

Quando você digita nota por nota, o processo se torna vulnerável a erros, e problemas como demora no lançamento de MIGO e MIRO, divergências entre pedido de compra e produto recebido e recolhimento de impostos não demoram para surgir.

Por outro lado, ao apostar numa ferramenta integrada ao SAP você gera verdadeiros ganhos de performance e compliance.

O ANI elimina erros de conversão automatizando a recepção de notas dentro do seu ERP.

A ferramenta faz uma validação fiscal inteligente para verificar a consistência de documentos, convertendo as notas não estruturadas em um XML de único padrão, o padrão Midas Solutions.

Assim, você para de sofrer com essas dores de cabeça, ganha tempo e ainda descomplica todo o processo fiscal.

3 – Ela é capaz de automatizar 100% do seu processo?

De fato, solicitar ao fornecedor o envio das notas por e-mail e monitorar as entradas de NFS-e são uns dos maiores contratempos na rotina fiscal de qualquer profissional.

Agora, imagine eliminar toda essa trabalheira robotizando 100% dos canais de recebimento: e-mail, SEFAZ, prefeitura e portal de upload, evitando o risco de perdas e o volume da papelada.

Assim, processos que levavam dias para serem concluídos, agora são feitos num ciclo de poucos segundos, com segurança e agilidade, deixando tudo pronto para o SPED.

4 – A solução fiscal garante total controle dos XML?

Quando a organização fiscal não vai bem, a auditoria se torna uma grande dor de cabeça, e sabemos que o Fisco é muito rigoroso quando há ausência de arquivos XML na base.

Além de assegurar o acesso a todos os documentos fiscais emitidos contra o seu CNPJ, o ANI recupera os XML não recebidos ou faltantes na base fiscal.

Com alguns cliques você encontra arquivos XML de qualquer período e pode acessá-los de onde estiver, 24 horas por dia, 7 dias por semana, eliminando o risco de ser pego de surpresa pelo Fisco.

5 – A solução é fácil e intuitiva?

É fundamental escolher uma tecnologia com interface simples de operar. Nesse sentido, o ANI é uma solução fiscal perfeita para empresas que buscam ferramentas fáceis de usar.

De maneira geral, a adaptação a um software não ocorre do dia para noite, no entanto, priorizar fornecedores que sejam práticos, acolhedores e transparentes fará toda diferença no processo.

6 – Analise os cases de sucesso da empresa

De fato, avaliar um bom case de sucesso fará toda a diferença na sua tomada de decisão.

Isso porque analisar a jornada de companhias com cenário ou problema parecido com o seu é uma das maneiras mais rápidas de confirmar os resultados alcançados através da solução fiscal.

Afinal, relatos e depoimentos funcionam como provas reais de que o fornecedor cumpre o que oferece.

Como é o caso dos cases de sucesso do GGP e da Log-In, nos quais a inteligência do ANI acelerou a recepção de documentos fiscais, possibilitando uma redução dos ciclos fiscais de dias para minutos.

De forma simples e detalhada, explicamos os desafios na rotina fiscal dos clientes, como mapeamos as estratégias e os resultados que geramos no nosso blog.

Se você busca a solução fiscal ideal para a sua empresa, confira como o ANI pode contribuir para sua rotina:

  • Captura, recebe, seleciona e decodifica qualquer tipo de documento
  • Transforma as NFS-e de diversos layouts em um único formato de XML
  • Automatiza a entrada de milhares de documentos
  • Garante assertividade das informações da maneira mais segura
  • Simplifica a escrituração financeira e fiscal
  • Possibilita um gerenciamento completo de XML
  • Mantém o fluxo de trabalho fluido e os pagamentos em dia
  • Eleva a segurança no compliance fiscal

 

O que me diz? Vamos alavancar seu recebimento fiscal? Se for o momento, peça uma demonstração gratuita do ANI!

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