Crise de reputação: lide com ela antes mesmo de acontecer
20/09/2023

Crise de reputação: lide com ela antes mesmo de acontecer

Ter cuidado com a imagem da sua empresa é um dos aspectos fundamentais para que a oferta de seus produtos ou serviços tenham mais valor no mercado e, principalmente, para evitar a temida crise de reputação.

Conquistar notoriedade é importante para consolidar a personalidade da empresa, além de agregar ainda mais valor à marca ao gerar identificação e confiança por parte dos clientes.

Mas, é sempre válido lembrar que uma boa reputação deve ser preservada depois de construída.

Afinal, diante de uma possível situação negativa, as impressões do público sobre a marca podem mudar, refletindo o ocorrido e prejudicando o futuro do negócio.

Um estudo recente mostrou que 73% dos consumidores consideram a reputação das marcas antes de fechar uma compra.

E para manter a imagem sempre positiva, é importante ter atenção às relações de parceria, uma vez que, quando algo negativo acontece com elas, os efeitos também podem respingar na sua empresa.

Neste conteúdo você verá alguns exemplos de negócios que foram prejudicados por erros de seus terceirizados, e também a solução para esse tipo de problema.

A diligência prévia previne os escândalos

Com que frequência você confere se as empresas com quem você tem parceria estão realmente comprometidas com as obrigações trabalhistas, com o pagamento de tributos e com a Receita Federal?

Para evitar que a sua empresa seja alvo da crise de reputação, é importante que, além de realizar um bom Background Check antes da contratação, sua equipe mantenha uma rotina de investigações sobre os fornecedores e parceiros.

Garantir o compliance das companhias que fazem parte da sua cadeia de fornecimento pode prevenir futuras dores de cabeça.

O festival Lollapalooza, que acontece todos os anos em São Paulo (e no mundo), foi notificado por trabalho análogo a escravidão em 2023.

Na ocasião, uma empresa terceirizada foi responsável por deixar cinco trabalhadores em situações informais e deploráveis. Para o Ministério do Trabalho, ambas as empresas estavam erradas e foram responsabilizadas.

Cá entre nós, podemos concordar que o festival Lollapalooza realmente errou quando não realizou as devidas investigações de reputação antes de fechar a parceria.

Além desse episódio, outras marcas também já foram seriamente prejudicadas por problemas de terceirização.

A Samsung enfrentou grandes dificuldades, quando as baterias adquiridas para compor um novo modelo de celular causaram a explosão dos aparelhos.

O Carrefour ainda sente as consequências da crise de reputação e foi responsabilizado pela ocasião em que um segurança terceirizado agrediu e matou um cachorro – dentre outras situações de violência.

Percebe a importância de manter a atenção nas atividades dos parceiros? Uma verificação constante sobre os dados, registros e notícias de terceiros pode evitar que a sua imagem seja prejudicada de diferentes formas.

Leia também: Atualização de dados – os cuidados necessários para proteger suas operações

Estratégias de prevenção contra a crise de reputação

Adotas estratégias sólidas de prevenção à sua reputação é fundamental para garantir bons resultados para a imagem da sua empresa.

É como diz aquele bom e velho ditado: é melhor prevenir, do que remediar.

A prevenção é realmente mais eficaz do que a reação, e um esforço proativo pode economizar tempo, recursos e dores de cabeça no longo prazo.

Veja quais estratégias podem ser aplicadas nesse movimento:

Identificação de riscos

O primeiro passo na prevenção de crises de reputação é a identificação de potenciais riscos.

Isso envolve uma análise cuidadosa das atividades das empresas parceiras, como seus públicos-alvo e o ambiente em que opera.

Identifique possíveis ameaças à sua reputação, como questões éticas, problemas de qualidade de produtos ou serviços, comportamento inadequado de funcionários, entre outros.

Criar um inventário, ou histórico de riscos relacionados aos seus parceiros ajuda a sua empresa a estar preparada contra a crise de reputação, para agir proativamente se necessário.

Due diligence na escolha de parceiros

As parcerias comerciais são cruciais para muitos negócios. No entanto, escolher os parceiros certos é fundamental para evitar crises de reputação.

Antes de estabelecer uma parceria, é importante realizar uma Due Diligence minuciosa. Isso inclui a avaliação de reputação, valores, padrões éticos, entregas fiscais, históricos judiciais e diversas outras informações.

Essa é uma verificação poderosa, que pode livrar o seu negócio de grandes riscos de compliance!

Mas, calma. Não precisa se desesperar e sair procurando essa informação em dezenas de sites. Hoje já existem plataformas especializadas nesse serviço, que te entregam as informações compiladas em relatórios.

Com esses relatórios em mãos, você consegue avaliar os dados estratégicos de um CNPJ de forma prática, facilitando a tomada de decisões.

Comunicação transparente

A transparência é essencial na construção e na manutenção da reputação.

Por isso, é importante manter uma comunicação aberta e honesta com seus stakeholders, sejam eles clientes, funcionários, investidores ou o mercado de um modo geral.

Se ocorrer um problema, seja rápido em comunicar as medidas tomadas para resolvê-lo.

Admitir erros e responsabilizar-se por eles pode, paradoxalmente, reforçar a sua reputação.

E mesmo quando não houver problemas acontecendo, manter a transparência pode ser a chave para evitar a crise, pois, permite que o público conheça mais sobre os valores da sua marca.

Monitoramento de mídias online

Utilize ferramentas de monitoramento para acompanhar menções à sua marca nas redes sociais, sites de avaliações, fóruns e outros canais online.

Esteja atento a comentários negativos e atue de forma rápida e eficaz para resolver problemas e evitar que eles se agravem.

O monitoramento também pode ser feito para checar a repercussão midiática de fornecedores e parceiros.

Ao se deparar com menções e avaliações negativas, é possível antever potenciais problemas que possam respingar na sua imagem e gerar a temida crise de reputação.

Além disso, é importante trabalhar na construção de uma imagem positiva para a sua marca online, compartilhando conteúdos que condizem com o posicionamento da marca, engajando seus seguidores de forma construtiva.

Leia também: Avaliação de fornecedores: como otimizar essa etapa dentro do P2P?

Planos de contingência

Somando as estratégias anteriores, é possível desenvolver um bom plano de contingência, que aborde diferentes cenários de crise.

Isso inclui estratégias para lidar com problemas de produtos, desastres naturais, crises de relações públicas, e muito mais.

Ter um plano claro em vigor permitirá que sua equipe reaja de maneira coordenada e eficaz em momentos de crise, minimizando danos à reputação.

Acompanhamento e melhoria contínua

A prevenção de crises de reputação e imagem não é um esforço único; é um processo contínuo.

Por isso, é importante manter atualizadas as informações sobre as mudanças na indústria, tendências de comunicação e, principalmente, empresas com quem você tem parceria.

Não basta checar o histórico de um CNPJ apenas no momento da contratação, afinal, as informações sobre ele e as circunstâncias em que ele se insere estão sujeitas a mudanças a qualquer momento.

Por fim, avalie regularmente suas estratégias de prevenção e faça melhorias conforme necessário.

A aprendizagem contínua e a adaptação são essenciais para conter uma possível crise de reputação da sua empresa.

Se este conteúdo foi útil para você, considere ler outros artigos do nosso blog! Aproveite para compartilhar com algum colega de profissão que precise dessas dicas!

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