Data Driven: Tecnologias que podem ajudar na aplicação
16/11/2022

Data Driven: Tecnologias que podem ajudar na aplicação

Não é segredo que o Data Driven proporciona uma visão bastante categórica para as tomadas de decisão das organizações, já que, a partir dessa estratégia, é possível planejar ações mais precisas para diferentes situações.

Você provavelmente já conhece essa cultura e também a importância de delinear as decisões da empresa onde atua com base nos dados, certo?

Mas já conseguiu enxergar a melhor maneira de aplicar essa estratégia à realidade da sua companhia?

Antes de mais nada, é preciso que toda a estrutura do seu negócio esteja preparada para receber o Data Driven. Por isso, é importante que, acima de tudo, os colaboradores e líderes tenham a mesma percepção dessa importância.

Com o preparo da equipe, a interpretação dos dados se torna muito mais concisa, trazendo estabilidade e segurança para o processo operacional, resultando em bons efeitos.

E como um segundo passo, é interessante pensar em como todo esse processo pode ser otimizado, de modo que a atuação de cada área ou departamento possa ser integrada, dinâmica e eficaz.

Durante a leitura desse conteúdo você vai entender melhor como a tecnologia pode contribuir para um melhor desempenho do Data Driven.

A tecnologia aplicada ao Data Driven

Se o objetivo é aumentar a capacidade analítica do seu negócio, é preciso contar com estratégias que tenham a capacidade de processar um grande volume de dados.

Isso envolve desde a capacitação e treinamento de equipes especializadas, até o uso de plataformas e ferramentas que auxiliem durante toda a operação do dia a dia da empresa.

Apesar de ser possível realizar a gestão dos dados sem o uso de softwares, essa ideia se torna completamente inviável quando concluímos que o processo se tornaria lento e burocrático. O que, de certa forma, iria na contramão do conceito de data driven.

Ou seja, podemos dizer que a gestão data driven está diretamente ligada ao uso das tecnologias.

Isso para não dizer que elas seriam codependentes, já que as ferramentas de automação são as responsáveis por coletar, armazenar e cruzar os dados de maneira rápida, inteligente e eficaz.

Hoje em dia, vários softwares já foram desenvolvidos com o objetivo de contribuir para a análise de dados.

Cada um, geralmente, tem um papel diferente a desempenhar, mas também existem aqueles que são integrados entre si, facilitando todo o processo.

Portanto, cabe à empresa identificar as necessidades de seus departamentos e definir qual é a melhor solução para suas operações.

Como a Midas contribui para a cultura Data Driven

  • Para os times de Cadastros, Recursos Humanos e Administrativo

Monitorar e manter atualizadas as informações de seus clientes e fornecedores, em todos os sistemas usados pela empresa, exige um grande esforço. Principalmente se esse processo for realizado de forma manual.

Levando esse cenário em consideração, automatizar sua avaliação de fornecedores com um software inteligente é uma escolha altamente estratégica e eficiente. Além de estar cada vez mais comum na rotina das mais diversas empresas.

Através de uma ferramenta que analisa automaticamente as informações essenciais dos parceiros, você garante que seu time não perca horas ou dias realizando essa tarefa.

E o melhor, as aplicações foram desenvolvidas para se conectarem integralmente a todos os seus sistemas de gestão, como CRM, SRM e ERP.

Foi pensando nisso que a Midas desenvolveu ferramentas para evitar que sua empresa se relacione com fornecedores irregulares, ou que tenha notas rejeitadas por conta de dados desatualizados.

E, claro, para agilizar ainda mais a rotina de cadastros, os conectores da Midas foram criados para que a contratação também possa ser pontual. Assim, você consegue padronizar os seus dados de cadastro, garante um bom Data Driven, e ainda não fica preso a prazos infinitos de contrato.

  • Para os times Fiscal, Contábil e Financeiro

Quando se trata de processar e lançar documentos fiscais, pensar em fazer todo esse processo de forma manual dá até um desânimo, não dá?

Além de ser desgastante para os colaboradores que executam a tarefa, o risco de inserir informações erradas é muito maior, já que toda a operação demanda muita concentração.

Se já é difícil manter um e-mail pessoal organizado, imagine o esforço necessário para estruturar aquela caixa de entrada que recebe as notas fiscais dos seus fornecedores?

Normalmente, nessas caixas também chegam comunicações internas, lembretes, solicitações, e etc. E isso pode fazer com que os documentos importantes acabam passando batido, o que pode causar grandes problemas com o fisco e com o parceiro.

E podemos concordar que, com o grande volume de documentos recebidos diariamente, não é raro quando acontece um deslize.

É aqui que entra a importância da automatização do recebimento fiscal!

Com o apoio de softwares como o ANI, você consegue simplificar e centralizar 100% do inbound das notas fiscais tomadas.

Com a solução você e sua equipe deixam de perder tempo procurando as notas no e-mail, já que ela identifica automaticamente os arquivos na caixa de entrada. Além de também buscar os documentos diretamente no site da prefeitura.

Outra grande vantagem é ter a garantia de que os prazos de pagamento serão cumpridos, fortalecendo sua relação com os fornecedores.

Isso sem contar a facilidade que sua equipe terá para incluir os dados totalmente estruturados no ERP e a assertividade das validações fiscais.

Transforme os processos da sua empresa

Se sua empresa está começando a estruturar a cultura Data Driven, esse é o momento de pensar nos melhores software de automação, trazendo mais agilidade para o dia a dia dos departamentos e garantindo que nenhum processo será moroso.

Além de agilizar as operações e garantir ainda mais segurança, investir na tecnologia para a estratégia Data Driven ainda pode otimizar custos e agregar grandes valores ao seu negócio.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de compartilhar com a sua equipe e seus colegas.

Até a próxima! 👋

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .