6 Principais Tendências de Negócios para 2024
09/10/2023
Chegamos no último trimestre de 2023, e esse é o momento em que as empresas começam a planejar os compromissos do próximo ano. Neste cenário, conhecer as tendências de negócios pode ajudar muito a definir as metas.
Isso porque as empresas que se adequam às inovações, tendem a ter mais vantagem competitiva.
E uma das características mais marcantes dos negócios de sucesso dos últimos anos, é a capacidade de responder às mudanças da tecnologia, assim como ao cenário econômico mundial e às demandas de seus consumidores.
Sem contar que as tendências podem ser um grande ponto de referência para a criação de novos produtos ou serviços.
Confira agora quais são as tendências de negócios para 2024 e já salva essas dicas para aplicar no seu cenário!
A constante evolução do comércio eletrônico
O comércio eletrônico ganhou um destaque surpreendente em 2020, com o início da pandemia da covid-19, e vai continuar crescendo!
Somado à evolução da tecnologia, os e-commerce ficaram ainda mais robustos, se transformaram no que hoje conhecemos como marketplace, e se tornaram o modelo de negócio que revolucionou a modalidade de vendas online.
É como um shopping center, só que online. Onde os consumidores conseguem encontrar todo tipo de produto ou serviço que desejam, sem precisar sair de casa.
A previsão é de que o Brasil fature cerca de R$150 bilhões com o comércio eletrônico em 2024, segundo dados da Ebit/Nielsen.
Além disso, o número de consumidores online pode chegar a 134 milhões até o final deste ano de 2023.
E por estar atrelado a esse movimento, o pagamento digital também se mostra como uma tendência de negócio que vai continuar crescendo.
Com a facilidade do PIX e dos cartões virtuais, cada vez mais os consumidores estão buscando a praticidade no momento de fechar e pagar por uma compra.
Por isso, as empresas terão que investir, cada vez mais, em soluções de pagamento que sejam seguras e eficientes, oferecendo opções que atendam às diferentes necessidades dos clientes.
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Sustentabilidade e responsabilidade social – O ESG em pauta!
O ESG conquistou sua importância mundial nos últimos anos e continua sendo uma forte tendência de negócios para os próximos. Acompanhar e se adaptar às diretrizes sustentáveis se tornou uma demanda estratégica para as organizações e para a sociedade como um todo.
Integrar práticas de responsabilidade social nas empresas beneficia, não só o planeta, mas também traz clientes conscientes e uma imagem positiva dos negócios. O que, por consequência, também atrai grandes investidores.
A Natura, em 2022, foi a empresa mais associada ao ESG no Brasil, conseguindo um grande desempenho com a gestão de CO2 e com relação a diversidade de seus funcionários.
Uma pesquisa da Walk The Tal by La Maison indica que 31% das pessoas diversas estão presentes no Conselho da empresa, enquanto 35% fazem parte da Diretoria, e 51% das mulheres da empresa estão em posições de liderança.
Com esses resultados, a Natura viu seu canal de varejo crescer em 50% e suas lojas online de consultoras aumentarem em 42% em toda a América Latina.
Vale a pena se espelhar nesse grande exemplo e caso de sucesso.
Trabalho remoto e híbrido chegaram para ficar
O trabalho remoto, ou híbrido, e a flexibilidade na jornada de trabalho tornaram-se a principal escolha adotada entre as empresas.
Isso porque, foi comprovado que o modelo proporciona ainda mais engajamento dos funcionários, times mais motivados, menor rotatividade de pessoas e, consequentemente, um aumento na satisfação dos clientes.
Outro impacto positivo é o reflexo direto na saúde mental das pessoas, já que, com o ganho de tempo do trabalho híbrido, elas se permitem a dedicação a outras atividades além do profissional, como projetos pessoais, momentos de lazer e atividades físicas.
Sem contar a redução do desgaste com o trânsito dos grandes centros urbanos.
Se antes esse modelo de trabalho se mostrou necessário, agora ele chegou para ficar como uma escolha.
Outra discussão que está em puta recente é a redução da carga horária de trabalho para 36h semanais, mantendo o mesmo nível de produtividade dos colaboradores.
Algumas empresas já adotaram o método e, em 2024, esse assunto tende a ganhar ainda mais visibilidade.
A crescente da Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) experimentou um crescimento exponencial em 2023 e continua sendo uma das tendências de negócios mais promissoras para 2024.
O estouro da IA se deve ao seu potencial transformador nas operações empresariais. Ela oferece às empresas a capacidade de aumentar sua eficiência, automatizando tarefas repetitivas, como processamento de documentos, dados e atendimento ao cliente.
Isso, por sua vez, libera recursos e tempo que podem ser direcionados para áreas de maior importância estratégica.
A IA também se destaca ao capacitar as empresas a tomar decisões mais informadas e precisas, baseadas em análises avançadas e dados.
Além disso, ela revoluciona a maneira como as empresas interagem com seus clientes, permitindo atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, por meio de chatbots e assistentes virtuais.
Entretanto, vale ressaltar que é fundamental ter cuidado ao implementar inteligências artificiais no dia a dia de uma empresa. É preciso garantir que elas sejam usadas de maneira responsável para evitar possíveis impactos negativos.
Agora é a vez da Internet dos Comportamentos (IoB)
A Internet dos Comportamentos (IoB) já foi mapeada é explorada há algum tempo, mas ganhou destaque entre as tendências de negócios para 2024, uma vez que vai além da Internet das Coisas (IoT).
O foco da IoB está na análise e interpretação de padrões comportamentais das pessoas. Tudo isso através de dispositivos, aplicativos de smartphones, sensores e outras fontes para coletar grandes volumes de dados sobre o comportamento humano.
Neste sentido, a IoB se mostra como relevante para os negócios porque permite que as empresas antecipem as necessidades dos consumidores e inovem em suas estratégias de atuação.
Por meio da análise desses dados, realizada por algoritmos de aprendizado de máquina, as empresas podem identificar tendências nas mais diversas áreas e segmentos.
Isso permite uma abordagem mais personalizada e eficaz na interação com os clientes, possibilitando o desenvolvimento de produtos e serviços alinhados com as demandas do mercado.
Em resumo, a IoB tem o potencial de revolucionar a maneira como as empresas entendem e respondem ao comportamento do consumidor, o que a torna uma tendência-chave para os negócios a partir do próximo ano.
Mais investimento na nuvem e privacidade de dados
À medida que as empresas migram para a nuvem para acomodar grandes volumes de informações, a segurança desses dados se torna prioridade fundamental. Especialmente para atender às diretrizes rigorosas da LGPD.
Neste cenário, é a confiança do consumidor que está em jogo, considerando o aumento das preocupações com violações de dados.
Ou seja, as empresas estão adotando medidas rigorosas, incluindo criptografia, computação confidencial e anonimização de dados, para garantir a proteção de informações sensíveis e cumprir as normas de privacidade.
Essa abordagem reflete a necessidade de equilibrar a inovação tecnológica com a responsabilidade ética nos negócios em um ambiente de dados cada vez mais complexo.
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O futuro é mais do que a tecnologia
Sem dúvidas, o cenário dos negócios passa, anualmente, por grandes transformações impulsionadas pela tecnologia.
Mas é inegável que as mudanças nos valores dos consumidores é que ditam para onde vão as inovações e, principalmente, para onde vai o mercado.
As empresas que abraçam essas tendências de negócios não apenas se adaptam, como lideram a concorrência.
Em resumo, vale a pena ficar de olho nas infinitas oportunidades de inovação que ainda estão por vir, e entender como aproveitá-las de acordo com a situação, tamanho e segmento de cada organização.
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