SAP NF-e GRC será descontinuado – Veja alternativas para o inbound de notas fiscais
05/09/2023
O SAP NF-e GRC é um software voltado para automatizar a consulta e controle de documentos fiscais emitidos (outbound) e recebidos (inbound).
Com ele, os usuários tem a possibilidade de validar Documentos Fiscais de maneira ativa, podendo identificar e evitar falhas com mais facilidade, baixar o arquivo XML dos documentos no site da SEFAZ e controlar a emissão por parte do fornecedor.
Porém, a partir de dezembro de 2025 o módulo não terá mais suporte e atualizações. Nesse caso, é recomendado que as empresas que utilizam o SAP ECC e o S/4HANA migrem para outra solução.
Continue a leitura e entenda mais sobre o produto SAP e outras alternativa disponíveis no mercado.
SAP Document Compliance
O SAP Document Compliance não é exatamente uma novidade, pois, já está presente em vários países como Chile, Índia, Espanha, México, Itália, China e no Brasil desde 2021. Mas, agora ele é ofertado como uma alternativa de substituição do NF-e GRC.
Seu principal objetivo é automatizar o fluxo e processamento dos documentos fiscais no ERP, permitindo integração direta com a SEFAZ.
Entretanto, vale ressaltar que o SAP Document Compliance é exclusivo para usuários de S/4HANA e que, quando o GRC NF-e for descontinuado, os clientes não serão transferidos automaticamente!
Na verdade, as empresas interessadas em utilizar o serviço deverão entrar em contato com a desenvolvedora para adquirir plataforma como um novo produto.
Diante desse cenário, muitas empresas estão explorando outras alternativas ao GRC NF-e, em busca de soluções mais avançadas e que atendam às necessidades particulares de cada uma.
ANI: a solução responsável por receber, processar e gerenciar notas fiscais
De um modo geral, o SAP é um sistema que exige uma grande quantidade de informações, e o preenchimento correto de cada campo obrigatório é fundamental para uma boa gestão no software.
Nesse caso, durante a busca pela nova ferramenta que vai gerir o seu fluxo fiscal, o caminho que vai trazer melhores resultados, é aquele onde você encontra uma solução que atenda às necessidades do SAP e se integre a ele.
O ANI, ferramenta da Midas responsável por receber e gerenciar documentos fiscais, captura a nota diretamente na prefeitura, e-mail, SEFAZ, ou portal de upload exclusivo.
Após a identificação do documento, a solução decodifica o arquivo e garante a entrega de um XML estruturado e organizado em padrão único, de acordo com as necessidades do seu ERP
Só o ANI processa todas as suas notas, independente do layout e município de emissão, entregando informações que vão além do padrão ABRASF!
O ANI vinculado ao módulo SAP otimiza a gestão fiscal e proporciona ganho de performance, deixando tudo pronto para o SPED!
Esses e outros recursos são responsáveis por garantir que você não precise se preocupar com a possibilidade de dar entrada em uma nota denegada, por exemplo, pois ela será barrada antes mesmo de ser processada.
Além, é claro, de evitar que sua equipe faça pagamento indevido de documentos duplicados.
A inteligência do ANI SAP compara as informações do XML com o pedido de compras, cadastros e configurações de impostos, sinalizando as diferenças de valores.
E não para por aqui, a ferramenta ainda faz:
- Centralização no recebimento de XML’s;
- Antecipação de eventuais divergências;
- Padroniza os documentos não estruturados;
- Redução do tempo de processamento;
- Reduz falhas por erros operacionais na escrituração dos documentos;
- Registros de Folhas de Serviços, MIGO e MIRO automaticamente;
- Garante a autenticidade das informações;
Se a solução te chamou a atenção, entre em contato hoje mesmo com a nossa equipe e veja como a Midas pode te ajudar no processo de inbound fiscal!
Aproveite também para compartilhar este conteúdo com seus colegas de equipe e outros.