Hiperautomação e sua importância para os negócios
17/01/2022

Hiperautomação e sua importância para os negócios

“Ah, isso vai levar um certo tempo para ocorrer na prática”.

“Vai demorar pra essa tendência chegar no Brasil”.

Muito provavelmente você já ouviu alguma dessas frases quando o assunto é inovação e tecnologia, não é mesmo? Talvez você já até tenha pronunciado alguma delas, inclusive rs.

Pois bem! Já começo o texto adiantando que a transformação digital já está acontecendo e não é possível adiá-la ou escapar dela.

E é justamente por isso que hoje vamos explorar e te deixar por dentro de uma das principais tendências tecnológicas do Gartner para os próximos anos: a hiperautomação.

O que é hiperautomação?

Antes de tudo, a hiperautomação faz parte da jornada de transformação digital. Ela utiliza um conjunto de várias tecnologias para ampliar a capacidade de automação das empresas.

Sua aplicação vem revolucionando a forma com que as empresas lidam com seus processos. Afinal, companhias que buscam automatizar atividades repetitivas se tornam mais competitivas em comparação com as demais organizações.

Resumidamente, hiperautomação é a combinação de múltiplas ferramentas avançadas para aprimorar o automatismo dos processos.

Ela também possibilita a integração de vários sistemas do início ao fim, contribuindo com amadurecimento de tecnologia e de soluções como:

Machine Learning

O ML é um tipo de inteligência artificial que utiliza dados para elaborar algoritmos que reconhecem padrões e a partir deles, aprende regras, faz análises, entrega insights e toma decisões com o mínimo de intervenção humana.

Active Intelligence

A Inteligência Artificial (IA) entrega um fluxo de inteligência contínua, disponibilizando informações atualizadas em tempo real.

Essa tecnologia é capaz de detectar e reagir a tendências de maneira muito mais rápida, auxiliando ações imediatas e aumentando o valor dos dados.

Big Data

É a interpretação de um grande compilado de dados variados, estruturados ou não, que chegam em alta velocidade e são gerados a cada segundo.

Robotic Process Automation

A RPA utiliza um software “robô” para automatizar toda ou parte das tarefas de uma empresa, desde o disparo de e-mails até o uso de bots para atendimento de clientes, direcionando o tempo dos funcionários para ações mais criativas.

Em outras palavras, a hiperautomação é aquele gás que faltava para que a automação chegue a lugares antes não possíveis.

Para alguns processos, a hiperautomação assume total controle das tarefas; para outros, as tecnologias são assistidas e auxiliam as pessoas do time em tempo real.

Diferente de nós, os “robôs” amam tarefas repetitivas!

Logo, ao automatizar toda e qualquer tarefa, a máquina passa a lidar com os acontecimentos de maneira mais cognitiva, sendo uma peça essencial na tomada de decisão.

A hiperautomação é um excelente meio de alcançar a transformação digital, pois vai ao encontro da Indústria 4.0. Segundo Schwab, o novo modelo empresarial irá utilizar todas as tecnologias disponíveis para gerar conhecimento e produtividade.

Ao contrário do que se imagina, a hiperautomação também não representa uma ameaça ao seu emprego.

Isso porque, ao extinguir a intervenção humana em determinados processos, as colaboradoras e colaboradores podem direcionar o seu tempo para tarefas de maior valor.

Estamos falando de uma grande mudança de mindset, que implica diretamente na visão de futuro e estratégias de uma corporação.

Qual a diferença da hiperautomação e da automação?

Como dito anteriormente, a hiperautomação interage com diferentes tecnologias e sistemas integrados na sua empresa, bem-semelhante a automação, certo?

No entanto, enquanto a automação depende da tomada de decisão de uma pessoa e regras para realizar as tarefas necessárias, a hiperautomação aprende as condições, identifica obstáculos, prioriza oportunidades e aperfeiçoa os processos por conta própria.

Basicamente, é como se a automação mudasse de foco e partisse para ação, trazendo mais assertividade e organização para o negócio.

Quais vantagens da hiperautomação?

A previsão é de que a tecnologia realize todo ou parte do trabalho com suporte humano, ao invés do humano trabalhar e contar com o apoio da tecnologia.

Entre os principais benefícios de incluir a hiperautomação nos processos, destacam-se:

Mitigação de erros

A rápida identificação de obstáculos e o aperfeiçoamento dos processos reduz o risco de erros e, consequentemente, o retrabalho e os custos.

Aumenta a competitividade no mercado

De fato, não é mais novidade que empresas que querem sair na frente e permanecer relevantes no mercado precisam manter um olhar atento à inovação digital.

Organizações com a cultura da inovação bem-estabelecida e que direciona seus esforços para o movimento da hiperautomação têm um grande diferencial competitivo em comparação com as demais organizações.

Melhora a produtividade do fluxo de trabalho

Quando o tempo gasto com serviços não necessários é otimizado, as pessoas da equipe têm seus talentos realmente aproveitados e potencializados, atuando em atividades de maior valor intelectual e estratégicas.

O tempo de atendimento ao cliente diminui e a atenção dada a ele aumenta, por exemplo. Ou ainda, a geração de novas ideias e insights se torna mais recorrente e expertise do time passa a ter grande papel na tomada de decisão da gestão.

Garante controle dos processos

Uma das grandes vantagens da hiperautomação é justamente a padronização do processo em questão. A hiperautomação traz mais visibilidade às informações e uniformidade dos dados.

Como começar a hiperautomação?

Para a engrenagem da implementação funcionar corretamente é importante identificar os objetivos dos negócios para saber em qual processo a hiperautomação se encaixa.

Em seguida, é preciso pesquisar soluções e selecionar a que melhor atende às suas demandas de negócios e mercado.

Apostar em soluções que automatizam a entrada de milhares de documentos e garantem gerenciamento completo de XML é um ótimo pontapé inicial para hiperautomação.

Com a ferramenta adequada em mãos, também é possível aumentar a eficiência da área de cadastros, evitar transações de riscos e fechar parcerias estratégicas.

Tudo isso com dados organizados, limpos e centralizados.

Profissionais que querem criar um ambiente mais robusto e automatizado têm apostado cada vez mais em soluções que realmente simplificam suas rotinas.

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Nós nos vemos! =D

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