O que é big data e como ele pode enriquecer sua empresa
11/12/2019

O que é big data e como ele pode enriquecer sua empresa

Não tem mais jeito.

Se você usa qualquer tipo de sistema dentro ou fora da internet, você gera dados.

Afinal você só precisa, basicamente, respirar com dificuldade perto do seu celular que o próximo ad na sua rede social é sobre um vaporizador que te ajuda com isso.

Mas o que importa na realidade é o que é feito com esses terabytes de informações geradas todos os dias.

Aliás, vamos partir do início! Neste post explicaremos o que é big data, os tipos de dados e como utilizar na sua empresa. Continue lendo para saber mais.

LEIA TAMBÉM: O que são fluxos transfronteiriços de dados

O que é big data?

Inicialmente, big data era classificado como um grupo de informações tão grande que desafiava os softwares existentes na época no momento da categorização e análise.

Hoje em dia a definição não é tão distante disso, apenas mais específica. Big data se refere aos dados (estruturados ou não), especialmente de novas fontes, que são gerados a cada segundo.

E apesar dos dados estruturados terem melhor aplicabilidade por já serem coletados em categorias, definições e etc., os não estruturados também podem ser eficazes, por virem de lugares como as redes sociais e blogs.

Mas uma coisa não mudou ao longo do tempo.

Os dados podem fazer muito pela sua empresa, claro se analisados corretamente.

A partir das informações geradas você pode tomar decisões mais acertadas para sua empresa, entendendo melhor as tendências e jornada de compra do cliente, por exemplo.

Para facilitar a compreensão, vamos mostrar 5 passos para conseguir analisar o big data de maneira mais eficiente.

Os itens a seguir são um norte para quem quer começar com esse trabalho na empresa:

  • Organizar uma estratégia
  • Identificar as fontes do big data
  • Acessar, gerenciar e armazenar as informações
  • Analisar o que fora coletado
  • Tomar decisões baseadas nessas informações

Como big data pode fazer parte do meu negócio?

Primeiro precisamos falar de Big Data Analytics, que é o trabalho de cruzamento e interpretação de dados.

Depois disso, existem algumas possibilidades de onde aplicar em seu negócio essas informações obtidas através da análise.

Abaixo algumas opções:

  • Identificar tendências para o setor financeiro e o melhor momento para movimentação de ações
  • Desenvolvimento e melhoramento de produtos baseados nas demandas dos clientes ou futuros clientes e até mesmo personalização de atendimento de produtos ou serviços
  • Ensinar as máquinas ao invés de programá-las usando o big data para machine learning
  • Analisar dados gerados na cadeia de produção em relação a defeitos e rendimentos, para um melhor controle de qualidade e eficiência operacional
  • Aprimorar a experiência do cliente em relação ao atendimento, serviço e oferecendo ofertas personalizadas, por exemplo

Afinal, o que define big data?

Falamos muito sobre o que esse grande número de informações pode fazer por você, mas não é qualquer grande grupo de dados que é classificado como big data.

Para receber esse título é preciso que seu banco de dados tenha os 5 Vs:

Volume – big data trabalha com uma escala maior do que terabytes. Estamos falando de um enorme fluxo de dados que chegam a cada segundo das redes sociais, transações financeiras e até mesmo de sensores.

Velocidade – um grande fluxo que deve ser gerado com rapidez e de forma contínua, não só em termos de recebimento, mas de velocidade no tratamento dessas informações.

Variedade – atualmente, a maior parte dos dados é considerada não estruturada, pois é composta por imagens, áudios, mensagens. O importante é ter acesso à tecnologia que categorize essas informações e as associe a outros grupos.

Veracidade – em tempos de fake news é preciso estar atento a dados falsos que interferem no resultado final de pesquisas. Você pode usar filtros no sistema para garantir que as informações sejam verdadeiras

Valor – é essencial que os dados tenham relevância para o seu negócio, é preciso gerar informação que tenha utilidade para sua empresa.

De onde vem os dados e para que servem?

Existem 3 tipos de dados, social data, enterprise data e personal data (ou data of things).

O primeiro é usado para classificar pessoas identificando comportamentos, os dados podem vir de pesquisas feitas no Google ou comentários nas redes sociais.

O Enterprise data é gerado por empresas no geral e pode ajudar a identificar problemas de produção, atendimento, produtividade, tudo depende do setor de atuação.

Por fim, o personal data ou data of things surge a partir de dispositivos conectados com a internet como carros e TVs e pode ser usado para oferecer informações sobre os próprios dispositivos.

E aí, já está convencido de que precisa começar a prestar mais atenção nos dados que sua empresa gera?

Se gostou deste conteúdo, compartilhe com seus colegas e mostre a eles a importância do big data!

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