Notas de serviços – dos diferentes layouts ao XML único
26/07/2023

Notas de serviços – dos diferentes layouts ao XML único

O processo de recepção, conferência e registro de documentos fiscais é um desafio constante para qualquer tipo de negócio. E quando falamos sobre o inbound das notas de serviços, as dificuldades parecem dobrar.

Validar as informações de cada NFS-e em meio a tantos layouts diferentes, além de ser desgastante para quem realiza essa atividade, pode também apresentar grandes riscos de inadimplência ou atraso de pagamento.

Se uma informação passa despercebida e não é registrada corretamente no sistema de gestão, a empresa ficar comprometida diante das obrigações com o fisco. Isso sem falar nos riscos de dar entrada em uma nota fria!

Ao longo dos anos, o mercado criou mecanismos para contornar essa situação. Dentre eles, está o padrão ABRASF de NFS-e, e o recém criado Padrão Nacional, que ainda não contempla todas os municípios brasileiros.

Agora, imagine a tranquilidade de não se preocupar com essa situação, porque existe um facilitador no seu processo que organiza todas as informações automaticamente?

Sim, é possível transformar cada nota em um XML único e padronizado com as necessidades do seu ERP. E no final dessa leitura nós vamos te contar como!

O padrão nacional de NFS-e

Desde a criação do SPED, o Governo Federal busca formas de aprimorar o controle sobre as Notas Fiscais de Serviços, que, diferente das notas de mercadoria e transporte (NF-e e CT-e), ainda não tinham um padrão definido.

O projeto para um padrão de NFS-e vem sendo estruturado desde meados de 2016. Mas somente em 2023 ele começou a se tornar realidade.

O novo sistema foi desenvolvido com o objetivo de simplificar esse recurso, fazendo com que cada particularidade dos municípios brasileiros fosse contemplada em um padrão nacional.

Esse projeto prevê a criação de uma lei complementar, para instituir a NFS-e Nacional, porém, sua implementação ainda é gradativa e não atingiu a todos os municípios brasileiros.

Você pode ter um XML único independente da padronização nacional

Facilitar o processo e a padronização de notas fiscais – principalmente as de serviços – é uma das especialidades da Midas desde 2011. E nosso legado continua!

O ANI, nossa ferramenta responsável por receber e gerir notas fiscais, garante um XML estruturado e organizado no padrão Midas, de acordo com as necessidades do seu ERP!

Ao identificar o recebimento de uma nota fiscal, a inteligência decodifica esse arquivo e gera um XML de padrão único, o padrão Midas Solutions, que é uma versão estruturada da NFS-e, totalmente aceita pela auditoria e pelo Fisco.

E mais, o ANI ainda entrega um XML com informações que vão além do padrão ABRASF.

Tudo isso dentro de uma plataforma personalizada, que permite agilidade nas consultas, já que as informações estão centralizadas em um mesmo local.

Conheça o ANI e garanta total controle das suas notas de serviços recebidas!

Leia também: Gestão fiscal no SAP: descubra o momento certo de automatizar

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .