SAP NF-e GRC será descontinuado – Veja alternativas para o inbound de notas fiscais
06/03/2025

SAP NF-e GRC será descontinuado – Veja alternativas para o inbound de notas fiscais

O SAP NF-e GRC é um software voltado para automatizar a consulta e controle de documentos fiscais emitidos (outbound) e recebidos (inbound). 

Com ele, os usuários têm a possibilidade de validar Documentos Fiscais de maneira ativa, podendo identificar e evitar falhas com mais facilidade, baixar o arquivo XML dos documentos no site da SEFAZ e controlar a emissão por parte do fornecedor. 

Porém, a partir de dezembro de 2025 o módulo não terá mais suporte e atualizações. Nesse caso, é recomendado que as empresas que utilizam o SAP ECC e o S/4HANA migrem para outra solução. 

Continue a leitura e entenda mais sobre o produto SAP e outras alternativa disponíveis no mercado. 

SAP Document Compliance

O SAP Document Compliance não é exatamente uma novidade, pois, já está presente em vários países como Chile, Índia, Espanha, México, Itália, China e no Brasil desde 2021. Mas, agora ele é ofertado como uma alternativa de substituição do NF-e GRC. 

O seu principal objetivo é automatizar o fluxo e processamento dos documentos fiscais no ERP, permitindo integração direta com a SEFAZ. 

Entretanto, vale ressaltar que o SAP Document Compliance é exclusivo para usuários de S/4HANA e que, quando o GRC NF-e for descontinuado, os clientes não serão transferidos automaticamente! 

Na verdade, as empresas interessadas em utilizar o serviço deverão entrar em contato com a desenvolvedora para adquirir plataforma como um novo produto. 

Diante desse cenário, muitas empresas estão explorando outras alternativas ao GRC NF-e, em busca de soluções mais avançadas e que atendam às necessidades particulares de cada uma, reduzindo os riscos que o lançamento manual pode trazer. 

Saiba mais como essa mudança pode afetar a sua empresa:

 

Resolva isso com a automatização de gestão de documentos 

De um modo geral, o SAP é um sistema que exige uma grande quantidade de informações, e o preenchimento correto de cada campo obrigatório é fundamental para uma boa gestão no software. 

Nesse caso, durante a busca pela nova ferramenta que vai gerir o seu fluxo fiscal, o caminho que vai trazer melhores resultados, é aquele onde você encontra uma solução que atenda às necessidades do SAP e se integre a ele. 

A solução Midas para processamento e inbound de documentos, é a nossa ferramenta responsável por receber e gerenciar documentos fiscais, captura a nota diretamente na prefeitura, e-mail, SEFAZ, ou portal de upload exclusivo. 

Após a identificação do documento, a solução decodifica o arquivo e garante a entrega de um XML estruturado e organizado em padrão único, de acordo com as necessidades do seu ERP. 

Só ela processa todas as suas notas, independente do layout e município de emissão, entregando informações que vão além do padrão ABRASF! 

Essa funcionalidade vinculada ao módulo SAP otimiza a gestão fiscal e proporciona ganho de performance, deixando tudo pronto para o SPED! 

Esses e outros recursos são responsáveis por garantir que você não precise se preocupar com a possibilidade de dar entrada em uma nota denegada, por exemplo, pois ela será barrada antes mesmo de ser processada. 

Além, é claro, de evitar que sua equipe faça pagamento indevido de documentos duplicados. 

A inteligência da nossa solução certificada e integrada ao SAP compara as informações do XML com o pedido de compras, cadastros e configurações de impostos, sinalizando as diferenças de valores. 

 

Gestão de fornecedores simplificada e transparente  

A Midas transforma a gestão de fornecedores em um processo mais ágil, organizado e seguro para todos os envolvidos no processo.  

Através do nosso Portal centralizado, é possível que fornecedores e prestadores de serviços acompanhem o status de cada documento enviado em tempo real, anexem as informações de pagamento e visualizem quando ele será realizado, garantindo total transparência e previsibilidade nas operações. 

Além disso, os filtros inteligentes permitem localizar rapidamente qualquer documento, corrigir informações quando necessário e reduzir riscos operacionais.  

Dessa forma, tanto tomadores quanto prestadores de serviço podem gerenciar suas atividades com mais eficiência, otimizando tempo e minimizando erros que impactam o fluxo fiscal e financeiro. 

Quer transformar a forma como sua empresa gerencia a relações com fornecedores? Entre em contato com a nossa equipe e descubra como a Midas pode elevar a eficiência da sua operação. 

Compartilhe este conteúdo com sua equipe e colegas do setor para que mais empresas possam simplificar seus processos e ganhar mais controle sobre sua gestão de risco e compliance! 

 

Imagem direciona para a página do produto ofertado pelo artigo, como alternativa para o NF-e GRC.

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