Podcasts – Conhecimento é poder
28/10/2020

Podcasts – Conhecimento é poder

Já mencionei a vocês algumas vezes sobre Podcasts, mas desta vez resolvi explicar um pouco mais e tentar seduzi-los para este mundo de entretenimento, informação e conhecimento.

Nos anos 90 todo assunto que envolvia áudio representava arquivos imensos, um CD no formato original cabia poucas músicas nele, mas aí surgiu uma grande revolução, um mecanismo tecnológico que possibilitava a compressão dos arquivos a tamanhos muito menores.

Então surgiu o mp3, e muitos devem lembrar que isso virou uma febre, passamos a gravar CDs com as músicas em mp3.

Eaí cabiam centenas delas e um único disco, e se popularizou de tal forma que todos os equipamentos a partir de então, e até hoje, suportam este formato, é só colocar um pendrive com músicas ou áudios de qualquer natureza que é possível ouvir.

Neste novo formato começaram a nascer novas oportunidades de uso, até mesmo a indústria fonográfica foi obrigada a evoluir rapidamente para não morrer.

De 2001 a 2006 o uso de gravação de áudio e compartilhamento por diversas plataformas se iniciou, nasceram alguns programas pioneiros deste novo formato, onde os áudios eram produzidos e compartilhados via internet, por programas que suportavam este tipo de compartilhamento.

Mas dando um grande salto no tempo chegamos ao ano de 2018, onde os smartphones começaram a ter aplicativos específicos para se ouvir um podcast, o muito usado tocador de música Spotify e agora todos os seus concorrentes tem a funcionalidade nativa em seus recursos.

Então para facilitar a compreensão, podemos dizer que o podcast é uma forma de distribuição de conteúdo multimídia, mas popularizado neste momento para distribuir áudios.

Quando se escuta pela primeira vez sobre isso, já se imagina o seguinte: “Que coisa chata ficar escutando alguém falar…”, bom, eu sugiro deixar este preconceito de lado e experimentar.

Lembro da primeira vez que apresentei um podcast para minha esposa, coloquei um episódio de um canal que acompanho, e naquela semana havia um assunto que ela gosta muito, estávamos viajando de Ribeirão Preto para Batatais, e fomos ouvindo. Ela adorou, e hoje é totalmente viciada nos conteúdos que encontra nos canais que segue.

A resposta da pergunta de como usar, é simples: vá no seu smartphone e pesquise por posdcasts.

Você vai encontrar um ou mais aplicativos que podem reproduzir os conteúdos. Na barra de pesquisa, escolha um tema de seu interesse e pesquise.

Possivelmente vai encontrar canais (programas) sobre o tema que pesquisou, então, escolha aquele com maior relevância e tente ouvir um episódio. Se te agradar continue, caso contrário já procure outro.

É garantido que em pouco tempo terá ali um entretenimento que pode ser usado para gerar conhecimento sempre que estiver com a possibilidade de ouvi-lo, assim como podemos ouvir uma música, podemos ouvir um conteúdo enriquecedor.

O meio que trabalho e todos da minha casa são viciados em podcasts, utilizamos para muita coisa, se vamos viajar para algum lugar procuramos canais que falam de viagens e principalmente para aquele destino, rapidinho encontramos historias e dicas incríveis que nos ajudam a aproveitar muito mais as experiências.

Mas é importante que todos entendam que não é só para entretenimento que direcionamos este poder, o conteúdo mais procurado normalmente é o profissional, e aí encontramos um mar de informações, vou até deixar aqui algumas sugestões, assim vocês podem pesquisar e provar um pouquinho disso.

Importante explicar também, que não é simplesmente alguém falando, falando, falando. São programas com grandes produções, com equipes de especialistas, em diversos formatos, pois podem ser entrevistas, monólogos, uma mesa redonda, e assim vai.

O resultado, via de regra, é agradável, totalmente envolvedor, que quando você percebe já se passou uma hora ouvindo sobre um tema que adora.

Este meio se tornou tão importante, que jornalistas, influencers, e até as TVs, rádios, estão gerando conteúdos preparados para este formato.

Eu já ouvi um podcast que conta histórias de terror, é realmente apavorante, foi uma experiência… mas vamos voltar ao conteúdo de valor agregado, seguem algumas sugestões:

De tecnologia estes dois são ótimos: 2025 – O mundo novo e Nerdcast. E para entretenimento, comportamento humano e diversão, recomendo Um Milkshake Chamado Wanda (este é a paixão da minha filha); Autoconsciente (o preferido da minha esposa), Café com Cuscuz, Donos da razão e Mamilos.

Mas façam suas pesquisas, encontrem este poder.

Como habitual finalização desse bate-papo, segue a frase de Star Wars de hoje – e desta vez a mais emblemática de todas:

Que a Força esteja com você!” (Força = Poder).

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .