Antifraude: O que é e por que adotar na sua empresa?
02/05/2023

Antifraude: O que é e por que adotar na sua empresa?

Nos últimos anos, com o ‘boom’ da tecnologia, pudemos perceber que o universo online exige diversos cuidados antifraude, principalmente quando falamos sobre dados.

De acordo com um estudo recente, em 2021 o Brasil registrou um aumento de 23% no número de ciberataques. A média era de uma tentativa de fraude a cada sete segundos.

Tendo este cenário como pano de fundo, fica evidente o quanto precisamos estar preparados para evitar e reduz prejuízos.

E esse é um dos principais desafios enfrentados pelas empresas de diferentes segmentos do mercado, que buscam garantir a proteção e veracidade dos dados de seus clientes e parceiros.

O equilíbrio entre a proteção e a experiência do consumidor são a chave para manter a segurança e o sucesso de negócio.

Por isso, neste conteúdo vamos te ajudar a entender sobre estratégias antifraudes e evidenciar alguns dos ataques comuns atualmente.

O que são as estratégias e sistemas antifraude

As estratégias antifraude são um conjunto de funcionalidades e soluções que são aplicadas aos processos online, com o objetivo de aumentar a proteção contra golpes e tentativas fraudulentas.

Este processo costuma ser rotineiro nas organizações e geralmente fica sob a responsabilidade do time de Segurança da Informação. Entretanto, as ações se estendem a todos os funcionários, que devem cumprir algumas regras específicas.

Já quando falamos de e-commerce e marketplaces, grande parte das estratégias de proteção estão aplicadas nas etapas de cadastro de clientes e finalizações de compras.

Os sistemas responsáveis por garantir a segurança utilizam a inteligência artificial para impedir que os ataques aconteçam, evitando que hackers consigam acessar e vazar as informações armazenadas.

Com as estratégias definidas, as empresas podem se proteger contra os ataques maliciosos através de procedimentos como:

  • Elaboração de uma Política Antifraude efetiva;
  • Criação de um código de ética e conduta;
  • Definição de um plano para Gestão de Riscos e Fraudes;
  • Implementação canais de comunicação e denúncia sobre os novos sinais de alerta e indicadores de fraude;

Benefícios de adotar estratégias de proteção contra fraudes cibernéticas

Antes de falarmos sobre qualquer benefício desse processo, é importante concordarmos que, para garantir o sucesso da companhia, a premissa básica deve ser o cuidado com clientes. Certo?

Afinal, elo mais fraco em uma situação de golpe, fraude, ou vazamento de dados, é sempre o cliente da sua empresa.

Pensando nisso, quanto mais medidas de segurança forem desenvolvidas pela sua empresa, maior será a satisfação do cliente.

Além disso, com a implementação de soluções antifraude, até seus fornecedores e parceiros ficam protegidos, já que a função do pacote de segurança é impedir o acesso a qualquer dado que esteja armazenado em seu negócio.

Seguindo por este caminho, a confiança do mercado diante da imagem do seu negócio tende a aumentar, podendo trazer até mesmo novos investidores, beneficiando a empresa como um todo.

Sem contar que o investimento em sistemas antifraude com certeza é muito mais barato do que um possível prejuízo de golpes financeiros, ou multas por vazamento de informações sigilosas.

E você também pode sentir a “economia” nos processos do dia a dia, principalmente no tempo de execução das atividades, já que muitas verificações serão automatizadas.

Essa otimização pode acontecer durante o recebimento dos documentos fiscais, cadastro e validação de fornecedores e parceiros, e até mesmo na comunicação com terceiros.

Leia também: Due Diligence – guia definitivo para aplicar o processo e evitar riscos

4 tipos de fraudes comuns hoje em dia

Uma coisa é certa, os movimentos tecnológicos tendem a aumentar cada vez mais daqui pra frente. E, em consequência disso, as tentativas de golpes de hackers também podem seguir a mesma tendência, infelizmente.

Por isso, é importante conhecer os tipos de fraudes aplicados atualmente, para entender as melhores formas de prevenção, de acordo com o seu negócio.

Fraude amigável – Esse é o caso em que algum amigo, familiar ou pessoa próxima tem acesso aos dados bancários da vítima e realiza compras sem autorização. Geralmente nessas situações, o portador da conta solicita o estorno e/ou bloqueio do cartão antes mesmo de saber quem cometeu o crime. Em algumas vezes o prejuízo pode ser revertido, mas nem sempre a sorte está ao lado de quem sofreu o golpe. Por isso, é sempre importante preservar suas senhas e não compartilhar com outras pessoas.

Phishing – Os ataques de phishing são praticados através de e-mails que parecem ser de fontes confiáveis, mas que têm o objetivo de ganhar acesso a informações pessoais do usuário, ou influenciá-los a realizar alguma ação. Esses e-mails comumente têm arquivos anexos, ou links, que carregam malwares.

Malwares – São softwares maliciosos, também chamados de softwares indesejados, que são instalados nos sistemas da vítima sem consentimento. É uma espécie de vírus que se anexa a um código legitimo e se propaga, podendo se esconder em aplicações úteis e se replicar através da internet. Um dos tipos mais comuns de malware são os ransomwares.

Ransomware – Mais conhecido como “vírus de sequestro de dados”, o Ransomware é uma espécie de ciberataque que utiliza diferentes técnicas para instalar um malware dentro dos sistemas de uma empresa. O intuito é comprometer, roubar e criptografar arquivos importantes, tornando-os inacessíveis. Geralmente, quando os hackers conseguem invadir sistemas através de ransomwares, exigem uma grande quantia em dinheiro, com a promessa de descriptografar os dados e devolve-los aos domínios da empresa. Porém, essa é uma promessa falsa, e caso efetue o pagamento, as organizações tendem a ter prejuízos dobrados, já que também sofrerão punições por ter os dados vazados.

Um estudo recente realizado pela IBM revelou que as empresas do varejo foram as mais atacadas no Brasil em 2021. Cerca de 15% dos ataques de ransomware do país foram desse segmento.

As possibilidades de atuação dos criminosos online aumentam a cada dia, o que torna necessário um reforço na segurança das informações e dos acessos aos aplicativos por parte das empresas.

Como escolher a melhor solução antifraude para o seu negócio

Estratégias e soluções antifraude são capazes de evitar que ações maliciosas e prejudiciais atinjam o seu negócio através do ciberataque, ou qualquer outro canal de entrada.

Por meio de estratégias combinadas, esses sistemas proporcionam um bom nível de prevenção à fraude para diferentes setores e aplicações.

Mas você sabe quais são as soluções existentes no mercado, ou ainda, quais combinam mais com o cenário da sua empresa? Veja algumas estratégias possíveis de adotar e como elas agem na proteção.

Métodos de autenticação de usuários

A autenticação de usuários é uma medida que tem como premissa fundamental a garantia de que um cadastro seja realizado de forma segura, certificando que os dados incluídos realmente correspondem à pessoa que foi cadastrada.

Esse recurso pode ser aplicado para o registro de novos clientes ou parceiros de uma empresa, para o processo de vendas online, ou quaisquer cadastros realizados em diferentes sistemas.

As formas de autenticação podem acontecer de acordo com o conhecimento do usuário, ou seja, através de informações que apenas aquele indivíduo saiba.

Outra possibilidade é a autenticação de prédios e propriedades, realizada por algum dispositivo pré-cadastrado pelo usuário (celulares e computadores, por exemplo), que podem ser ativados ou desativados através de senhas e códigos.

E, por fim, também é possível utilizar alguma característica física do usuário, como biometria digital, reconhecimento facial, reconhecimento de voz, etc.

Verificação de documentos

Essa análise tem o objetivo de trazer agilidade e segurança para as empresas na hora de lidar, principalmente, com os documentos fiscais recebidos de fornecedores e prestadores de serviços.

Hoje o mercado oferece diferentes soluções que automatizam e centralizam o recebimento dos arquivos, trazendo agilidade nas análises e garantindo segurança na manipulação e armazenamento daquele documento.

Algumas ferramentas oferecem o serviço de processamento do documento, geralmente responsável por identificar inconsistências da nota, comparando com informações do emitente.

Outras, também decodificam o arquivo recebido (geralmente um PDF, imagem ou link), com o objetivo de extrair todas as informações e organiza-las em formato XML. O que facilita a inserção do documento nos respectivos sistemas de gestão.

Esses e outros recursos são responsáveis por garantir que as empresas não precisem lidar com a dor de cabeça das notas denegadas, por exemplo. Além, é claro, de evitar que ocorra o pagamento indevido de documentos fraudulentos.

Validação de dados por Background Check

Uma solução que faça background check é essencial para a validação de identidade de usuários, colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços.

Este recurso é uma forma automatizada de conferir as informações dos parceiros em instituições reguladoras, como a Receita Federal.

E essas verificações precisam ser realizadas em diferentes circunstâncias, como, por exemplo, na hora de cadastrar um novo cliente no sistema, de contratar um novo colaborador, ou, ainda, quando é preciso encontrar um bom prestador de serviços.

São inúmeros processos que precisam dessas checagens, consequentemente, a tarefa de pesquisar cada registro de forma manual é muito cansativa, além de ser improdutiva e trazer os riscos de obter dados incorretos.

Quando se utiliza uma ferramenta que automatiza essas validações, o fluxo de operações da empresa tende ser mais efetivo, não só por conta da economia de tempo, mas porque a qualidade das informações é mais assertiva.

Por exemplo, antes de fechar uma nova parceria de negócio, é possível checar a situação cadastral, tributária e trabalhista daquele CNPJ. Além de também analisar os vínculos relacionados àquela empresa e os riscos que apresentam.

Isso garante que você não assuma contratos com alguém que tenham pendências fiscais ou que possam prejudicar a sua reputação no mercado.

Você também pode gostar de ler: Background check – entenda a importância dessa análise   

 

A melhor forma de escolher soluções antifraude indicadas para a sua empresa, é entender, antes de mais nada, qual é o modelo do seu negócio e o que precisa ser protegido.

O próximo passo é buscar àquela que atenda suas expectativas e que, se possível, seja personalizável ou se adapte às suas necessidades.

No melhor dos cenários, as soluções poderão se integrar com os sistemas já utilizados na empresa. Assim, você garante que o gerenciamento dos processos seja efetivo e ágil.

Isso também facilita para que os riscos e atividades suspeitas sejam monitorados de perto e em tempo real, livrando seu negócio dos hackers, dos malwares, e do prejuízo que eles podem trazer.

Se este conteúdo te ajudou a entender mais sobre o assunto, aproveite para compartilhar com alguém que também precise deste conhecimento.

Nos vemos em breve! 👋

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