O cavaleiro das trevas está de volta
29/03/2022

O cavaleiro das trevas está de volta

É praticamente impossível encontrar alguém que não conheça o Batman, mesmo quem não gosta de super-heróis, já ouviu falar do homem morcego.

Pudera! Nosso herói tem nada menos que 8 décadas… já passa dos 83 anos.

Ele só não é mais velho que o Super-Homem, que é o hero mais antigo da DC Comics.

Como o mais novo longa estreou nos cinemas recentemente (03/03), resolvi contar um pouco mais sobre este senhor octogenário.

Inclusive, estive acompanhando a crítica e os sites especializados em cinema, e o filme tem agradado a muitos.

Entenda o surgimento do Batman

A primeira característica criada por Bob Kane (criador do Batman) para o personagem foram as asas de morcego.

A ideia foi inspirada no ornitóptero inventado por Leonardo Da Vinci, com a combinação da capa do Zorro, aquele famoso herói da década de 20, e de quem provavelmente você também já ouviu falar.

Depois de caracterizado fisicamente, Kane começou a criar a história do homem-morcego, unindo referências e elementos dos personagens Sherlock Holmes e D’Artagnan, membro dos Três Mosqueteiros.

Assim, a união dessas personalidades faria de Batman um detetive em busca de justiça, tornando-o o vigilante de Gotham.

O público conheceu a sua origem na edição número 27 dos quadrinhos da DC, quando os artistas contam como o jovem Bruce Wayne se tornou o Batman, depois de presenciar a morte de seus pais e se tornar um combatente do crime.

Neste momento, Wayne percebe que precisa de um disfarce e, ao ver um morcego entrar por sua janela, ele interpreta o fato como um sinal.

O herói já teve diversos filmes e suas respectivas sequências, foi programa de TV e até ganhou o Emmy, o maior prêmio de programas e profissionais da TV.

Entre os nomes que estiveram atrás dessa máscara estão: Adam West, Michael Keaton, Val Kilmer, George Clooney, Christian Bale, Ben Affleck e, agora, Robert Pattinson.

O novo Batman

Quando vi pela primeira vez o nome do ator Robert Pattinson como futuro Batman fiquei bem preocupado.

Para quem não se lembra pelo nome, ele é o ator que interpretou o protagonista da série de vampiros Crepúsculo.

A minha preocupação estava na necessidade de manter o legado de Christian Bale, que, na minha opinião, foi o melhor de todos os tempos, apesar de gostar muito de Ben Affleck também como o homem morcego.

Este é um filme classificado como “noir”, tal expressão francesa designada a um subgênero de filme policial, derivado do romance de suspense influenciado pelo Expressionismo alemão.

Ele ser um filme noir (noarr) significa que o Batman vai ser mais investigador, detetive mesmo, e não aquele cara que somente sai dando pancadas, aliás, isso tem provocado uma série de críticas muito positivas.

Sabemos que não é tarefa fácil dar uma nova vida a um herói que já tem sua história contada de diversos ângulos, mas neste novo filme veremos o Batman com pouca experiência, apenas 2 anos após incorporar o traje morcego.

Isso explica algumas coisas, inclusive a escolha de um ator com aparência jovem e que tem habilidades claras em parecer “emo”, isso mesmo, seguindo a tendência dos anos 80 influenciado pelo punk-rock.

Você também vai gostar muito deste conteúdo: [Coluna do CEO] Em abril de 1953, nascia para o cinema o inesquecível Bond

Bilheteria

A expectativa ainda é de que The Batman se torne o segundo filme, após Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, a alcançar uma bilheteria bilionária desde o início da pandemia.

Na estreia do filme “O Cavaleiro das Trevas (2008)”, a bilheteria atingiu 158,4 milhões de dólares, enquanto Batman: “O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)” somou 160,8 milhões no mesmo período.

Mas o líder dos filmes do Batman é “Batman vs Superman (2016)”, que lidera o ranking de melhor estreia do herói, com 166 milhões de dólares em três dias.

Nos filmes do Batman, os dois primeiros filmes da trilogia de Nolan (Cavaleiro das Trevas) foram os únicos protagonizados pelo Batman a superar a bilheteria mundial de 1 bilhão de dólares.

Pra finalizar, algumas curiosidades

  • No início das histórias em quadrinhos, o Batman matava os bandidos quando era extremamente necessário, mas seu código de conduta foi ajustado ao longo dos anos, e isso deixou de ocorrer.
  • Inicialmente, o Batman protegia Nova Iorque, mas com o passar do tempo os criadores preferiram colocá-lo em uma cidade fictícia. Para encontrar o nome da cidade, ele abriu a lista telefônica, viu uma empresa que se chamava Gotham, gostou do nome e o adotou.
  • Nos planos iniciais, o Robin iria aparecer somente uma vez, mas os executivos da DC resolveram colocá-lo com uma frequência bem alta nos quadrinhos.
  • O nome “Bruce” foi baseado no Rei Bruce da Escócia, já o sobrenome foi inspirado em Anthony Wayne, um herói da revolução norte-americana.
  • Nos quadrinhos, o Batman se casa com Selina Kyle (Mulher Gato), e eles têm uma filha, e nesta série ele deixa o estereótipo de homem solitário.

Estou bem ansioso para tirar minhas próprias conclusões, e farei isso em breve.

Para concluir, hoje vai uma frase do nosso herói, direto do “O Cavaleiro das Trevas”:
“Às vezes, a verdade não é boa o suficiente, às vezes as pessoas merecem mais. Às vezes, as pessoas merecem ter sua fé recompensada.”

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .