O que é ESG e a sua relevância para os negócios
16/05/2022
Pode soar diferente, mas o termo ESG não é nenhuma novidade. Ainda assim, muita gente por aí nunca praticou e tampouco ouviu falar.
Há exatos dois anos atrás, por exemplo, o interesse por essa sigla atingiu o seu pico e apareceu em jornais, revistas, discursos e, também, na agenda de organizações não governamentais.
Caso ainda não saiba ou esteja por dentro, a mesma, em inglês, denota três aspectos que estão diretamente envolvidos nas atividades das empresas, sendo eles ambientais (environmental), sociais (social) e de governança (governance).
Agora que você foi capaz de compreender o contexto envolvendo a sua ascensão, confira abaixo qual a relevância dele para o seu negócio!
Diversidade não é nenhuma buzzword, é uma prática institucional diária
Pregando o que existe de melhor atualmente, essa fórmula auxilia as corporações a orientarem cada vez mais sobre práticas empresariais ─ isso, é claro, pensando em um futuro ainda mais sustentável, tanto no âmbito ambiental quanto social.
Todavia, para que essa espécie de “selo” seja usado, elas precisam se comprometer a desenvolvê-las. De modo que protejam o meio ambiente, sejam relevantes para a sociedade e tenham transparência nos processos, evitando, assim, alguns fatores, como corrupção, assédio e discriminação de qualquer tipo.
Mas, afinal, quem está por trás disso tudo?
Os responsáveis por divulgar o movimento são os investidores, personagens que, atualmente, investem dinheiro nas empresas e garantem que elas possam criar inovação e seguir no positivo.
A partir disso, entendemos que estar de bem com a sustentabilidade acaba deixando de ser uma questão de manter apenas uma imagem característica de “bom moço” e se transforma, portanto, na única forma de garantir capital.
No Brasil, o acrônimo anda a passos lentos
Apesar de o termo não ter sido tão disseminado assim em nosso país, estar em dia com práticas ESG é, ainda, a única forma de manter as empresas muito bem posicionadas nas diversas listas de investimentos que hoje existem.
Essa realidade, inclusive, está transformando a maneira como as coisas são feitas em todos os espaços empresariais. Desde a escolha dos fornecedores até as formas de distribuição, recursos humanos e, é claro, a nossa querida comunicação.
ESG letra por letra
E de Environmental
É considerada a análise da empresa que mitiga os impactos que refletem no meio ambiente. Essa letra é bastante importante porque, ao analisar os riscos ambientais, os gestores podem evitar ou até mesmo diminuir multas e acidentes que levam a um custo absurdamente alto.
S de Social
Traz consigo o ponto de vista social. Um exemplo são as empresas de sapatos que, ao longo das décadas, estiveram em pauta devido a notícias que surgiram sobre marcas que tinham atividades não reguladas, terceirizando a mão de obra. Algo que sabemos ser um crime por ser análogo à escravidão.
G de Governance
Trata sobre o risco de governança. Esse item tem forte ligação com o tratamento do investidor considerado minoritário. Além disso, essa palavra envolve aspectos que falam a respeito de todos os stakeholders ou participantes de uma empresa. Dessa forma, aqui, entram as questões dos direitos dos controladores em relação aos direitos dos acionistas.
No final das contas, qual a real importância da ESG nas empresas?
“Você tem o poder de mudar o mundo com os seus investimentos.” Esse quote retirado de um discurso inspirador do famoso J.P. Morgan nos convida a entender melhor a importância de aplicar práticas ESG nas empresas.
Até porque, quando muito bem aplicada e alinhada as mesmas, ela traz uma série de vantagens para os negócios, sendo os três mais importantes ressaltados abaixo:
1. Atração de investimentos
Nesse momento, não há dúvida de que os investidores estão usando influência para alocar capital em propósitos — E, bom, os investimentos em ESG são prova disso.
Tanto que, de acordo com a XP Investimentos, já percebemos aumento do fluxo de capital para ativos ou fundos alinhados a ele.
2. Aprovação dos consumidores
Não podemos nos esquecer de um tópico que também achamos pertinente e que pressiona a adoção de ESG nas empresas, que é a mudança no comportamento dos consumidores, visto que esses devem optar cada vez mais pelo consumo consciente.
Além do mais, algumas pesquisas já conseguem refletir essa tendência, de forma que as novas gerações representam uma boa parte da população mundial e possuem grande poder de influência.
3. Impacto nos resultados dos negócios
Você já sabia que, através de um estudo da Ágora Investimentos, o alinhamento com os princípios ESG traz uma série de benefícios para as empresas?
Ou seja, isso quer dizer que essa prática contribui no crescimento da vantagem competitiva e melhora da reputação, além de aumentar a lucratividade e o valuation ao longo do tempo.
4. Eliminação do risco de parcerias críticas
Fortalecer laços com companhias em situação críticas pode causar uma espécie de abalo reputacional e desestabilização do compliance, bem como prejuízos e diversas multas desagradáveis. Dessa maneira, boas práticas relacionadas a ESG também elevam o nível de segurança e assertividade nas relações comerciais com pessoas jurídicas.
Entender se a empresa possui selos de qualidade também é de suma importância, avaliando de maneira minuciosa como aquele PJ se comporta ambientalmente e verificando se o potencial parceiro possui vínculo com trabalho considerado degradante ou errado.
Febre no mundo dos negócios, você também deveria adotar essa sigla
Embora a ESG tenha um caminho bem longo a percorrer até provar que não é apenas uma palavra na boca do público, é certo dizer que ela carrega consigo boas iniciativas.
Então, como a sacada da vez é envolver-se com o tema, aproveite e inicie uma conversa sobre o assunto com os seus colegas de trabalho, compartilhando o conteúdo no LinkedIn e em outras redes sociais.
Até mais!