Telemarketing nunca mais?
24/08/2022

Telemarketing nunca mais?

Olá pessoal, hoje trago boas notícias sobre as tais ligações de telemarketing!

Quem aí já está de saco cheio de receber chamadas indesejadas?

Se você já trocou de operadora, ou fez portabilidade, com certeza começou a receber dezenas de ligações por semana com ofertas “imperdíveis” da operadora anterior.

E mesmo para quem não passou por esse processo, não é difícil escutar uma reclamação na rodinha de conversa, sobre a quantidade de números que estão telefonando.

Por esses dias eu estava conversando com meus pais sobre o assunto, e me lembro que, automaticamente, minha mãe comentou do desespero que fica quando o telefone toca: “Eles desligam na nossa cara!”.

Mas, afinal, por que as chamadas caem? E qual a razão por trás de tantas ligações?

É exatamente sobre isso que vamos falar durante o bate-papo de hoje.

Você sabe como funciona o telemarketing?

Parece humanamente impossível pensar que alguém passa o dia todo digitando o número do seu telefone para oferecer qualquer tipo de produto ou serviço, né?

E realmente é. Hoje, as empresas que executam este trabalho de telemarketing colocam um software para fazer as ligações (sim, um robô).

Acontece que, quando nós atendemos, o sistema tenta encontrar um operador para transferir a ligação naquele momento. E quando nenhum está disponível, o sistema desliga na sua cara. Sem dó.

O fato de a ligação ser desligada quando você atende, faz com que o seu número continue na lista de pendências, e, assim, eles “tentam novamente daqui a pouco”.

A revolta que se instala com estas situações é gigantesca, já que na maioria das vezes estamos ocupados, ou mesmo em nosso momento de lazer, quando somos interrompidos com um telefonema.

Hoje em dia os aplicativos de mensagens e a comunicação escrita já são tão naturalizados que, quando o telefone toca, sempre pensamos ser algo de nosso interesse, ou algum caso de urgência.

Infelizmente, trago verdades: quase nunca é.

A conduta das empresas de telemarketing está provocando um comportamento novo em muitas pessoas, e elas passaram a não atender mais as ligações desconhecidas.

Esta situação se reforça com a quantidade de golpes que também ocorrem com ligações semelhantes.

Eu mesmo me enquadro neste perfil, se o número não está salvo, as chances de atender ao telefone são mínimas, para não dizer inexistentes.

O Ato que padroniza as ligações

Tendo como pano de fundo as reclamações crescentes da sociedade, a Agência Nacional de Telecomunicação publicou o Ato n.º10.413, que prevê novas regras para o telemarketing. Como a padronização do prefixo 0303 em todas as atividades.

A publicação foi realizada na área de notícias da ANATEL, no portal GOV.BR no dia 10/03/2022 e entrou em funcionamento no dia 08/06/2022.

Com isso, o código 0303 passou a ser de uso exclusivo e obrigatório para as atividades de telemarketing ativo. Ou seja, aqueles que fazem a oferta de produtos ou serviços por meio de ligações e mensagens telefônicas.

Com esse destaque conseguiremos identificar claramente o objetivo da chamada e decidir atendê-la ou não.

Adicionalmente, também é possível instalar aplicativos que bloqueiam este tipo de chamadas, ou cadastrar o seu próprio número no site Não Me Perturbe, que também pertence à ANATEL.

Sabemos que algumas dessas chamadas de números desconhecidos também podem ser estratégias de fraude. Nesse caso, vale ressaltar que essa é uma forma de burlar o sistema de telefonia e os números não são atribuídos pela Anatel.

De qualquer forma, a Agência também afirmou, em 2019 que criou um grupo antifraude, com o objetivo de estuda estes comportamentos e combater a esses riscos.

Os efeitos do ‘novo telemarketing’

É preciso enxergar alguns alertas sobre as consequências que este movimento pode trazer, um deles pode ser relacionado renegociação de dívidas entre empresa e consumidor.

Vamos imaginar o cenário em que a instituição tenta contato telefônico através do código 0303, com o objetivo de contribuir para o acerto do débito. O cliente, por sua vez, identifica a chamada e opta por não atender.

Nesse caso, ele nunca soube, de fato, quem estava ligando. Mas, ao mesmo tempo, também pode ter perdido a oportunidade de se livrar de uma despesa.

Isso tudo, claro, é realmente uma questão de escolha. E sempre vale pena pensar no seu próprio contexto, para decidir qual atitude tomar no momento em que o telefone tocar.

Diversos outros impactos financeiros podem surgir através deste movimento, até mesmo a diminuição severa de vendas em alguns segmentos. Mas esse é assunto para um outro bate-papo.

No momento, tenho certeza que boa parte de nós está comemorando a implantação desta medida, que vai, finalmente, regular o comportamento abusivo que vinha se instalando.

Reflexão do CEO

Para concluir, fica aqui um preparatório reflexivo para todos os amantes da saga O Senhor dos Anéis, e que estão aguardando ansiosos a chegada de setembro, para assistir à nova série deste universo:

“Você pode encontrar as coisas que perdeu, mas nunca as que abandonou” – Gandalf.

Até a próxima, pessoal! 👋

A Midas integrada ao seu ERP transforma sua rotina

Nossas soluções se conectam aos principais ERPs do mercado, garantindo eficiência total na gestão de cadastros e documentos fiscais. Simplifique seus processos e tenha controle absoluto através de plataformas integradas.

Últimos posts