Avaliação de resultados: qual a sua importância e como fazer?
07/11/2022

Avaliação de resultados: qual a sua importância e como fazer?

As prateleiras dos mercados já estão começando a ter espaço para os deliciosos panetones. As casas e as ruas em breve serão decoradas com enfeites e pisca-piscas. A famosa chamada de fim de ano já está “nos finalmentes”. E sabe o que tudo isso significa?

Mais um ciclo está chegando ao fim. De maneira geral, o clima é de reflexão, e no mundo corporativo não seria diferente.

À medida que um novo ano vai se aproximando, muitas empresas já estão preparando um apanhado geral de como foi o último para elaborar uma avaliação de resultados.

É uma época em que são analisados relatórios, indicadores, processos de todos os meses e departamentos, junto com os objetivos que foram estipulados no período anterior.

Inclusive, essa fase para os negócios é fundamental para definir novas metas, avaliar o desempenho de toda a equipe e de todos os segmentos, ajustar processos e montar o plano de ação para alcançar melhorias e propósitos do próximo ano.

Pensando nisso, preparei esse conteúdo para você entender de fato como produzir uma avaliação de resultados certeira e, assim, fomentar estratégias para 2023, de forma que as pontas fiquem bem amarradas e o seu negócio flua da melhor maneira. Vamos lá? 🤓

O que é uma avaliação de resultados?

A forma mais eficiente de um gestor acompanhar a evolução da sua empresa é por meio de uma avaliação de resultados.

É uma metodologia que, na maioria das vezes, é aplicada ao universo corporativo para avaliar uma companhia, o mercado e as tecnologias em que está inserida.

Em outras palavras, além de examinar os números da sua instituição, se faz necessário olhar o contexto geral em que está inserida: comportamento dos consumidores e a evolução de novas soluções que podem ser úteis na melhoria desses dados.

Esse método é baseado na comparação entre o que estava previsto e o que foi realmente gerado. Ou seja, nada mais é do que uma captação de dados, informações e, também, uma certa reflexão.

Através desse levantamento e observação, é possível chegar a uma conclusão se as decisões e os processos foram efetivos ou não, em que aspecto demonstraram falhas, poderiam ser melhores ou de fato agregaram bons resultados.

Além disso, é importante ressaltar que é possível realizar essa análise em diferentes situações e departamentos.

Melhor dizendo, é executável em qualquer segmento, seja ele fiscal, tributário, compras, financeiro, e até mesmo fazer uma avaliação de resultados de colaboradores e gestores, por exemplo.

Para você ter uma ideia mais clara, existem organizações que aplicam questionários anônimos para todos da empresa com a finalidade de qualificar processos e pessoas.

Inclusive, como cliente, aposto que você provavelmente já respondeu a alguma pesquisa de satisfação. Pois bem, essas interrogações que provavelmente foram feitas a você são essenciais e certamente foram aplicadas em uma avaliação como essa.

Qual a importância da avaliação de resultados?

Quando se tem um documento como este, as ações que são realizadas em nome de toda a companhia não ficam sem um norte. Até porque, quando se trabalha com um ponto em comum e se sabe aonde tem que chegar, há mais chance de realizar.

As estratégias e os objetivos são baseados em dados e informações reais com relação ao segmento da avaliação. E isso significa que o plano de ação do próximo ano será mais concreto e assertivo.

De forma resumida, é através dela que é possível firmar novas metas, continuar com o que já vem dando certo ou ter insights para evoluções. É tirar um tempo para refletir e já ir pensando em novos caminhos para o futuro.

Além do mais, como foi falado, ao realizar uma avaliação de resultados, é preciso observar o contexto geral com relação àquele em que se está inserido. Até porque, em pouco tempo, surgem novas tecnologias, e o comportamento do consumidor, do investidor e do mercado pode mudar.

E isso é importante porque faz com que seu negócio esteja sempre de olho em pontos que vão estimular e muito sua empresa a se manter competitiva perante a concorrência.

Pensando no aspecto geral, é possível realizar investimentos mais certeiros, de forma que incentive e melhore a rotina de algum departamento que possa estar defasado, por exemplo.

Avaliação de resultados na prática

Vejamos agora algumas situações que podem ser consideradas com essa reflexão anual.

Financeiro

Vamos supor que você fez uma avaliação de resultados do setor financeiro e percebeu que a sua empresa está gastando um capital considerável com juros, pois as notas fiscais estão sendo pagas com atraso.

Dessa maneira, com os números que foram obtidos, é possível perceber que é fundamental ter uma otimização do processamento de uma nota dentro do negócio para que não ocorram mais multas e as relações com parceiros não fiquem enfraquecidas.

Gestão de fornecedores

Imagine que essa análise certificou que a produção e a entrega estão sendo atingidas negativamente por atrasos que se devem a parcerias que foram firmadas com empresas duvidosas.

Com relação a esta situação, compreendemos que é essencial providenciar uma checagem ampla e minuciosa a respeito de fornecedores para diminuir os riscos de ocorrências como essa.

Ou ainda, seu fornecedor não está cumprindo com os compromissos do SLA e eficiência necessária.

Pensando neste caso, na avaliação de resultados você também consegue perceber e posteriormente providenciar parcerias que são mais estratégicas com o que precisa.

Fiscal

Nessa mesma análise, foi possível observar que sua empresa foi autuada pelo Fisco, pois fez o recolhimento de valores de impostos incorretamente. Assim, entende-se que é preciso haver uma validação mais rigorosa das notas fiscais.

Dessa forma, foi encontrada para qualquer falha uma forma de resolução. A partir daí é só colocar as cartas na mesa, verificar o melhor caminho para cada situação e ir adiante.

Como fazer uma avaliação de resultados?

Para saber como realizar uma avaliação de resultados certeira, siga alguns passos fundamentais.

  • Defina o tipo de pesquisa e o departamento

Melhor dizendo, estabeleça o que é preciso ser analisado, ou seja, se é um segmento especificamente, se é uma pesquisa com relação ao time de colaboradores etc.

  • Indique os profissionais responsáveis

Fazer um levantamento de dados, informações e ainda realizar uma reflexão sobre o cenário avaliado demanda que haja um conhecimento amplo a respeito do setor para que nenhum ponto importante passe batido.

  • Determine um prazo

Para que as informações sejam avaliadas corretamente e possam ser comparadas futuramente, é preciso estabelecer uma “data padrão”, para que a avaliação ocorra sempre no mesmo período em todos os anos.

  • Entenda como está o mercado e as expectativas

Não basta olhar somente para si. Por mais que seja um fator primordial, é necessário expandir as perspectivas e adquirir novas ideias. Ou seja, observar como determinados processos estão sendo realizados com sucesso por outras empresas. Isso nada mais é do que acompanhar as tendências e observar o mercado por completo.

Até porque, vamos supor que você estabeleceu um crescimento de 15%, mas isso não ocorreu, só que ao olhar o cenário mundial ou o segmento específico, percebe-se que houve uma queda de forma geral. O planejamento e a análise precisam ocorrer levando em conta essa realidade.

  • Faça um acompanhamento contínuo

Considerando que o apanhado geral seja realizado no fim do ano, é importante que haja um monitoramento regular dos resultados para observar se as situações ocorridas anteriormente estão sendo solucionadas, mesmo que aos poucos.

  • Torne público o que foi obtido

Para que todos tenham ciência e possam analisar os fatos ocorridos, é importante compartilhar com a equipe do departamento, por exemplo, o que foi encontrado e a que fatores podem atribuir os fatos.

O que fazer com os resultados?

Avaliação de resultados em mãos, é hora de montar um plano de ação em conjunto com o objetivo de sempre trazer mais melhorias para os processos e propor soluções para episódios que precisam urgentemente ser resolvidos.

Ah! Lembrando que nessa análise não são levantados apenas pontos que precisam de atenção, é uma luz também para acontecimentos que vêm dando certo e que sua empresa deve mnter no mesmo caminho.

Espero que você tenha gostado do conteúdo e que ele te ajude na hora de colocar em prática a próxima avaliação de resultados e também possibilite uma melhor execução e funcionamento de seu negócio.

Não deixe de compartilhar com seus colegas.

Até a próxima! 👋

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .