Saneamento de dados: por que sua empresa não deve pular essa etapa?
12/03/2025

Já imaginou uma compra que pode aumentar significativamente o faturamento e lucro da sua empresa, ser barrado ou até mesmo entregue em um outro local?
E o prejuízo do retorno do pedido pois todos os dados de contato para a entrega estão errados ou desatualizados?
Nesse cenário, a validade do produto será comprometida, a reputação da marca pelo atraso da entrega e falta de organização de dados já começa a se desfazer.
O saneamento de dados é essencial para evitar que isso tudo aconteça. Também chamado de padronização de dados, é o processo mais adotado pelas companhias para garantir e potencializar a sustentabilidade do negócio.
A prática é a escolha chave para fugir de notas denegadas e evitar retrabalhos, atritos com o Fisco e sanções tributárias.
Para saber tudo sobre saneamento de dados e o motivo pelo qual sua empresa não deve pular esse processo, siga com a gente!
Um recap sobre a função do cadastro
O cadastro é o que une todos os departamentos de uma organização.
Isso porque todos os processos de uma empresa, sejam eles financeiros, logísticos, comerciais ou produtivos, têm relação com o cadastro e o saneamento de dados.
O financeiro precisa de informações limpas e completas para preencher os campos obrigatórios ou lançar os dados de uma NFS-e.
Já a logística depende da exatidão desses documentos para seguir com a rota, sem riscos de ter a mercadoria retida em postos fiscais durante o transporte.
Não padronizar o cadastro tem impactos negativos
Primeiramente, o saneamento é um ciclo sem fim, afinal, no cenário corporativo, as informações chegam a todo tempo.
Um cadastro despadronizado e com dados duplicados prejudica o fluxo de trabalho, e as entregas da empresa como um todo não vão fluir como deveriam.
Imagine procurar um cadastro que não passou pelo processo de saneamento e que está cheio de caracteres especiais e abreviações quase indecifráveis.
A equipe pode levar horas para tentar compreender e adequar o tamanho das informações no ERP.
Fique em dia com a limpeza
Tão importante quanto manter informações limpas no banco de dados é gerar informações atualizadas e de qualidade em seus sistemas.
E é exatamente aí que entram as próximas etapas do processo de um bom cadastro:
1 – Enriquecimento de dados
Enriquecer a base é, literalmente, completar e melhorar as informações de um cliente ou fornecedor que estão faltando nos sistemas de gestão.
Vamos supor que a equipe de marketing tenha apenas o CNPJ do parceiro em mãos, mas precisa de informações extras para uma abordagem mais assertiva.
O enriquecimento de dados traz um panorama completo da empresa, entregando seu porte, localização, capital social e situação cadastral, sendo essencial para decisões estratégicas.
2 – Atualização de cadastros
Lado a lado com o saneamento e o enriquecimento, está a atualização de cadastros.
Isso porque cadastros com dados inconsistentes impactam a emissão de documentos fiscais, elevando o volume de notas denegadas ou rejeitadas… e tudo isso é um prato cheio para desavenças com a fiscalização.
Fora isso, há também os gastos desnecessários com o aumento dos custos operacionais, a desestruturação do compliance, o enfraquecimento da imagem da marca e, até mesmo, penalidades judiciais.
Manter atualizadas as informações de clientes e fornecedores requer um trabalho cuidadoso de monitoramento em fontes públicas e privadas (nacionais e internacionais).
Ao contrário do que se imagina, o cadastro é “vivo”, já que as informações de fornecedores e clientes podem mudar em um curto espaço de tempo.
Vale muito a pena adotar isso como mantra corporativo!
Por isso, lembre-se de que o diagnóstico da situação de seus parceiros de negócio tem que ser proativo e constante, assim como o saneamento dos dados obtidos.
E quando eu digo “parceiros”, eu me refiro a parceiros mesmo: clientes, fornecedores e transportadoras também, até porque vários estados e municípios impedem, em tempo real, a venda de produtos e serviços para empresas com pendências.
Aproveite e leia também este conteúdo: Vazamento de dados: como proteger as informações da sua empresa
O saneamento de dados traz vários benefícios para a empresa
Dá só uma olhada em tudo o que uma companhia que saneia os dados de parceiros está ganhando:
- Eficácia na comunicação com fornecedores
- Uma base de dados unificada e organizada
- Consistência do início ao fim dos processos
- Otimização de tempo
Quando uma companhia não saneia os dados, ela estará sujeita a perder o controle das negociações efetuadas. Afinal, os lançamentos de informações tendem a ficar incorretos.
A falta de rastreabilidade do que foi comprado ou vendido pode gerar atritos nas relações e retrabalho na rotina das equipes.
Os ganhos de atualizar e enriquecer os dados no seu ERP
Mantém a integridade fiscal longe de ameaças
Ao extinguir erros e inconsistências nos cadastros de CNPJ e CPF, você se mantém em conformidade com a legislação e, assim, constrói uma empresa ética, transparente e totalmente resguardada de penalidades.
Boa relação com o fisco
Não é novidade que o olhar da fiscalização está cada vez mais atento e eficiente. Tanto que um pequeno erro no preenchimento de notas fiscais pode gerar sérios imprevistos relacionados às obrigações fiscais e multas bem altas.
O saneamento de dados cria constância nas informações, reduzindo as chances de brechas para o fisco e permitindo tranquilidade no atendimento às fiscalizações em andamento.
Fortalecimento da marca
Pare um momento e olhe para suas relações. Tenho certeza de que as mais duradouras foram formadas a partir de raízes fortes na confiança.
E isso também vale para uma relação comercial. Confiança é a chave para manter o cliente por muito tempo, mas também para atrair novos consumidores.
Ao ter uma base com dados em que você pode confiar, automaticamente você diminui a incidência de multas e, consequentemente, melhora também o posicionamento do negócio no mercado.
A automação te ajuda nisso tudo
A tecnologia é capaz de transformar todas essas etapas em um processo proativo, extraindo informações de CNPJ em massa e garantindo a atualização constante das informações.
Após realizar a atualização e o enriquecimento do CNPJ, as informações encontradas em fontes públicas e privadas são enviadas à sua empresa de maneira rápida, totalmente tratadas, customizadas à necessidade da sua empresa e prontas para entrar no seu ERP.
Assim, você elimina erros manuais, tem uma visão qualificada dos seus parceiros, garante integração com seu software sem perder a qualidade das informações e evita uma porção de riscos fiscais.
Pensando nisso é que a Midas tem uma solução que é compatível com os principais ERPs do mercado, como TOTVS Protheus, SAP e outros, com essa automação você centraliza o recebimento de documentos fiscais, evita erros manuais e tem mais conformidade em cada etapa da sua operação. A Midas faz a gestão de NF-e, CT-e e NFS-e.