[Coluna do CEO] WhatsApp tira dúvidas sobre as Eleições
07/06/2022

[Coluna do CEO] WhatsApp tira dúvidas sobre as Eleições

Olá, pessoal! Faltam 4 meses para as Eleições Gerais de 2022. Com isso, aumenta a preocupação com a disseminação das fakes news.

Desse modo, vamos falar de um recurso bem interessante e útil para este momento que se aproxima, com o objetivo de ajudar a eliminar as notícias falsas que nos rodeiam.

Como obter informações seguras nesta Eleição?

Trata-se de um projeto desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) junto à empresa Infobip, e o mais importante, tudo foi feito gratuitamente e disponibilizado também sem custo.

O programa é chamado de “bot” e funciona dentro do WhatsApp, com o objetivo de responder às perguntas dos usuários que são solicitadas pelo menu de opções que mostrarei abaixo.

Para utilizar este recurso, basta acessar a câmera do seu celular e apontá-la para o QR Code na imagem, ou adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à sua lista de contatos, ou pelo link wa.me/556196371078.

Basicamente, o canal automático do TSE traz diversos assuntos de interesse do eleitor, que vão desde informações sobre o dia, horário e local de votação, até dicas para mesários.

Além disso, as respostas das perguntas mais recebidas pela Justiça Eleitoral também integram as funcionalidades disponibilizadas no bot.

Fora isso, o assistente virtual oferece ainda um serviço voltado exclusivamente ao esclarecimento das fake news envolvendo o processo eleitoral brasileiro: o “Fato ou Boato?”.

Ao selecionar o tópico, o usuário pode acessar alguns conteúdos desmentidos por agências de checagem de fatos e até desmistificar os principais boatos sobre a urna eletrônica.

Você vai gostar muito deste artigo: [Coluna do CEO] Vamos reiniciar as redes sociais?

Informação para votar com segurança

Sendo assim, o principal objetivo da ferramenta é facilitar o acesso do cidadão à Justiça Eleitoral, de modo que todos possam se informar para votar com segurança em outubro.

Por meio de uma conversa com o chatbot, é possível acessar os principais links de serviço, baixar o aplicativo e-Título e conferir as principais dicas para eleitores e mesários, além de justificar a ausência às urnas.

Como funciona na prática?

Então, vamos explorar este recurso. Testem aí, trata-se de uma fonte bem legal de informações e muito fácil de usar.

Apontem a câmera para o QR Code, confirmem e logo verão o menu abaixo. Em seguida, escolham as opções que lhes interessarem e aproveitem o conteúdo.

Para navegar em nosso conteúdo, DIGITE O NÚMERO do tópico.

  1. Desinformação: Cadastre-se para receber mensagens sobre como enfrentá-la 👀
  2. Cadastro biométrico e uso da biometria 👆
  3. Descubra se é fato ou boato 🗣
  4. Top 10 dúvidas eleitorais ❗
  5. Quais cargos estão em disputa? 📍
  6. Dia e hora da votação 🗓
  7. Local de votação 🏫
  8. Segurança da urna eletrônica 🔒
  9. Como justificar a ausência na votação 🔍
  10. Estatísticas eleitorais 📈
  11. Pode ou não pode 🧐
  12. Conheça as principais datas do calendário eleitoral 2022
  13. Curiosidades da Justiça Eleitoral
  14. Fale com a Ouvidoria do TSE 💻

 

Por fim, gostaria de mencionar apenas um ponto de vista sobre o uso de urnas eletrônicas, pois nos últimos tempos ouvimos diversos questionamentos sobre o risco de este meio afetar a legitimidade das eleições.

Dessa forma, fiz questão de entender um pouco mais sobre o assunto para me posicionar aqui para vocês.

Assim, cheguei à conclusão de que todo o projeto é simplesmente incrível. Existem mais de 30 camadas de segurança, incluindo auditorias e testes públicos de segurança.

Claro que não existe nada imune a falhas, porém a alternativa a este processo é retroagir no tempo. E aí sim, estaremos expostos a um grande número de possíveis falhas.

Algumas pessoas têm medo do que não conhecem e, por isso, não apoiam este tipo de recurso ou tecnologia. Desse modo, é importante nos informarmos para não sermos um desses indivíduos.

Para concluir, uma frase do meu querido mestre Yoda de StarWars: “Ao olhar para o lado negro, cuidado você deve ter… olhar de volta o lado negro pode.”

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .