O 5G chegou!
26/09/2022

O 5G chegou!

Em 2020 eu trouxe um artigo aqui para vocês com o nome “Muita coisa vai mudar com o 5G”, e nele expliquei que essa mudança se trata da quinta geração das conexões móveis, que substituirá a atual 4G.

A atual tecnologia é utilizada por smartphones e outros equipamentos que, por meio de um chip, conseguem se conectar as redes telefônicas. E tendo isso como pano de fundo, o 5G promete ir bem mais além.

Naquela época mencionei que já existiam 24 países utilizando o 5G, e que o Brasil fazia parte dos 7 países que estavam em fase de teste.

E agora podemos dizer que realmente funciona!

As operadoras começaram a ativar redes 5G na cidade de São Paulo desde a primeira semana de agosto e, até este momento, a conexão já está ativa em 22 capitais do Brasil.

São Paulo foi a quinta cidade brasileira a liberar a nova geração de conexão móvel. Antes, as operadoras liberaram o 5G em Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS).

Segundo o cronograma da Anatel, até o final do mês de setembro todas as capitais devem ter redes 5G habilitadas.

Além deste cronograma, as operadoras estão em fase de testes em muitas cidades estratégicas para expansão do uso.

Sei disso, pois, ultimamente, durante os passeios diários com o meu cachorrinho, percebi que a conexão do meu aparelho começou a oscilar entre as siglas 4G e 5G, de acordo com os lugares por onde eu passava.

E fazendo alguns testes, pude notar que a diferença realmente é absurda!

O 5G é veloz como um foguete!

A nova tecnologia promete uma velocidade 20 vezes mais rápida que o 4G. Estando na casa dos gigabits por segundo, o 5G é capaz de baixar filmes em pouquíssimos minutos!

Outra vantagem é o baixo tempo de resposta entre um comando feito e sua execução (a chamada latência), o que pode ser especialmente útil para jogar online ou realizar atividades críticas, como procedimentos médicos feitos a distância.

Vou pagar mais por isso?

Num primeiro momento, a maioria das operadoras não deve cobrar pelo uso da nova tecnologia, que promete entregar altas velocidade de download.

Entretanto a ideia inicial é justamente entender o consumo dos clientes e, em um momento futuro, oferecer planos adequados à esta realidade.

O que eu precisarei fazer para utilizar esta tecnologia?

Atualmente há cerca de 70 modelos de celulares habilitados para o 5G em nosso país, mas essa novidade não é muito boa para quem comprou seu equipamento há mais de 2 anos, pois é bem provável que ele não seja compatível.

A boa notícia é que o processo de expansão deve ocorrer durante o final deste ano e todo o ano de 2023, o que pode ser tempo de sobra para quem quiser aproveitar os recursos, se organizar e trocar de equipamento!

As vantagens da conexão 5G

Em diversas áreas tivemos evoluções expressivas nos últimos anos. Dentre elas, podemos citar a avanços na área da saúde, automação doméstica, TV por streaming, Educação (EAD) e por aí vai.

Mas todas elas sofrem com algumas barreiras, em função da velocidade necessária para trafego dos dados.

Hoje já existem projetos em desenvolvimento, para que, em futuros próximos, um cirurgião possa operar uma pessoa a distância. Agora imagine isso acontecendo com uma conexão ruim… Não dá para confiar, né?

Por outro lado, em uma realidade mais vizinha, a TV por streaming também vem ganhando espaço todos os dias. E é comum ver as redes domesticas congestionadas, já que cada um dos moradores costuma assistir a coisas distintas em seus equipamentos.

Seria incrível se todos conseguissem ter o seu momento de lazer e entretenimento sem interrupções, certo?

E é justamente essa a proposta do 5G.

A nova tecnologia tende a trazer muito além da maior velocidade, mas também experiências muito mais satisfatórias – e até revolucionárias – para os consumidores.

Eu, particularmente, estava muito ansioso pelo início oficial do uso da tecnologia 5G.

Quem sabe daqui a um ano eu conto para vocês tudo que mudou após este momento?!

Para encerrar, hoje nossa reflexão fica por conta de uma frase de Game Of Thrones, uma das melhores séries de todos os tempos:

“Qualquer homem que precisa dizer “eu sou o rei” não é um rei de verdade.”

Até a próxima, pessoal! 👋

 

Por Claudio Cesar Fernandes, CEO da Midas Solutions.

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .