Reforma Tributária: como os cadastros serão fundamentais para manter sua empresa regular
22/05/2025

Reforma Tributária: como os cadastros serão fundamentais para manter sua empresa regular

Se você é da área de tax em alguma empresa, e surge o assunto Reforma Tributária, vem a preocupação e várias perguntas. Uma delas é entender como a organização deverá se adequar as novas regras e conviver por alguns anos com os dois sistemas de tributação vigentes. 

E tudo isso começará pelo cadastro; afinal serão os dados dos prestadores e fornecedores que vão guiar a aplicação correta de impostos, sendo assim, a partir daqui já entendemos que o saneamento, monitoramento e a gestão de dados para os processos de compras são essenciais. 

Entender como tudo isso funcionará e se preparar para esse futuro que está bem próximo é essencial. 

Por isso, neste texto, vamos mostrar pontos importantes que a Reforma Tributária irá trazer e como é possível ficar com o cadastro saneado de forma segura, onde tomadores e prestadores possam mitigar riscos como fraudes e multas.  

A Reforma Tributária em si 

Vale sempre lembrar o que é o assunto e como funcionará a transição. A Reforma Tributária é uma emenda constitucional, aprovada em 2023 e até o momento está em regulamentação.  

Basicamente ela pretende, a partir de 2033, unificar cinco tributos: ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins — em uma cobrança única, que será dividida entre os níveis federal (Contribuição sobre Bens e Serviços – CBS) e estadual e ou municipal (Imposto sobre Bens e Serviços – IBS). 

Dessa forma, passamos de um sistema em cascata, para o IVA (Imposto sobre Valor Agregado). 

A solução da Midas para cadastros, assim como, todas as nossas ferramentas já estão preparadas para essa mudança, que de certa forma irá afetar as relações das empresas. Aquelas que ainda não praticam o saneamento de dados, correm riscos. 

A Reforma Tributária e o Saneamento de Cadastros 

Em um levantamento feito avaliando a base de fornecedores dos nossos clientes, identificamos que 14% dos dados de cadastros desses parceiros, sofrem alguma alteração a cada 30 dias. Uma movimentação expressiva, já que clientes podem se desenquadrar do que é necessário, impedindo que até recolhimento de tributos sejam afetados. 

Trazendo a realidade da reforma, na nova lógica tributária que virá com ela, o CBS e IBS serão calculados e creditados com base em informações corretas de CNPJ, CNAE, regime tributário, município de incidência etc. 

Ou seja, dados divergentes podem acarretar não aproveitamento de créditos tributários, notas denegadas e ou com alíquota incorreta.  

A solução para que isso não aconteça é contar com uma automação que mitigue riscos e faça a validação de parceiros, fornecedores e prestadores de serviços. Por meio dela é feita a verificação de dados em fontes públicas e privadas. 

Assim é realizada uma validação minuciosa, para que todos os dados estejam validados antes da prestação de serviço e dessa forma reduzir a possibilidade de algum problema. 

A nova estrutura tributária exige controle dinâmico e rastreável 

Como falamos anteriormente, dentre as mais de 70 fontes monitoradas pela Midas, os registros têm uma média de alteração de algum dado em até 30 dias. 

Na prática, pensando em uma realidade comum das empresas onde o saneamento de dados é realizado de forma manual, um cadastro “certo” hoje pode estar incorreto ou inválido na semana que vem – ou até mesmo “amanhã”. 

A automação resolve isso, já que a consulta e validação podem acontecer periodicamente, as alterações como regime ou CNAE são lançadas para dentro do ERP e ou CRM e é possível gerar provas de consulta com documento padronizado em HTML e ou XML. 

Reduza riscos com uma ferramenta de automação 

Ao longo do texto apresentamos a Midas como uma ferramenta de automação, isso porque criamos soluções que contribuem para os processos de GRC de ponta a ponta, ou seja, do cadastro ao pagamento de fornecedores.  

Na gestão de cadastro fazemos o que, manualmente, é praticamente impossível. Dessa forma, automatizamos o saneamento e a padronização de cadastros de forma direta aos sistemas de gestão como ERPs e CRM. 

As consultas são realizadas em tempo real, assim como o monitoramento contínuo e bloqueios através de API integrada ao ERP com regras configuráveis, que apoiam a tomada de decisão. 

Vale ressaltar que a Reforma Tributária já começou, mas tudo sendo anunciado de forma muito rasa, com poucas definições e sem tantos detalhes para os gestores. Porém, os impactos na sua operação já podem ser sentidos— especialmente se sua base de cadastros não estiver estruturada, validada e monitorada. 

Com a Midas, você garante que sua empresa esteja em conformidade com as exigências fiscais, evita riscos reputacionais, fraudes e perdas financeiras, e ainda ganha eficiência operacional com automação de ponta a ponta. 

Se a base do novo sistema tributário começa pelo cadastro, comece com quem é referência no assunto. Fale com nossos especialistas e descubra como a Midas pode transformar a gestão de risco e compliance da sua empresa.