Integração via API: o que é e como inserir em sistemas de gestão?
05/12/2022

Integração via API: o que é e como inserir em sistemas de gestão?

Pode ser que você não esteja familiarizado com o termo integração via API, mas com certeza as funcionalidades e vantagens desse processo já fazem parte do seu dia a dia e rotina de trabalho. Duvida?

Você já entrou em algum site e, ao se cadastrar, viu que estava disponível a opção de se inscrever através de alguma rede social que já possuía?

Ou então já digitou o seu CEP num campo obrigatório para registro e automaticamente apareceu o endereço? Provavelmente sim!

Basicamente, API é uma interface entre dois softwares. Ou seja, é quem faz a ponte entre sistemas maiores.

E não podemos esquecer que vivemos em um mundo superconectado e competitivo, em que se busca somar cada vez mais agilidade, simplicidade e aperfeiçoar o que já existe, e a API é assunto de primeira com relação a isso tudo.

Se você quer compreender como a integração via API é capaz de facilitar e inovar a sua rotina de trabalho, reduzir o tempo de execução de demandas diárias e tornar sua equipe e sistemas mais produtivos, continue com a gente neste conteúdo.

Boa leitura! 🤓

O que é integração via API?

A sigla API vem da expressão em inglês Application Programming Interface ou, em português, Interface de Programação de Aplicações.

De maneira geral, as APIs são um conjunto de padrões que fazem parte de uma interface e que permitem a criação de plataformas de maneira mais simples e prática para desenvolvedores.

Melhor dizendo, é um sistema que se comunica com um software a fim de compartilhar funcionalidades e recursos, possibilitando que uma plataforma utilize as aplicações de outra ferramenta. Podemos dizer que é uma espécie de conector de sistemas.

Tudo isso com o objetivo de otimizar um trabalho já desenvolvido ou até mesmo trazer inovações e melhorias para um negócio e também para a experiência do usuário.

O desenvolvedor do seu ERP, por exemplo, pode empregar um outro programa complexo que já existe através de uma aplicação simples, sem se preocupar em criar algo novo, saber como funciona e realizar as respectivas manutenções.

Isso nada mais é do que permitir que um programador utilize do trabalho de outro com consentimento, com a intenção de poupar tempo, acelerar uma inovação e ter mais segurança, pois já é algo que existe e que deu certo.

A imagem contém dois monitores de computador, ilustrando a conexão entre dois softwares por meio da API.

Você pode se interessar em ler: API de integração: como ter mais controle sobre o processo de cadastros

Quais os tipos de API?

As APIs podem ser classificadas em diferentes tipos, sendo as mais conhecidas:

API Pública

Pode ser utilizada por qualquer pessoa ou empresa, pois ela está publicamente disponibilizada a todos que se interessem. O Google Maps, o WhatsApp e até mesmo o Facebook são exemplos desse tipo de integração via API.

API Privada

Possui mais restrição com relação a seus dados disponíveis. De forma resumida, é desenvolvida para funcionar internamente. É geralmente utilizada para otimizar processos internos. A Siri e o assistente virtual da Apple são bons exemplos.

API de Parceiro

É utilizada a fim de aprimorar a comunicação entre sistemas de parceiros de negócios. Ou seja, há intenção das duas empresas em passar e receber informações de seus respectivos sistemas.

Para que serve e como funciona a integração via API?

Dessa forma, a criação de novos softwares, aplicativos e ferramentas em geral é mais descomplicada, além de estabelecer um determinado padrão nessas programações.

Fora isso, é um meio seguro tanto para quem utiliza da aplicação, tanto para quem fornece, pois a empresa que aplica tem a confiança de que aquilo já foi desenvolvido, passado por manutenções e executado em diferentes cenários.

Já quem cria permite ou bloqueia o acesso a dados que considera relevantes e não possui interesse em compartilhar.

E não podemos deixar de lado o consumidor final. A integração via API também pode ser vantajosa para o seu cliente, já que, independentemente do que se pretende oferecer, seja um site ou um app, agrega mais funcionalidades.

Quando o cliente tem interesse em saber o valor de um frete até um determinado endereço, ao invés de buscar essa informação em outro lugar, ele consegue checar instantaneamente digitando apenas o CEP através de uma integração via API com o site dos Correios.

Já ouviu aquele ditado: “Melhor do que uma, só duas”? Pois bem, aqui também é assim. Melhor do que apenas um programa, só dois juntos.

Para ilustrar tudo isso, observe esse seguinte exemplo do ponto de vista corporativo.

Dentro do seu ERP ou qualquer outro sistema de gestão, é preciso colocar informações sobre seus fornecedores, parceiros e clientes, certo?

Ao invés de fazer isso manualmente, existem integração via API que podem realizar essa consulta de CNPJ espontaneamente e preencher os campos necessários de cadastro de forma automática.

É claro que seus programadores podem desenvolver uma ferramenta para fazer isso, com certeza. Porém, não é mais fácil e prático desfrutar da integração via API para esse fim?

Como é a integração via API com sistemas de gestão?

É certo que seu negócio utiliza pelo menos um sistema de gestão. Caso disponha de mais de um e eles não sejam integrados, é provável que você possa estar com alguma dificuldade na hora de organizar e gerenciar processos.

Ao utilizar softwares de diferentes fornecedores, eles podem ser incompatíveis entre si, geralmente porque possuem linguagens de programação diferentes. Com o crescimento dos negócios, isso é mais do que normal.

E quando pensamos no universo corporativo, é fundamental que as informações estejam centralizadas, para aumentar a produtividade e organização e diminuir as chances de falhas.

Porém, para que isso seja realidade, é preciso que algo conecte todos, certo? E como falamos anteriormente, isso pode ser um possível problema caso não tenha a participação de uma API.

É ela quem fará com que seus sistemas e softwares diferentes se conectem entre si, compartilhem informações e funcionalidades, a fim de otimizar o desempenho de ambos.

Geralmente, os próprios desenvolvedores disponibilizam suas APIs e, como percebeu, isso é fundamental para o andamento e fluidez do seu negócio.

Quais as vantagens da integração via API para seu negócio?

Viabiliza a economia de tempo e recursos

Como não será preciso que o seu desenvolvedor passe dias e dias pensando em um novo software para ter algumas funcionalidades específicas, há uma redução de tempo e, até mesmo, de capital.

Promove a troca de informações constante

Tudo fica integrado, e as APIs não deixam nada de fora. Logo, seus sistemas funcionam com exatidão e compartilham seus dados, o que facilita muito a gestão de processos.

Permite a automação de processos

Através da integração via API, é possível centralizar as funcionalidades de diversas ferramentas, certo? Sendo assim, é mais simples automatizar etapas dentro de um ERP, por exemplo.

Aumenta a produtividade

Seus profissionais de tecnologia podem ser realocados para atividades que precisam das suas habilidades e de seu conhecimento. E, como promove a automação de processos, seu time, de forma geral, também fica mais produtivo.

Facilita e agiliza a integração entre soluções de gestão

Os softwares da sua empresa não precisam e não devem fluir de forma separada. E, quanto a isso, já vimos que a API contribui para que eles se conectem entre si.

E aí? Deu para entender o que é a integração via API, para que serve e o tanto que é essencial para o seu negócio? Esperamos que sim!

Não deixe de compartilhar este conteúdo com seus colegas.

Nos vemos em breve! 👋

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .