Previsões para a área contábil em 2019 que você tem que saber
23/01/2019
Não é preciso jogar as cartas para prever que o futuro da área contábil tem uma relação direta com o conhecimento e o uso de recursos tecnológicos.
Isso porque as novidades trazidas pelas novas tecnologias estão afetando comportamentos e processos, sobretudo, no ambiente empresarial. Dentre elas, a automatização, que garante mais dinamismo, praticidade, facilidade, economia e mais segurança na organização, implantação e execução de tarefas cotidianas.
Quando falamos de atividades relacionadas à contabilidade, não é diferente. A tecnologia nesta área já está abrindo portas para novos modelos de negócio, mais aprimorados e seguros.
LEIA TAMBÉM: Bons motivos para aproveitar as tendências tecnológicas de 2019
Vamos ver quais previsões esse futuro 4.0 trará para a área contábil?
Gestão orientada por dados
Quem disse que não é possível prever o futuro? Através do que chamamos de BI (Business Intelligence) – ou inteligência de negócios – já é possível antever cenários através de uma sistematização preparada na área de tecnologia.
Ela faz uso de diferentes informações apresentáveis, objetivas e intuitivas, adquiridas nos mais variados departamentos dentro de uma mesma organização.
Nos próximos anos, dados na inteligência dos negócios vão facilitar ainda mais a tomada de decisões na área contábil, tanto administrativas quanto estratégicas.
Armazenamento na Nuvem
Cloud é uma tecnologia inovadora e acessível, pois pode ser aproveitada por empresas de contabilidade de qualquer segmento ou porte. Pequenas e médias empresas que usam essa tecnologia, por exemplo, tendem a crescer 26% mais rápido do que as que não utilizam e também são 21% mais rentáveis.
A Nuvem comporta infinitas possibilidades de aplicações, como notas fiscais eletrônicas, folhas de pagamento, intranet e todo o tipo de projeto que precise ser hospedado em um ambiente muito flexível.
Além da mobilidade de acessar seu escritório contábil de qualquer lugar, outra vantagem é a segurança. Quando salvos em Nuvem, dados sigilosos da empresa e de seus clientes têm o mesmo grau de proteção que uma grande corporação, e são menos vulneráveis a ataques digitais.
Automatização de processos
É interessante lembrar que o SPED inaugurou uma nova era contábil com o cruzamento de informações.
Antes, além da declaração de Imposto de Renda, contabilistas eram lembrados apenas por se preocupar em registrar os documentos que os clientes enviavam.
O cenário agora é outro: a contabilidade é cada vez mais gerencial e os escritórios necessitam de informações detalhadas e convergentes. Isso tende a ser cada vez mais forte na área contábil, que se tornará cada vez mais inserida na automatização.
Para “surfar” nessa onda tecnológica sem se afogar, automatizar é o caminho para otimizar as tarefas e interagir melhor com os clientes a partir de recursos como os decodificadores de Notas Fiscais.
E isso já está mudando a rotina de trabalho da área contábil em termos de produtividade, economia e vantagens competitivas.
Se você gostou do post, deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais!