SAP NF-e GRC será descontinuado – Veja alternativas para o inbound de notas fiscais
05/09/2023

SAP NF-e GRC será descontinuado – Veja alternativas para o inbound de notas fiscais

O SAP NF-e GRC é um software voltado para automatizar a consulta e controle de documentos fiscais emitidos (outbound) e recebidos (inbound).

Com ele, os usuários tem a possibilidade de validar Documentos Fiscais de maneira ativa, podendo identificar e evitar falhas com mais facilidade, baixar o arquivo XML dos documentos no site da SEFAZ e controlar a emissão por parte do fornecedor.

Porém, a partir de dezembro de 2025 o módulo não terá mais suporte e atualizações. Nesse caso, é recomendado que as empresas que utilizam o SAP ECC e o S/4HANA migrem para outra solução.

Continue a leitura e entenda mais sobre o produto SAP e outras alternativa disponíveis no mercado.

SAP Document Compliance

O SAP Document Compliance não é exatamente uma novidade, pois, já está presente em vários países como Chile, Índia, Espanha, México, Itália, China e no Brasil desde 2021. Mas, agora ele é ofertado como uma alternativa de substituição do NF-e GRC.

Seu principal objetivo é automatizar o fluxo e processamento dos documentos fiscais no ERP, permitindo integração direta com a SEFAZ.

Entretanto, vale ressaltar que o SAP Document Compliance é exclusivo para usuários de S/4HANA e que, quando o GRC NF-e for descontinuado, os clientes não serão transferidos automaticamente!

Na verdade, as empresas interessadas em utilizar o serviço deverão entrar em contato com a desenvolvedora para adquirir plataforma como um novo produto.

Diante desse cenário, muitas empresas estão explorando outras alternativas ao GRC NF-e, em busca de soluções mais avançadas e que atendam às necessidades particulares de cada uma.

ANI: a solução responsável por receber, processar e gerenciar notas fiscais

De um modo geral, o SAP é um sistema que exige uma grande quantidade de informações, e o preenchimento correto de cada campo obrigatório é fundamental para uma boa gestão no software.

Nesse caso, durante a busca pela nova ferramenta que vai gerir o seu fluxo fiscal, o caminho que vai trazer melhores resultados, é aquele onde você encontra uma solução que atenda às necessidades do SAP e se integre a ele.

O ANI, ferramenta da Midas responsável por receber e gerenciar documentos fiscais, captura a nota diretamente na prefeitura, e-mail, SEFAZ, ou portal de upload exclusivo.

Após a identificação do documento, a solução decodifica o arquivo e garante a entrega de um XML estruturado e organizado em padrão único, de acordo com as necessidades do seu ERP

Só o ANI processa todas as suas notas, independente do layout e município de emissão, entregando informações que vão além do padrão ABRASF!

O ANI vinculado ao módulo SAP otimiza a gestão fiscal e proporciona ganho de performance, deixando tudo pronto para o SPED!

Esses e outros recursos são responsáveis por garantir que você não precise se preocupar com a possibilidade de dar entrada em uma nota denegada, por exemplo, pois ela será barrada antes mesmo de ser processada.

Além, é claro, de evitar que sua equipe faça pagamento indevido de documentos duplicados.

A inteligência do ANI SAP compara as informações do XML com o pedido de compras, cadastros e configurações de impostos, sinalizando as diferenças de valores.

E não para por aqui, a ferramenta ainda faz:

  • Centralização no recebimento de XML’s;
  • Antecipação de eventuais divergências;
  • Padroniza os documentos não estruturados;
  • Redução do tempo de processamento;
  • Reduz falhas por erros operacionais na escrituração dos documentos;
  • Registros de Folhas de Serviços, MIGO e MIRO automaticamente;
  • Garante a autenticidade das informações;

Se a solução te chamou a atenção, entre em contato hoje mesmo com a nossa equipe e veja como a Midas pode te ajudar no processo de inbound fiscal!

Aproveite também para compartilhar este conteúdo com seus colegas de equipe e outros.

Imagem direciona para a página do produto ofertado pelo artigo, como alternativa para o NF-e GRC.

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .