Background check: entenda a importância dessa análise   
07/02/2022

Background check: entenda a importância dessa análise   

Se fechar negócios no escuro não é a sua praia, então o background check é o procedimento ideal para você!

Na verdade, essa análise é essencial para todos os processos de entrada de novos fornecedores, clientes e colaboradores.

O motivo? Primeiramente ele é um excelente mitigador de riscos em transações comerciais.

Segundo, ele é um facilitador para tomada de decisões estratégicas e em terceiro… bem você descobre no decorrer do texto.

Boa leitura!

O que é background check?

Antes de apresentar o terceiro motivo, deixa eu te explicar o que é background check, tudo bem?

Podemos dizer que o termo, também chamado de verificação de antecedentes, é um complemento à homologação e qualificação de parceiros.

Sua aplicação permite entender o risco de uma negociação entre pessoas e empresas para uma tomada de decisão rápida e assertiva.

Basicamente, essa análise reúne o maior número de informações sobre um CNPJ ou CPF, entregando um panorama completo sobre o comportamento e o histórico daquela pessoa física ou jurídica que deseja trabalhar com você.

Adotar um processo de background check significa reconhecer e interpretar as possíveis ameaças que seus potenciais colaboradores, clientes e fornecedores representam para sua companhia.

Já deu pra perceber que essa é uma daquelas etapas de extrema importância para o sucesso de qualquer operação, certo?

Quais os riscos de não fazer a verificação de antecedentes?

Infelizmente, algumas empresas escolhem erroneamente não fazer o background check durante os processos de negociação.

Com isso, as tentativas de fraudes, golpes, corrupção e crimes cibernéticos aumentam, impactando drasticamente a sustentabilidade do negócio.

Para se ter uma ideia, os brasileiros sofrem uma tentativa de fraude a cada 8 segundos. Assustador, concorda?

Enquanto um fornecedor alinhado com a postura ética da sua companhia aumenta a competitividade de mercado, preserva o compliance e impulsiona a eficiência operacional, um fornecedor crítico pode acarretar:

  • Dificuldade de sobrevivência da empresa no mercado
  • Desconfiança dos clientes
  • Não-conformidade com a qualidade da cadeia produtiva
  • Transtornos internos por devoluções excessivas
  • Dano reputacional
  • Abalo no compliance
  • Conflito de interesses
  • Riscos de penalidades e ações judiciais

Uma coisa é certeza, Mestre Jedi: o atraso nas entregas é o menor dos problemas que um parceiro ruim pode trazer à sua organização.

Background check e compliance

Manter-se em compliance dentro de um cenário tão competitivo como o mundo dos negócios irá ajudar a manter sua empresa resguardada de autuações, detectar e combater desvios, fraudes e corrupções.

E é exatamente aí que o background check e o compliance se encontram!

Afinal, o background fornece informações de pessoas físicas e jurídicas de maneira segura, garantindo proteção à sua empresa, patrimônio e, claro, aos processos de compliance.

Inclusive, você encontra conteúdos incríveis sobre conformidade e gestão de riscos aqui no blog. Acesse-os abaixo na sequência desta nossa leitura:

Compliance fiscal: seu guia definitivo para evitar riscos  e Lei SOx e sua importância para o compliance

É importante dizer que apesar de fazer parte do processo de compliance, o background check envolve várias áreas como recursos humanos, financeiro e jurídico.

Quais os tipos de background check?

De maneira geral, é possível fazê-lo em qualquer relação que envolva uma negociação estratégica. Dá só uma olhada:

Background check de Pessoa Física

Esse tipo de análise é muito útil para processos de contratação, sendo essencial para profissionais do RH.

Afinal, grande parte do sucesso de uma empresa está ligado a contratações certeiras, sobretudo em cargos de liderança.

Assim, a verificação de antecedentes é muito útil para levantar informações indispensáveis para os seus processos internos e objetivos estratégicos.

Do mesmo modo, a situação cadastral de uma pessoa física é algo muito importante para abertura de contas bancárias, matrículas em universidades, compra ou financiamento de imóveis e emissão de passaporte.

Resumidamente, esse procedimento irá ajudar a avaliar se aquele cliente ou colaborador realmente é quem diz ser.

Aliás, um background check minucioso também facilita as rotinas de marketing e onboarding de clientes, podendo ser feito várias vezes ao longo de uma parceria.

Background check de Pessoa Jurídica

No caso das relações com PJs, o background check é muito utilizado para facilitar a seleção, validação e qualificação de fornecedores e profissionais.

O objetivo da verificação é entender o risco da contratação e verificar se os valores éticos entre as empresas estão em sintonia.

Inclusive, é possível compreender se aquele CNPJ atende às principais certificações, a existência de processos judiciais, trabalho análogo à escravidão e indícios de irresponsabilidade socioambiental.

E por que isso é importante?

Bem, vamos supor que você tenha uma empresa de serviços de táxi e ao fazer um background check de um potencial parceiro você percebe que ele tem um processo por assédio sexual.

Logo, a segurança de firmar uma parceria nessas condições é colocada em xeque.

Afinal de contas, em alguns casos sua empresa pode ser tornar corresponsável pelas ações irregulares de fornecedores.

Vale lembrar que assim como na análise de pessoa física, o background de pessoa jurídica pode ser feito durante todo o ciclo de parceria e não apenas na contratação.

Por onde começar?

Antes de tudo, cada empresa tem uma régua para tomada de decisão, afinal, o que serve para uma companhia pode não servir para outra.

Por isso, background check não se trata apenas de levantar qualquer informação sem nenhum critério. Mas sim, filtrar e coletar o que é mais relevante para você de acordo com  as particularidades da sua empresa.

Para isso, é importante conhecer a cultura e o posicionamento da sua organização. Assim, você poderá estabelecer regras de negócio e padrões que devem ser atendidos pela cadeia de fornecimento.

Com esses critérios bem-definidos, ficará mais fácil identificar quais informações são necessárias para o cadastro de parceiros. Por exemplo: quais certificações são fundamentais? Qual a disponibilidade de recurso ideal?

No caso de colaboradores e clientes é interessante avaliar a situação do CPF na Receita Federal, movimentações financeiras, participação e o cargo ocupado no quadro societário de outras empresas.

Tudo isso é fundamental para evitar conflito de interesses!

Você encontra algumas dessas informações na internet, como no site da Receita Federal, Polícia Federal ou Sintegra, por exemplo.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR: Conflito de interesses: o que é e como evitar essa situação?

Como trazer mais segurança e agilidade ao processo?

Vale destacar que quanto mais atualizada e confiável for a sua base de dados, mais rápida e assertiva será a sua tomada de decisão.

No entanto, quando feito manualmente, o background check demanda tempo e mobilização de toda equipe e, apesar disso, esses esforços não garantem precisão e segurança ao procedimento.

Imagine cruzar informações e interpretar um grande volume de dados de CNPJ e CPF, um por um. Bem-desgastante não é mesmo?

Uma hora ou outra alguma informação pode passar despercebida, causando complicações na entrada de novos clientes, fornecedores e colaboradores.

A boa notícia é que dá para analisar parceiros de negócios com mais agilidade e assertividade com o uso da tecnologia, que permite uma validação automática dos dados!

O serviço faz uma busca minuciosa em fontes públicas e privadas para estruturar as informações e qualificar aquela empresa ou pessoa.

A tecnologia:

  • Analisa e mapeia os riscos de suas parcerias com eficiência
  • Otimiza o tempo da equipe, que pode ser aproveitado em tarefas estratégicas
  • Reduz a interação humana e, consequentemente, erros manuais
  • Coloca um ponto final nos custos desnecessários com refações
  • Padroniza os fluxos de trabalho
  • Garante escalabilidade nos processos
  • Permite monitoramento contínuo

A automação não só garante informações inteligentes e seguras nas transações comerciais como também simplifica o cadastramento de CNPJ e CPF.

Gostou? Então compartilhe este conteúdo com aquela pessoa da sua equipe que assim como você também foge de parcerias críticas!

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .