Vamos reiniciar as redes sociais?
08/10/2021

Vamos reiniciar as redes sociais?

As redes sociais nasceram a partir de 1995 quando a classmates.com foi fundada, isso ainda nos primórdios da internet.

A ideia era conectar pessoas, em especial amigos dos tempos de escola que não se viam mais.

Por volta dos anos 2000, a internet teve um aumento significativo, marcando presença no trabalho e na casa das pessoas.

Com isso, as redes sociais alavancaram uma imensa massa de usuários e a partir desse período uma infinidade de serviços foram surgindo. Em 2002, nasceram o Fotolog e o Friendster.

O primeiro consistia em publicações baseadas em fotografias acompanhadas de ideias, sentimentos ou o que mais viesse à cabeça do internauta. Além disso, era possível seguir as publicações de conhecidos e comentá-las.

Em seguida, ao longo de 2003, foram lançados o LinkedIn que se direciona para relacionamentos profissionais e o MySpace (morto-vivo). Atualmente, o LinkedIn tem milhões de usuários, e o Brasil é um dos países com imensa utilização.

Nos anos seguintes surgiram diversas redes sociais e elas cresceram, cresceram, e se transformaram nos monstros que são atualmente, com braços longos em aspectos de lazer, negócios e entretenimento.

Reiniciar: entenda o movimento

A BBC News Brasil recentemente publicou uma entrevista que realizou com o Rebooting Social Media, que é um instituto criado este ano, que se propõe a realizar esse movimento de reiniciar as redes sociais em 3 anos.

Esse instituto é uma nova iniciativa da BKCIS (Berkman Klein Center for Internet & Society) da Universidade de Harvard, que tem um financiamento de US$ 2 milhões (um pouco mais de 10 milhões de reais), vindos de diversas fundações filantrópicas e de pesquisa.

O conceito que estão utilizando, “reiniciar”, é apenas para seguir a linha de pensamento que temos quando um computador está travado, situação em que só nos resta apertar o botão e reiniciar tudo.

Sabemos que as redes sociais cada vez mais têm se distanciado de seus objetivos iniciais, nos quais o relacionamento humano, o entretenimento, equalizar as oportunidades de fala, a divulgação de informações úteis, ficam em segundo ou terceiro plano.

Elas trouxeram inúmeros benefícios, mas existe o outro lado, pois a dependência desses canais é imensa.

Entre as causas mais conhecidas dos efeitos negativos estão a baixa autoestima, a insatisfação pessoal, a depressão ou hiperatividade e, inclusive, a falta de afeto e carência que muitas vezes os adolescentes tentam preencher com os famosos likes.

Entre os maiores problemas das redes podemos citar: bullying, boatos, brigas e discussões, distorção da realidade, distração, pressão e até problemas de saúde.

Segundo Jonathan Zittrain, cofundador da BKCIS, é importante avaliar e conhecer melhor a evolução das redes sociais, pois só assim se pode viabilizar uma reforma completa das plataformas.

O boom das fake news

As redes sociais inicialmente eram anunciadas como motores da democracia e da disseminação da verdade. Porém, agora elas são vistas de maneira contrária: facilitadoras da disseminação de mentiras, da divisão entre as pessoas.

Em um exemplo recente, foram usadas para estimular o uso de ivermectina e cloroquina como medicamentos para tratar a COVID-19, embora não exista comprovação científica de que eles funcionem.

Os especialistas do BKCIS também dizem que as redes sociais contribuíram para a decadência da confiança nas instituições, influenciaram negativamente as eleições de vários países e ajudaram no crescimento de animosidades raciais, étnicas, políticas, religiosas e de gênero.

Quando surgiram, elas serviam para estimular o pensamento, porque todos, em tese, teriam uma voz.

Porém, claramente algo está errado, afirma Mitchell Marovitz, diretor do programa de comunicação, jornalismo e discurso da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

O equilíbrio é possível!

Apesar de seus defeitos, as redes sociais e os ambientes online têm benefícios claros que também vale a pena preservar.

Não há dúvida de que as plataformas, por exemplo, aumentam o acesso a uma vasta quantidade de conhecimento, criam valiosas comunidades autogerenciadas e estimulam movimentos culturais importantes.

Parte do trabalho do novo instituto será fortalecer esses benefícios da comunicação online, ao mesmo tempo em que tentará minimizar suas partes prejudiciais.

Sempre que você reúne milhões de pessoas, vai amplificar o que há de melhor nelas e também o que existe de pior também.

Em sua fala, os profissionais do instituto deixam claro que ainda não descobriram como maximizar o que é bom e minimizar o que é ruim. É nessa receita que interpretamos a frase ‘é preciso reiniciar as redes sociais’.

No entanto, a escala e o alcance da mídia social tornarão essa reforma difícil.

Os arquitetos do projeto de Harvard dizem que um sistema de colaboração está embutido no design do novo instituto.

Ele usará uma abordagem multidisciplinar, reunindo participantes da indústria, governo, sociedade civil e academia para construir um portfólio de pesquisas, projetos, programação e oportunidades educacionais para melhorar o espaço social digital.

“Os serviços online são como hidras, se você consertar um problema, outro frequentemente surge”, explica James Mickens, professor de ciência da computação em Harvard. Mickens se juntará a Zittrain na liderança do novo instituto.

Nesse artigo diversos profissionais se posicionam explicando a complexidade do projeto e o quão difícil será executá-lo, alguns jornalistas chegam a afirmar que os objetivos são louváveis, porém é difícil afirmar o quão realistas são.

Quando analisei a estratégia do instituto, os movimentos que estão provocando, eu particularmente fiquei muito feliz, pois a necessidade de se fazer alguma coisa é evidente, porém sabemos o quão importante as redes sociais se tornaram, e sobre melhorá-las nesse sentido eu sou totalmente favorável!

Acredito que se você chegou até aqui deve ter percebido os ganhos desse movimento. O que nos resta é torcer para conseguirem.

E por hoje ficamos por aqui.

Para terminar, vamos fechar com uma frase de Mark Zuckerberg (criador do Facebook): “Em um mundo em que mudanças estão ocorrendo rapidamente, a única estratégia que terá garantia de fracasso é a de não correr riscos.”

Até a próxima! 👋

Você também pode gostar de ler: [Coluna do CEO] – O 5G chegou!

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .