ESG: Como implementar a prática nos negócios?
11/08/2022

ESG: Como implementar a prática nos negócios?

É provável que você já tenha ouvido falar ou tenha uma ideia do que significa a sigla ESG, já que ela explodiu nos últimos anos e vem repercutindo cada vez mais no mundo dos negócios, com relação a boas práticas ambientais, sociais e de governança.

E isso se deu por conta da crescente que as pautas sociais, ambientais e anticorrupção tiveram nos últimos anos. No mundo empresarial não é diferente.

Esses temas estão atingindo e muito a forma de consumir das pessoas e, também, a maneira como os negócios B2B estão sendo firmados.

Logo, entender e investir nessas pautas é fundamental para agregar mais valor ao seu negócio, reduzir custos, atrair mais investidores e clientes e, óbvio, ajudar a construir um mundo melhor.

Se você quer mais informações sobre a relevância do ESG e deseja ter insights para implantar práticas dessa tendência em seu negócio, esse conteúdo é essencial.

Vamos ao que interessa. Boa leitura! 🤓

Recapitulando, o que é ESG?

Cada vez mais, o consumo consciente e as boas práticas estão sendo levados em consideração na hora de fechar ou não um negócio, e isso faz com que o ESG ganhe destaque no mercado.

Atualmente, a sigla é utilizada no mundo dos investimentos e serve como um critério que as pessoas e as empresas analisam para investir ou não em uma determinada companhia.

Se você quer saber mais detalhadamente sobre o conceito do ESG, tem um outro conteúdo em que falei sobre o assunto e vale a pena a leitura: O que é ESG e sua relevância para os negócios

Quais são as práticas de ESG?

E de Environmental

Está relacionada a ações vinculadas a sustentabilidade, preservação dos recursos naturais, não poluição do ar e da água, diminuição na emissão de gases poluentes como o dióxido de carbono etc.

Ou seja, tudo relacionado ao cuidado com o meio ambiente.

Essa letra também é bastante importante quando se trata da redução de custos com materiais que poderiam ser reaproveitados, de uma forma que evita ou diminui a chance de ter que designar uma certa quantia para a compra de novos.

Mas, relaxe! Não é preciso tomar grandes ações, muito pelo contrário. Iniciar por práticas simples é o mais indicado, como instalar postos de coleta seletiva para separar o lixo reciclável de todo o negócio.

Ou também investir em reservatórios que vão captar e armazenar a água da chuva. Essa ação possibilita que a água seja reaproveitada em atividades de limpeza ou para irrigar a área verde da sua companhia, por exemplo.

S de Social

Aqui, são atividades e atitudes direcionadas a boas práticas com a comunidade em que a companhia está inserida e também com seu público interno (seus colaboradores), analisando se é um negócio diverso com relação a gênero, raça e cultura.

A sigla também engloba a aderência aos direitos trabalhistas, experiência do consumidor e o posicionamento da empresa em causas beneficentes, por exemplo.

Entretanto, antes mesmo de adotar ações internas, é necessário entender o que seus colaboradores querem e esperam até mesmo do desenvolvimento profissional.

Portanto, investir em uma comunicação bilateral, em que, tanto a empresa pode dar feedbacks, quanto o trabalhador pode falar sobre suas percepções e insights, é extremamente importante e deve ser um dos primeiros passos.

Outra coisa… Sabe aquele material que sobra ou aqueles produtos que estão armazenados há algum tempo e não estão sendo úteis, mas ainda podem servir para uso? Separe para doação. Talvez o que não tem mais utilidade para você e seu negócio pode ter para o próximo.

G de Governance

Está associada às práticas de governança. Melhor dizendo, é aqui que se observa se a instituição é uma empresa transparente, justa, honesta, que possui responsabilidade fiscal, age de acordo com as leis vigentes etc.

Nessa etapa se olha a empresa como um todo somado às suas relações externas e internas, com fornecedores, clientes, colaboradores e sócios.

Sendo assim, é analisado o vínculo desde os sócios com os colaboradores, dos parceiros aos consumidores até, inclusive, com o próprio governo.

Aqui também entra a equidade, que inclusive é um dos princípios da governança corporativa. Indo direto ao ponto, a equidade diz respeito a tratar as pessoas de acordo com suas necessidades, não de forma geral.

Um outro alicerce da governança é a prestação de contas, que objetiva que as partes envolvidas numa ação assumam a consequência dos atos como fraudes, desvios, corrupção e atitudes de não conformidade.

Aqui, no blog, você encontra conteúdo riquíssimo sobre o assunto. Vale muito a pena ler para aprofundar seus conhecimentos: Os quatro princípios da governança corporativa

O que uma empresa precisa fazer para ser ESG?

Para ser ESG, a organização precisa cumprir todos os requisitos das três áreas de maneira eficiente e não deixar nenhuma de lado.

Apesar de ser dividida em três assuntos, o ESG é eficiente quando as letras trabalham juntas. Uma parte pode até se destacar entre as demais, porém é preciso que a empresa esteja em constância com todas.

Até porque, não faz muito sentido um negócio focar em projetos sociais e ações ambientais, se não pagar os tributos corretamente, ou fomentar alianças com parceiros desalinhados com as leis trabalhistas e de segurança de dados.

Agir dessa forma só vai prejudicar a imagem da companhia e, ainda, não é uma estratégia que pode ser utilizada como uma vantagem competitiva perante as organizações concorrentes.

Por que vale a pena investir em práticas ESG?

Além de a sigla englobar realizações que possibilitam uma série de vantagens para o planeta, assim como para as relações entre as pessoas, o ESG carrega consigo muitos outros benefícios que comprovam a importância do investimento nesses três pilares.

Pensando nisso, trouxe alguns dados que comprovam a relevância de abrir espaço para ontem nas reuniões com C-Levels, parceiros e colaboradores para discutir sobre as práticas.

Dados de relevância do ESG aplicado às empresas.

Além do mais, um estudo da McKinsey & Company evidencia que as instituições que possuem diversidade de gênero, étnica e cultural em sua equipe executiva têm até 25% mais chance de ter lucratividade acima da média do mercado.

Ter uma equipe que é recheada de vários tipos de pessoas é essencial para que a sua companhia tenha mais inovação e diferentes tipos de solução, pois é mais de um jeito de agir e pensar, que foge de uma determinada bolha.

Fora isso, comportar-se seguindo os princípios do ESG é fundamental para a reputação do seu negócio, pois age de acordo com o que o mercado e os consumidores desejam e estão procurando.

Além disso, ajuda a reduzir gastos com materiais que poderiam ser reaproveitados, ampliando a confiança de investidores e clientes, porque demonstra ser uma instituição séria e que enxerga além dos próprios interesses.

Isso sem falar na diminuição dos riscos de firmar parcerias críticas, que podem manchar a imagem que sua corporação levou anos para construir. E também evita surpresas com multas e prejuízos, que são desagradáveis.

Quais empresas se destacam nas iniciativas?

Se você quer se espelhar em grandes casos de sucesso que seguem à risca o ESG, basta olhar para a Natura, marca brasileira.

Segundo uma pesquisa de 2022 da Walk The Talk by La Maison no Brasil, a companhia foi a empresa mais associada ao ESG, passou na frente até mesmo da Coca Cola, Petrobrás, P&G e Nestlé.

A NTCO possui um grande compromisso em colaborar com a Floresta Amazônica, um grande desempenho com a gestão de CO2, esforços em relação à diversidade, possuem 31% e 35% no Conselho e Diretoria, respectivamente.

Quais são as práticas para implementar o ESG no meu negócio?

Chegou a hora de colocar em prática.

Colabore através de ações sustentáveis

  • De antemão, procure utilizar materiais que são recicláveis na produção do seu produto final ou em alguma parte da cadeia produtiva, de forma que ajude na reutilização desses produtos.
  • Pense em embalagens que podem ser reutilizadas e adote alguma estratégia com base nisso para incentivar a devolução dos frascos e recipientes dos produtos após o uso.
  • Do mesmo ponto de vista, se você possui uma empresa ou departamento de logística, por exemplo, pode substituir a frota por veículos que são a gás ou elétricos, isso pode ajudar a contribuir com a redução da emissão de CO2.

Pensar em como utilizar fontes de energia limpas e renováveis pode também ser um caminho. Você já deve ter visto, ou talvez até tenha placas de energia fotovoltaica.

Que tal levar isso para o seu negócio? Assim, você aproveita a energia do sol e tem aquela redução de custos tão querida com a energia.

Não deixe de lado a parte social e humana

  • Ofereça incentivos para que o colaborador cuide da sua saúde mental, é essencial para que ele se sinta bem no ambiente de trabalho.
  • Ainda nesse aspecto, separe periodicamente um momento na rotina para que todos façam uma pausa e tenham algum profissional para conversarem sobre demandas psicológicas.
  • Seus colaboradores precisam ter acesso e suporte para falarem sobre situações que não estão tão legais no ambiente empresarial, como ter a quem recorrer no caso infeliz de um assédio.
  • Estabeleça metas e quantidade de profissionais de todos os gêneros, raças e culturas e faça a diversidade começar a ser uma realidade em seu negócio.
  • Além disso, sabe quando são desenvolvidas ações que buscam oferecer uma melhor satisfação ao cliente durante toda a jornada de compra? Pois bem, isso também pode ser uma tática de ESG.

Invista em ações que promovem a transparência

  • Colabore para que os seus gastos e lucros sejam transparentes perante toda equipe, principalmente os conselhos superiores. Todos merecem e precisam saber o que ocorre na empresa.
  • Da mesma forma, assegure que todos os contratos e parcerias que são firmados seguem à risca os mesmos valores da sua empresa e não deixe passar despercebidas informações importantes dos fornecedores, como se eles estão em dia com a legislação trabalhista ou fiscal.

 

Aliás, contar com dispositivos ou sistemas de prevenção de fraudes é um caminho para você estabelecer uma batalha e uma atenção redobrada contra corrupções.

Parece ser muito difícil, mas acredito que, com esses simples exemplos, sua cabeça já está cheia de ideias para implantar com sucesso o ESG.

As decisões e mudanças a serem tomadas com esse objetivo vão variar de acordo com a sua realidade financeira, seu segmento e também o contexto em que o seu negócio está inserido.

Não se preocupe em, de início, já dar passos grande e rápidos, o ESG é sinônimo de constância, é um modo de agir e uma cultura organizacional.

Lembre-se de que toda e qualquer mudança exige um período de adaptação. Depois, ela se torna rotina, e toda a equipe tira de letra.

A tecnologia tem papel decisivo no ESG

Para gerar impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, estabelecer diretrizes e normas que avaliem as relações internas e externas, você pode ter uma mãozinha da tecnologia e tornar esses processos mais simples.

Hoje, com tecnologias de automatização, muitas empresas deixam de usar papel quase que em 100% de sua operação, garantindo boas práticas de sustentabilidade e alavancando a economia da organização.

Isso sem falar no fortalecimento do compliance e concordância com as leis vigentes, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que são velhos conhecidos da tecnologia.

No que diz respeito à prestação de contas, a automação permite gerar relatórios de maneira mais rápida, precisa e segura, elevando o nível de transparência das informações e melhorando a relação com os stakeholders e investidores.

É importante dizer que tecnologias de governança são capazes de consultar indicadores ambientais, trabalhistas e econômicos de pessoas e empresas que desejam fazer negócio com você.

Basicamente, é possível saber se um potencial parceiro possui a postura adequada de acordo com o seu critério de avaliação. Dito de outra forma, você tem fácil acesso a todo um escopo de informações relevantes que irão te guiar antes de fechar qualquer negócio.

Além disso, Christie Bechara, consultora em sustentabilidade, afirma que a tecnologia contribui para o desenvolvimento sustentável, principalmente quando aliada a soluções inovadoras.

Com relação ao campo, por exemplo, Christie cita a importância do drones que podem detectar previamente focos de incêndio e queimadas.

Enquanto isso, a IA possibilita o reconhecimento facial, também é possível levar melhorias com o intuito de evitar acidentes, através de alarmes. Tudo isso agrega mais segurança para as relações.

Sob o mesmo ponto de vista, a inteligência artificial, machine learning, deep learning e cloud são grandes aliadas para que você acompanhe as iniciativas de ESG adotadas em outros negócios e consiga ajustar suas métricas para ter cada vez mais sucesso.

Espero que esse conteúdo te ajude a levar o ESG na sua instituição.

Aproveite e inicie uma conversa sobre o assunto com os seus colegas de trabalho, compartilhando o conteúdo no LinkedIn e em outras redes sociais.

Até mais! 😁

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .