Conflito de interesses: o que é e como evitar essa situação?
21/03/2025

Conflito de interesses: o que é e como evitar essa situação?

Imagine só a situação: você está em uma reunião para decidir sobre a escolha de um fornecedor para compra de equipamentos na sua empresa. Foram recebidas algumas propostas, uma delas oferece um equipamento de última geração, com tecnologia inovadora e resultados promissores. Mas, você percebeu só agora na reta final da escolha que o seu primo, que cresceu junto com você, é um dos sócios dessa empresa.

Como garantir que a decisão seja justa e transparente, considerando o laço familiar?

Essa situação é um exemplo de conflito de interesses, que pode surgir em qualquer organização, independentemente do setor.  Ele ocorre quando um indivíduo ou entidade tem interesses conflitantes que podem influenciar suas ações ou decisões.

Neste artigo, vamos explorar o tema de conflito de interesses. Abordaremos alguns tipos de conflitos, os riscos que eles representam e como lidar com eles de forma ética e transparente, com exemplos e dicas práticas para evitar que eles afetem a sua empresa.

 

Os interesses da organização vêm primeiro

O conflito de interesses acontece quando uma pessoa coloca seu próprio interesse acima do interesse da empresa para obter vantagens.

Essa situação pode levar à tomada de decisões tendenciosas, prejudicando a transparência e ética em vários cenários e pode resultar em consequências negativas para a empresa, como perda de reputação, problemas legais e financeiros.

Em outras palavras, as questões externas de um indivíduo, como questões amorosas, religiosas, grau de parentesco e entre outras acabam influenciando-o a agir contra os princípios da organização, comprometendo o interesse coletivo.

 

Todos estão expostos nessas situações

Qualquer pessoa, com algum tipo de relação com uma empresa, pode estar envolvida em um conflito de interesses:

  • Funcionários: Em qualquer nível hierárquico, desde um estagiário até um alto executivo.
  • Fornecedores: Que podem tentar influenciar decisões de compra em seu favor.
  • Clientes: Que podem buscar obter vantagens indevidas.
  • Concorrentes: Que podem se beneficiar de informações privilegiadas.
  • Acionistas: Que podem tomar decisões visando apenas seus próprios lucros.

 

O conflito pode acontecer em várias situações e lugares

Essa situação nas relações corporativas pode se dar de diferentes formas, momentos e até mesmo aspectos. A seguir vamos dar alguns exemplos.

A contratação de um novo colaborador que possua vínculo empregatício ou societário com uma organização concorrente, por exemplo, pode interferir em sua habilidade em tomar decisões em prol da empresa contratante.

Isso sem contar o risco do vazamento de informações estratégicas e sensíveis para a sua companhia.

A existência de parentes na mesma posição hierárquica também pode gerar disputa por espaço e ou poder, prejudicando a tomada de decisão, a comunicação interna e até mesmo o controle dos processos internos do negócio.

Outra situação muito arriscada é fechar parcerias com fornecedores críticos. É sempre bom lembrar que em alguns casos sua empresa pode ser tornar corresponsável pelas ações irregulares de fornecedores.

Tudo isso pode atrapalhar a entrada de novos investidores, a participação de licitações com órgãos públicos governamentais e até mesmo a relação com órgãos de regulamentação e fiscalização.

Por isso, fique atento a qualquer indício de fraude, processos judiciais, trabalho análogo à escravidão e irresponsabilidade socioambiental.

 

 

A prevenção é fundamental para evitar conflitos de interesses

Diversas ações são necessárias, como investir em uma investigação prévia sobre o histórico de potenciais parceiros, fornecedores, clientes e colaboradores. Consultar informações relevantes e atualizadas em fontes como o site da Receita Federal, Simples Nacional ou Sintegra ajuda a entender se o CNPJ ou CPF em questão é o mais indicado para uma parceria com a sua empresa.

Será necessária a coleta de dados em cada uma dessas fontes, um processo demorado e que exige atenção da equipe, mas que não pode ser ignorada.

É nesse ponto que a automação da governança de cadastros , se torna essencial para otimizar o processo e reduzir o risco de potenciais ameaças que possam impactar a integridade e a transparência da sua empresa.

Internamente nas organizações, outras práticas podem ser adotadas:

  • Código de conduta: Estabelecer regras claras e transparentes sobre o que configura conflito de interesses e quais as consequências para quem as descumprir.
  • Treinamento: Capacitar os funcionários para identificar e lidar com situações de conflito de interesses.
  • Canais de denúncia: Criar mecanismos seguros e confidenciais para que os funcionários possam reportar suspeitas de conflito de interesses.
  • Política de presentes: Definir limites para a aceitação de presentes ou favores de fornecedores ou clientes.
  • Transparência: Tornar públicos os procedimentos e decisões da empresa, garantindo a accountability.

 

Reduza os riscos com a automação

Uma ótima maneira para conseguir otimizar essa etapa é investir em uma plataforma segura e automatizada que entrega as melhores informações como, situações cadastrais no âmbito Federal, Estadual, Obrigatoriedades Fiscais e dados sobre vínculos trabalhistas.

Quais as vantagens desse serviço?

Além de simplificar seus processos cadastrais, sejam de pessoas físicas ou jurídicas em seu quadro de clientes e fornecedores, a automação contribui com:

  • Background checks minuciosos.
  • Validação de fornecedores e clientes em qualquer esfera.
  • Enriquecimento do CRM, SRM e ERP.
  • Agilizar como nunca os cadastros de empresas.
  • Análises mais profundas e decisões estratégicas.

 

A solução da Midas vai além, validando e analisando informações de parceiros, fornecedores e clientes, garantindo compliance e segurança em suas relações comerciais. Com ela, você pode:

  • Automatizar a qualificação de parceiros: Eliminar tarefas manuais e integrar dados ao seu ERP.
  • Fortalecer a gestão de riscos e compliance: Identificar potenciais conflitos de interesses e garantir conformidade com normas e regulamentações.
  • Aumentar a segurança da condução dos negócios: Validar informações cadastrais, financeiras e socioambientais, além de detectar possíveis fraudes.
  • Tomar decisões mais assertivas: Eliminar suposições e obter insights completos sobre seus parceiros comerciais.

Pronto para proteger sua empresa e tomar decisões mais estratégicas?

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