Machine learning nas empresas: o que é e por onde começar
03/11/2021
“No futuro, o trabalho realizado por pessoas será feito por máquinas” … Esse futuro já chegou e se chama machine learning!
Hoje, computadores inteligentes são capazes de aprender e tomar decisões sozinhos, sem um humano por trás.
Mas calma, você não vai perder seu emprego. A verdade é que a tecnologia deve beneficiar cada vez mais a humanidade em vez de destruí-la, como reforçam os filmes.
Neste artigo, você vai aprender o que realmente é machine learning, como as grandes empresas estão utilizando e por onde começar na hora de implementar essa inovação na sua!
O que é machine learning?
Machine learning, ou aprendizado da máquina, é um tipo de inteligência artificial, que permite que computadores tomem decisões com o mínimo de intervenção humana.
A ferramenta utiliza dados para elaborar algoritmos que reconhecem padrões e são capazes de fazer previsões a partir deles. Além disso, o machine learning é capaz de entregar insights, fazer análises e até mesmo propor soluções nunca pensadas antes.
Sabe aquele erro que passou despercebido? Então, o machine learning consegue reconhecê-lo e “pensar”, inclusive, numa resposta.
Em outras palavras, é a habilidade de o computador aprender as regras por conta própria a partir de dados disponibilizados, chegando ao resultado sozinho.
Vamos a uma rápida analogia?
Você provavelmente já passou o tédio disputando o clássico jogo de cartas do Windows, o Paciência.
Basicamente, o usuário joga cartas contra o computador, que na maioria das vezes consegue ganhar do humano.
A inteligência por trás do game, analisa a partida, aprende com erros e acertos do usuário, prevendo assim, suas táticas de jogo.
Resumidamente, a ideia é de que os computadores possam tomar decisões confiáveis com base na compreensão de dados estruturados ou não estruturados, e assim, realizar atividades sem qualquer comando humano.
Qual a diferença entre machine learning e inteligência artificial?
Provavelmente você notou uma semelhança entre machine learning e inteligência artificial.
Isso porque, basicamente, IA é uma tecnologia que permite que sistemas simulem uma inteligência similar à humana.
Já o machine learning é uma das maneiras pelas quais os sistemas podem ser feitos para simular essa inteligência e agir de forma independente.
Podemos dizer que machine learning é um subconjunto da IA.
Como as grandes empresas estão utilizando o machine learning?
Quando pensamos no contexto empresarial, a inovação é essencial para solidez e competitividade de mercado.
Por isso, companhias de diversos portes e segmentos têm apostado cada vez mais em machine learning.
Selecionamos 3 exemplos de machine learning em empresas. Confira!
1 – Gerenciamento de estoque
Um bom exemplo disso é o Grupo Boticário, que tem utilizado a inovação para levar os negócios a outro patamar.
Um dos principais desafios da empresa era a previsibilidade dos estoques das lojas físicas, afinal, o produto precisa chegar até o cliente de maneira fácil.
Como solução, o grupo apostou em utilizar uma ferramenta que reconhece os produtos nas prateleiras e faz uma comparação com o estoque por meio do machine learning.
No caso de indisponibilidade, a tecnologia emite um alerta para que a situação seja corrigida rapidamente, evitando a falta do produto.
2 – Cruzamento de dados para diagnóstico médico
Os avanços do machine learning beneficiam também a área da saúde. Pesquisadores norte-americanos desenvolveram uma plataforma de rastreamento de mamografia digital, na qual o algoritmo aprende a diferenciar os tecidos mamários, identificando padrões da doença.
A ferramenta previu 31% dos casos de pacientes de alto risco, o que é uma melhora significativa no diagnóstico precoce de câncer de mama.
3 – Personalização da experiência do consumidor
Quando falamos sobre experiência do consumidor, a gigante Walmart se destaca!
A companhia tem utilizado o machine learning para antecipar a próxima compra do cliente. A tecnologia construída considera centenas de variáveis como tamanho, marca, preço, estoque atual e preferência individual do cliente.
Na prática, a inteligência pede preventivamente ao cliente para aprovar ou reprovar os itens indicados, realimentando os algoritmos de machine learning para melhorar a precisão de recomendações futuras.
Netflix, Amazon e Spotify também utilizam essa tecnologia para elaborar recomendações personalizadas, indicando títulos de acordo com o que o usuário assiste.
Por onde começar?
É importante lembrar que a tecnologia atua por meio de dados, logo, é necessário ter informações sólidas e confiáveis para que o processo se torne inteligente e efetivo.
Como você sabe, digitar informações, comparar dados e calcular impostos manualmente demanda um grande esforço, tornando o processo vulnerável e suscetível a erros.
Nesse sentido, se a máquina aprender a entender dados duplicados, impostos incorretos, consequentemente, ela tomará decisões equivocadas, que podem comprometer a empresa como um todo.
É por isso que grandes empresas estão mudando o jeito de processar seus documentos fiscais e financeiros, apostando cada vez mais no automatismo.
A automação integrada ao SAP é o primeiro passo rumo ao machine learning, uma vez que contribui com a uniformidade dos dados, tornando-os mais coesos e fáceis de se trabalhar.
Ao automatizar todo o recebimento de documentos fiscais, ações manuais passam a ser desnecessárias, o que gera economia e um aumento em 60% a eficiência do departamento fiscal.
O departamento fiscal do amanhã tem sede de tecnologia!
Espero que este conteúdo te ajude a iniciar uma conversa sobre inovação, automação e machine learning no seu departamento.
Te vejo em breve 🙂
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