SAP ERP: como otimizar a esteira de processamento das NFS-e
26/03/2025

Não é à toa que o Brasil ocupa o primeiro lugar na lista dos 100 países com a carga tributária mais complexa. Consequentemente, o tempo gasto pelas empresas brasileiras com obrigações tributárias varia de 1.483 a 1.501 horas por ano (ou 62 dias por ano), segundo o Banco Mundial.
Entendendo a complexidade do ciclo
O ciclo de uma única nota fiscal de serviço dentro da sua empresa pode ser bastante oneroso. O SAP ERP auxilia muito na gestão desse processo, mas ainda há situações que demandam esforços manuais.
Além disso, com um Fisco cada vez mais exigente, não podemos deixar a otimização da esteira de processamento das NFS-e em segundo plano. Essa escolha pode impactar negativamente o seu negócio.
A boa notícia é que é possível transformar esse cenário e trazer mais agilidade e segurança para o processamento de NFS-e no seu ambiente.
O que é o processamento de notas fiscais?
A NFS-e é emitida contra o seu CNPJ logo após a prestação de um serviço contratado. Após a emissão, ela passa por diversas etapas antes de chegar ao pagamento do parceiro.
Esse percurso, conhecido como esteira de processamento, ocorre dentro do ERP (como o SAP) e abrange os seguintes passos:
- Documento recebido
- Determinação empresa/centro
- Cadastro de fornecedor
- Pedido não informado
- Pedido de compras inválido
- Configuração empresa/centro
- Pedido de compras não liberado
- Pedido de compras autorizado
- Documento exige FS ML181N
- Validação da LC116
- Recebimento físico MIGO
- Execução e conferência da validação fiscal
- Recebimento fiscal MIRO
- Processo concluído
Embora a primeira fase pareça simples, ela não é tão direta. Atualmente, o SAP não recebe automaticamente o documento fiscal, pois o sistema depende da ação humana.
Geralmente, são necessárias várias horas para localizar o documento no e-mail ou no site da prefeitura, o que retarda a entrada da NFS-e no ERP.
Desafios na conferência manual
Além dessa demora, é importante destacar a fase de lançamento dos códigos MIGO e MIRO, essenciais para a visibilidade dos processos financeiros, fiscais e até de produção.
Antes do pagamento ao fornecedor, a verificação minuciosa dos dados contidos na nota – inclusive os tributos – é fundamental para evitar o pagamento de valores incorretos e possíveis autuações fiscais.
Adicionalmente, a conferência manual pode atrasar o pagamento, afetando o relacionamento com os fornecedores e o fluxo de caixa da empresa.
Por essa razão, a equipe muitas vezes precisa se dedicar exclusivamente a esse processo, o que prejudica a execução de outras atividades estratégicas.
Como otimizar o processamento no SAP ERP
Para mitigar esses riscos e acelerar o processo, é recomendável integrar ao seu ERP uma solução que automatize a esteira.
Essa solução atua como um acelerador que garante a validação correta de cada documento fiscal e, consequentemente, a liberação do pagamento de forma segura.
Especificamente, a automação realiza as seguintes funções:
- Validação dos dados dos fornecedores por meio de consultas em bases públicas e privadas;
- Associação automática do pedido de compras com base em regras predefinidas;
- Confronto das informações do XML da NFS-e com o pedido de compras;
- Checagem de tolerância de valores;
- Verificação da exatidão dos impostos retidos na fonte ou acumulados para crédito posterior;
- Lançamento automático dos documentos de Folha de Serviço (ML81N), MIGO e MIRO;
- Integração dos eventos de cada documento fiscal, inclusive os que requerem aprovações de gestores.
Portanto, a automação não só otimiza o tempo investido no recebimento fiscal como também aumenta a produtividade da equipe.
Com essa solução, a equipe não precisa mais dedicar horas à digitação manual nem corrigir erros frequentes, o que possibilita a concentração em tarefas mais estratégicas.
Além disso, soluções como as da Midas convertem documentos não estruturados em um XML padrão, elevando ainda mais o desempenho da gestão fiscal.
Como resultado, o processo se torna mais seguro e rápido, e os pagamentos são realizados de maneira ágil, fortalecendo a parceria com os fornecedores.
Espero que esse conteúdo ajude a sua empresa a otimizar a esteira de processamento das NFS-e.
Vale ressaltar que a Midas possuí certificação oficial para automatizar esse processo no SAP, trazendo ganhos ao negócio como a redução do tempo para esse processamento, mais fluidez no fluxo de trabalho, redução de riscos com erro de digitação, aumento na segurança no compliance fiscal e entre outros.