Como a Midas pode transformar o seu processo de cadastro de fornecedores
10/01/2022

Como a Midas pode transformar o seu processo de cadastro de fornecedores

Você já imaginou gerenciar os processos de cadastro de fornecedores da sua empresa com a máxima qualidade e ainda ter o suporte de dados inteligentes para uma tomada de decisão mais assertiva e sem abertura para especulações?

Pois, bem. Automatizar o cadastro de fornecedores é uma escolha estratégica e altamente eficiente, estando cada vez mais presente na rotina de companhias de diversos portes e segmentos.

Isso porque falar em automação de cadastros é falar em transparência, compliance e segurança de dados e nas relações comerciais.

E é justamente por isso que o automatismo da Governança de Cadastros se encarrega de entregar as melhores informações sobre a performance e a maturidade de seus fornecedores: para você fechar parcerias estratégicas e confiáveis.

Quer entender melhor por quais motivos é tão vantajoso automatizar os processos de validação e cadastro de fornecedores? Então, confira logo a seguir nesta leitura!

Quais são os maiores desafios no cadastro de fornecedores?

Certamente, isso vai muito além de enriquecer e fomentar a base de parceiros.

Afinal, é essencial garantir que a cadeia de fornecimento esteja alinhada à estratégia da sua organização, assim, você evita conflitos de interesses, riscos de fraudes e até mesmo de autuações.

Dentre os principais desafios que os grandes profissionais da área de cadastros encontram pelo caminho, simplificar os processos é apenas um deles. Para vencê-lo é preciso:

Atuar estrategicamente na redução de custos

Independentemente da época do ano ou de como andam os negócios, a diminuição de custos é sempre bem-vinda, já que está diretamente ligada ao aumento da lucratividade.

No entanto, esse é um universo repleto de desafios, pois, além de pesquisar constantemente novas parcerias, a equipe precisa revisar e monitorar contratos e documentações antigas que podem estar gerando custos desnecessários.

A Governança de Cadastros atua para minimizar esses desafios, entregando insights consolidados para você fazer bons negócios.
De que forma? Com a tecnologia que monitora a qualidade dos dados e o prazo de vencimento dos documentos.

A solução emite um alerta sinalizando que a documentação precisa ser atualizada, assegurando o compliance com seus critérios de negócio e evitando penalizações e multas salgadas.

Garantir a segurança na relação com fornecedor

Tão importante quanto diminuir gastos além do necessário é assegurar a transparência nas relações comerciais. De fato, firmar alianças com empresas potencialmente perigosas pode prejudicar seriamente a saúde financeira e reputacional de uma companhia, além de abalar a confiança de investidores, acionistas e da comunidade.

Assim, fazer as escolhas corretas faz toda a diferença!

Com a Governança de Cadastros você identifica empresas críticas, aplicando regras mais exigentes no processo de validação e contratação de CNPJ e de PF.

Isso acontece porque a Governança de Cadastros é uma forte aliada na mitigação de riscos, além de potencializar o compliance e a competitividade de mercado.

Com essa solução:

  • Milhares de transações de riscos são evitadas diariamente.
  • 20.600 fornecedores foram bloqueados automaticamente por não atender às regras de compliance do contratante.
  • 266.753 fornecedores foram certificados.
  • Você encontra indícios de fraude e se liberta de riscos na relação comercial.

Consultar os dados manualmente na Receita Federal

Como visto anteriormente, trabalhar com companhias irregulares é muito prejudicial para toda organização.
A saída para diminuir esse risco é pesquisar e verificar a consistência dos dados em bases seguras e confiáveis, como o Sintegra e a RFB.

Porém, consultar as fontes manualmente torna o cadastro de fornecedores uma tarefa desgastante e morosa, além de abrir espaço para irregularidades no processo.

Para colocar um fim em falhas operacionais e acelerar todo procedimento, a Governança de Cadastros Midas extingue as consultas manuais, realizando uma busca minuciosa em diversas fontes nacionais e internacionais para estruturar as informações e validar aquela empresa.

A tecnologia verifica outros pontos importantes e que muitas vezes são ignorados, como por exemplo:

  • Fatores trabalhistas
  • Capacidade de recurso
  • Capital social e QSA da empresa
  • Posicionamento ambiental do CNPJ

Você também vai gostar muito deste artigo: Como montar um business case para justificar investimentos em tecnologia 

5 motivos para utilizar a Governança de Cadastros

Antes de tudo, mais de 200 cenários de negócios foram automatizados e estão transformando o jeito com que as empresas lidam com a gestão de parceiros. Tudo através do automatismo da Midas Solutions!

Dá só uma olhada nos motivos que tornam a Governança a escolha mais vantajosa para automatizar os processos de validação e cadastro de fornecedores:

1 – Otimiza a gestão de dados

Com informações que chegam consolidadas e automáticas na sua base, você e sua equipe deixam de investir horas analisando informações desatualizadas e lançando centenas de campos manualmente e passam a se dedicar a tarefas mais estratégicas.

A otimização de tempo também favorece a integração entre os times. Assim, você alavanca a performance no processo de cadastro e tem um dado de qualidade, assertivo e sem erros de digitação.

2 – Centraliza a criação e manutenção de dados

Com a solução, a operação é muito mais rápida, segura e colaborativa. Isso mesmo, colaborativa! A responsabilidade da nutrição dos dados é compartilhada com o parceiro, que passa a ter acesso a um portal web exclusivo que centraliza a criação e manutenção do cadastro dele.

3 – Os dados já entram prontos no seu ERP

Já imaginou ter informações padronizadas automaticamente no seu ERP no formato da sua escolha?

A Governança de Cadastros também faz isso por você, aumentando a qualidade de informação da sua base, levando em consideração:

  • Uso de caracteres válidos
  • Eliminação de caracteres especiais
  • Adequação do tamanho do texto
  • Amplo dicionário de abreviações

4. Gera relatórios de forma ágil

O grande problema quando falamos em dados é que boa parte das companhias não sabem o que fazer com o compilado de informações coletadas.

Através de filtros personalizados, a Governança de Cadastros permite fácil acesso aos dados armazenados no ERP, assim, você recebe insights e emite relatórios de maneira mais rápida, o que não aconteceria se o processo fosse manual!

E num cenário cada vez mais fast, fechar bons negócios na velocidade dos dados é o novo diferencial competitivo entre grandes empresas.

5 – Adequa sua empresa à LGPD com facilidade

Não podemos pensar em dados cadastrais sem citar segurança, certo? É por isso que a inteligência da Governança adere-se à Lei Geral de Proteção de Dados, protegendo as informações sensíveis dos seus fornecedores contra vazamentos.

A tecnologia gera controles de consentimento de tratamento de dados, adequando a sua base de informações à LGPD e proporcionando transparência e rastreabilidade das informações.

Gostou? Então, inicie uma conversa com um especialista para saber mais e leve sua gestão de cadastro de fornecedores ao próximo nível.

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .