Compliance fiscal na Black Friday: como garantir?
26/11/2021

Compliance fiscal na Black Friday: como garantir?

Como você já sabe, um dos períodos mais promissores para compras acabou de chegar. As promoções estão a todo vapor, as vantagens estão mais imperdíveis do que nunca, mas fica a dúvida, será que sua empresa está pronta para garantir o compliance fiscal na Black Friday?

Afinal, o número de vendas aumenta e, consequentemente, o volume de notas fiscais e a fiscalização.

Por isso, se você quer garantir o compliance fiscal da sua companhia e ainda se manter tranquilo perante o olhar exigente do Fisco, acompanhe a leitura.

Recapitulando, o que é compliance fiscal mesmo?

Você já aprendeu por aqui o que é compliance, mas vamos dar uma pincelada para refrescar sua memória, tudo bem?

Basicamente, manter-se em compliance fiscal é cumprir com todas as obrigações fiscais que uma companhia pode ter, ou seja, é estar em conformidade com a legislação.

Podemos dizer que se trata da adoção de uma postura ética diante de um cenário tributário exigente e altamente complexo, como o do Brasil.

O compliance é sustentado por meio de medidas preventivas, que além de garantir o respeito às leis, também evita e detecta desvios, fraudes e corrupções.

Aliás, publicamos um guia definitivo com dicas de implementação práticas e atualizadas para você garantir o compliance fiscal da sua empresa. Leia aqui!

Quais as vantagens do compliance fiscal?

Pensar em compliance fiscal é pensar em evitar imprevistos relacionados às obrigações fiscais, multas e penalidades.

Isso porque um compliance infalível te mantém à prova de autuações e reduz as chances de ser pego de surpresa pelo Fisco.

E ressaltando, estar em conformidade com a legislação é essencial para que sua organização esteja  resguardada de penalidades. Além disso, é possível:

  • Melhorar os processos internos
  • Reduzir a carga tributária
  • Eliminar as chances de dano reputacional
  • Diminuir riscos de perdas financeiras
  • Construir uma empresa ética e transparente não somente com o mercado, mas com a sociedade.

 

De toda forma, que o nosso modelo tributário é complexo, isso não se discute, mas uma coisa é certa: as obrigações fiscais precisam ser cumpridas e é exatamente aí que entra o compliance fiscal.

Mas, qual a importância do compliance na Black Friday?

Datas sazonais como a Black Friday, alavancam a performance das vendas, e com um fisco cada vez mais eficiente, um pequeno erro na apuração de impostos ou no preenchimento de notas fiscais pode transformar o período numa grande dor de cabeça.

Isso porque alto volume de entrada e saída de documentos fiscais, acaba gerando uma demanda muito grande para o setor fiscal, que muitas vezes depende de lançamentos manuais e não possui um padrão de recebimento de notas.

Cá entre nós, conciliar a movimentação do inbound de documentos nessa época do ano com o fluxo dos processos internos já existentes pode ser um tanto quanto desafiador.

Afinal, um pequeno erro de digitação, uma nota duplicada pode aumentar o risco de problemas tributários com a Receita Federal.
Nesse sentido, o dinamismo desse período pede um olhar ainda mais atento dos profissionais.

Se nem um gargalo passa despercebido pela fiscalização, a gestão de documentos deve ser segura, ágil e transparente, da entrada à escrituração da nota.

Perceba que o compliance deve ser um processo contínuo e constante, presente de ponta a ponta do ciclo fiscal.

LEITURA COMPLEMENTAR: Lei SOx e sua importância para o compliance

O compliance é para todas as empresas?

Bem, se no seu trabalho você lida com problemas como:

  • Divergências no recolhimento e apuração de impostos
  • Pagamentos de alíquotas indevidas
  • Informações confusas
  • Pressão de auditorias internas e externas
  • Perda de documentos

 

Certamente o compliance será um facilitador na sua rotina. Afinal, quando bem-definida, a política da conformidade auxilia a manter o fluxo de trabalho fluido e os pagamentos em dia.

É importante dizer que iniciativas que buscam tal conformidade devem estar incluídas no DNA das empresas. Esse controle precisa estar presente nos 365 dias do ano e não apenas no mês de novembro.

Portanto, nada de fazer vista grossa aos fechamentos que atrasam e às notas esquecidas de janeiro a outubro e torcer para que a cultura do compliance contagie a todos e que as coisas entrem nos eixos no mês seguinte!

Como garantir o compliance fiscal na Black Friday?

O entendimento e aplicação do compliance fiscal deve ser vivido por todos os colaboradores, membros da alta diretoria, gestão e stakeholders.

É preciso criar constância para não abrir brechas para o fisco. Assim, procure nutrir um conhecimento fiscal e ético dentro das suas operações.

Para tanto, mantenha-se em dia no cumprimento das obrigações e normas com o Fisco, como a emissão de notas, recebimento de documentos, armazenamento de XML, recolhimento de impostos e entrega das declarações.

Assim como você, sabemos que o “negócio aperta” quando o volume da operação aumenta.

Nessas horas, contar com o apoio da automação fiscal será fundamental para que tudo ocorra como o esperado, antes, durante e depois da Black Friday.

Quando você possui total controle do recebimento e gerenciamento de seus documentos fiscais durante o ano todo, a alta demanda da Black Friday e as exigências do Fisco não lhe tirar o sono.

Isso acontece porque a tecnologia integrada ao seu ERP descomplica a recepção de notas fiscais, proporciona qualidade das informações, garante pontualidade no pagamento e coloca um fim na dependência de processos manuais, multas ou descumprimento de prazos.

As chances de erros são menores e a otimização do trabalho do departamento fiscal aumenta junto com os lucros da organização.

De fato, as companhias que buscam reduzir custos e aumentar a performance da área fiscal utilizam a tecnologia como solução no processo.

Espero que esse conteúdo te sirva de norte para iniciar uma conversa sobre compliance fiscal na sua empresa.

Até a próxima!

 

 

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .