Muita coisa vai mudar com o 5G – Descubra exatamente o que!
25/06/2020
5G é o nome dado à tecnologia de quinta geração de conexão móvel, que substituirá o atual 4G. Hoje é usado por smartphones e equipamentos conectados, mas também poderá ser utilizado por dispositivos de casa, como computadores, e por aparelhos presentes em espaços públicos, como semáforos urbanos e até mesmo carros autônomos.
Já existem 24 países utilizando a tecnologia, sendo os cinco primeiros Noruega, Finlândia, Reino Unido, Irlanda e Alemanha, e claro que Estados Unidos e China também já estão nesta lista. Em testes existem 15 países, entre eles Russia, França e Japão. Em pesquisa são 7 países, e Brasil, Argentina e México estão entre eles.
Uma característica muito importante esperada é que o 5G vai resolver a queda da latência, o tempo de resposta entre um dispositivo enviar um pedido à rede de internet e ele ser respondido. É por conta dela que muitos avanços serão permitidos.
O que o 5G vai nos trazer de novidades:
Cirurgias remotas
Hoje, já é possível realizar cirurgias de forma remota, mas a conectividade cria cenários de risco, com 5G isso pode mudar.
Carros autônomos serão afetados pelo 5G
Os carros autônomos já estão sendo testados e tem algum nível de segurança, e eles existem de diversas marcas, muitos deles conseguem rodar por quilômetros sem qualquer intervenção humana. Com 5G eles ganharão mais espaço e credibilidade pelo alto nível de conectividade.
Streaming de jogos
Para os fãs de games (eu no caso), uma boa novidade do 5G é o fim da latência alta, ou seja, nada de morrer com o tiro do inimigo ou tomar um drible num jogo online porque sua conexão está ruim.
Internet das coisas
O 5G também vai viabilizar com alto nível de eficiência os sistemas para casas conectadas e cidades inteligentes. Sabe aqueles casas futuristas dos filmes? Elas serão viáveis, pois alem da conectividade o preço dos sensores tendem a cair drasticamente com a concorrência.
Existem inúmeras vantagens que eu poderia listar aqui, até o consumo de bateria de seu celular será infinitamente menor, pois a conexão ocorrerá sem tanta dificuldade como ocorre atualmente. Mas o lado ruim é que nenhum celular atual é compatível com esta nova tecnologia, portanto se preparem para comprar novos equipamentos.
Importante lembrar do principal benefício, ela será 10 vezes mais rápida que a tecnologia atual, isso mesmo, pense em uma operação que atualmente leva 20 segundos, levarão apenas 2 segundos nesta nova realidade.