Background check: entenda a importância dessa análise   
15/04/2025

Background check: entenda a importância dessa análise   

Essa análise é essencial para todos os processos de entrada de novos fornecedores, clientes e colaboradores. 

Isso porque, ele é um excelente mitigador de riscos em transações comerciais. Além de, ser um facilitador para tomada de decisões estratégicas. 

O que é background check? 

O termo, também chamado de verificação de antecedentes, é um complemento à homologação e qualificação de parceiros. 

Sua aplicação permite entender o risco de uma negociação entre pessoas e empresas para uma tomada de decisão rápida e assertiva. 

Basicamente, essa análise reúne o maior número de informações sobre um CNPJ ou CPF, entregando um panorama completo sobre o comportamento e o histórico daquela pessoa física ou jurídica que deseja trabalhar com você. 

A prática é legal no Brasil, já que o levantamento desses antecedentes acontece com dados públicos. Sendo respeitadas leis e normas estabelecidas, como a LGPD, é importante utilizar esse recurso. 

Adotar um processo de background check significa reconhecer e interpretar as possíveis ameaças que seus potenciais colaboradores, clientes e fornecedores representam para sua companhia. 

Quais os riscos de não fazer a verificação de antecedentes? 

As tentativas de fraudes, golpes, corrupção e crimes cibernéticos a cada dia aumentam. E caso se neguem a usar essa estratégia, isso pode impactar drasticamente a sustentabilidade do negócio. 

Enquanto um fornecedor alinhado com a postura ética da sua companhia aumenta a competitividade de mercado, preserva o compliance e impulsiona a eficiência operacional, um fornecedor crítico pode acarretar: 

  • Dificuldade de sobrevivência da empresa no mercado. 
  • Desconfiança dos clientes. 
  • Não-conformidade com a qualidade da cadeia produtiva. 
  • Transtornos internos por devoluções excessivas. 
  • Dano reputacional. 
  • Abalo no compliance. 
  • Conflito de interesses. 
  • Riscos de penalidades e ações judiciais. 

Background check e compliance 

Estar com compliance em dia, dentro de um cenário tão competitivo como o mundo dos negócios, ajudará a sua empresa ficar protegida de autuações, detectar e combater desvios, fraudes e corrupções. 

E é exatamente aí que o background check e o compliance se encontram, pois o background fornece informações de pessoas físicas e jurídicas de maneira segura, garantindo proteção à sua empresa, patrimônio e aos processos de compliance. 

Quais os tipos de background check? 

De maneira geral, é possível fazer o levantamento de antecedentes em qualquer relação que envolva uma negociação estratégica, tais como: 

Background check de Pessoa Física 

Esse tipo de análise é muito útil para processos de contratação, sendo essencial para profissionais do RH. 

Afinal, grande parte do sucesso de uma empresa está ligado a contratações certeiras, sobretudo em cargos de liderança. 

Assim, a verificação de antecedentes é muito útil para levantar informações indispensáveis para os seus processos internos e objetivos estratégicos. 

Do mesmo modo, a situação cadastral de uma pessoa física é algo muito importante para abertura de contas bancárias, matrículas em universidades, compra ou financiamento de imóveis e emissão de passaporte. 

Resumidamente, esse procedimento irá ajudar a avaliar se aquele cliente ou colaborador realmente é quem diz ser. 

Aliás, um background check minucioso também facilita as rotinas de marketing e onboarding de clientes, podendo ser feito várias vezes ao longo de uma parceria. 

Background check de Pessoa Jurídica 

No caso das relações com PJs, o background check é muito utilizado para facilitar a seleção, validação e qualificação de fornecedores e profissionais. 

O objetivo da verificação é entender o risco da contratação e verificar se os valores éticos entre as empresas estão em sintonia. 

Inclusive, é possível compreender se aquele CNPJ atende às principais certificações, a existência de processos judiciais, trabalho análogo à escravidão e indícios de irresponsabilidade socioambiental. 

Isso é essencial, podemos ver em um exemplo simples, supondo que a sua empresa é uma joalheira e um possível parceiro está envolvido com garimpo ilegal, trabalho análogo a escravidão e crimes ambientais. Realizando o background check, já dá para identificar que a parceria não é possível, pois o histórico do fornecedor poderia manchar com a reputação da sua empresa.  

Afinal de contas, em alguns casos sua empresa pode ser tornar corresponsável pelas ações irregulares de fornecedores. 

Outro caso comum, empresas que lidam com exames laboratoriais, precisam ter certificações de qualidade e cumprir várias normas. Assim como, os fornecedores, se não estiverem em conformidade com as certificações necessárias, as parcerias podem não funcionar.  

Vale lembrar que assim como na análise de pessoa física, o background de pessoa jurídica pode ser feito durante todo o ciclo de parceria e não apenas na contratação. 

Por onde começar? 

Antes de tudo, cada empresa tem uma régua para tomada de decisão, afinal, o que serve para uma companhia pode não servir para outra. 

Por isso, background check não se trata apenas de levantar quaisquer informações sem nenhum critério. Mas sim, filtrar e coletar o que é mais relevante para você de acordo com as particularidades da sua empresa. 

Para isso, é importante conhecer a cultura e o posicionamento da sua organização. Assim, você poderá estabelecer regras de negócio e padrões que devem ser atendidos pela cadeia de fornecimento. 

Com esses critérios bem-definidos, ficará mais fácil identificar quais informações são necessárias para o cadastro de parceiros. Por exemplo: quais certificações são fundamentais? Qual a disponibilidade de recurso ideal? 

No caso de colaboradores e clientes é interessante avaliar a situação do CPF na Receita Federal, movimentações financeiras, participação e o cargo ocupado no quadro societário de outras empresas. 

Tudo isso é fundamental para evitar conflito de interesses. 

Você encontra algumas dessas informações na internet, como no site da Receita Federal, Polícia Federal ou Sintegra, por exemplo. 

Como trazer mais segurança e agilidade ao processo? 

Vale destacar que quanto mais atualizada e confiável for a sua base de dados, mais rápida e assertiva será a sua tomada de decisão. 

No entanto, quando feito manualmente, o background check demanda tempo e mobilização de toda equipe e, apesar disso, esses esforços não garantem precisão e segurança ao procedimento. 

E é possível usar a tecnologia para analisar parceiros de negócios com mais agilidade e assertividade. Além disso, ela também pode permitir uma validação automática dos dados. 

O serviço faz uma busca minuciosa em fontes públicas e privadas para estruturar as informações e qualificar aquela empresa ou pessoa. 

A tecnologia: 

  • Analisa e mapeia os riscos de suas parcerias com eficiência 
  • Otimiza o tempo da equipe, que pode ser aproveitado em tarefas estratégicas 
  • Reduz a interação humana e, consequentemente, erros manuais 
  • Coloca um ponto final nos custos desnecessários com “refações” 
  • Padroniza os fluxos de trabalho 
  • Garante escalabilidade nos processos 
  • Permite monitoramento contínuo 

Confira algumas soluções para o backgroud check 

A automação não só garante informações inteligentes e seguras nas transações comerciais como também simplifica o cadastramento de CNPJ e CPF. 

Garantir parcerias seguras e fortalecer a cadeia de fornecimento nunca foi tão essencial para a saúde dos negócios. Com a solução integrada da Midas, empresas automatizam a qualificação de parceiros e simplificam o processo de cadastro com dados estruturados que entregam uma visão completa sobre a reputação e integridade de fornecedores.  

O Relatório Reputacional consulta CNPJ e fornece informações cruciais como processos judiciais, obrigações financeiras e trabalhistas, listas restritivas e riscos socioambientais, permitindo decisões mais assertivas e evitando associações indesejadas que possam comprometer a reputação da empresa. 

Já as automações para Governança de Cadastros, vão além de assegurar compliance contínuo, ela amplia a visibilidade sobre relações comerciais, elimina riscos de conformidade e fortalece a proteção contra fraudes.  

A plataforma da Midas oferece cenários específicos para homologação, certificação, comprovação financeira e adequação às legislações de proteção de dados como LGPD e GDPR, garantindo que cada parceiro esteja alinhado com os valores e estratégias do negócio.  

Com isso, sua empresa ganha eficiência, segurança e transparência nas relações comerciais, promovendo um ecossistema confiável e preparado para crescer. 

 

A Midas integrada ao seu ERP transforma sua rotina

Nossas soluções se conectam aos principais ERPs do mercado, garantindo eficiência total na gestão de cadastros e documentos fiscais. Simplifique seus processos e tenha controle absoluto através de plataformas integradas.

Últimos posts