5 motivos para usar a Governança de Cadastros na sua empresa
22/04/2021
Entre desenvolver bases de dados que ofereçam suporte para os objetivos dos negócios, implementando padrões, armazenando dados e usando-os para obter insights sobre a empresa, o gerenciamento de dados mestres é um universo repleto de desafios.
É necessário manter a base de dados da empresa segura, garantindo uma integração e processamento de dados corretos.
Também é um desafio gerenciar a relação com parceiros oferecendo suporte interno e comunicar os padrões e infraestrutura do ERP.
Além disso, precisamos monitorar a qualidade dos dados por meio de avaliações trimestrais e documentar problemas encontrados nos sistemas de gerenciamento, conduzir auditorias para identificar potenciais erros e evitá-los.
Resumindo, quais os desafios da gestão de dados mestres?
1. Como armazenar, monitorar e examinar dados mestres manualmente?
2. Se tudo é feito manualmente, como garantir que os dados não se repitam e que a base de dados seja confiável?
3. Como manter dados padronizados e evitar erros na integração com o ERP?
4. Como gerar relatórios de forma ágil sendo que é necessário acessar os parceiros individualmente para obter os dados?
5. Como garantir que os dados estejam seguros em uma base não automatizada e que permite acesso livre?
Pois bem, algumas consequências dos desafios apontados podem ser:
- Ineficiência e potenciais falhas operacionais
- Autuações fiscais
- Impactos operacionais pelo não cumprimentos de prazos
- Falta de visibilidade e rastreabilidade do processo
- Manutenção reativa de cadastros
- Consulta manuais juntos aos órgãos fiscais
- Fluxos não automatizados que dependem de pessoas e comunicação informal
Ou seja, sem antes pensar em uma solução para esses desafios, fica difícil convencer os gestores de que o gerenciamento de dados mestres trará mais benefícios que dificuldades.
É por isso que com as perguntas, trouxemos respostas!
Veja também: Como e por que escolher indicadores-chave de Master Data Management
Confira agora os 5 motivos para você usar a Governança de Cadastros na sua empresa
A Governança de Cadastros é uma tecnologia da Midas Solutions que está aliada ao compliance, sendo uma solução inovadora na gestão de cadastros de clientes e fornecedores.
Ela permite incluir, alterar, bloquear e avaliar de forma reativa ou proativa se seus fornecedores estão aptos a lhe oferecer produtos ou serviços de maneira adequada.
E também possibilita uma completa notificação de alteração, controle de fluxos por meio de uma camada de workflow e integração dos dados essenciais de cadastros.
Veja mais detalhes sobre a solução:
1. Responsabilidade de manutenção de dados compartilhada
Com a Governança você tem acesso a um portal web exclusivo que centraliza a criação e manutenção de cadastros.
Podendo também escolher o tipo de formulário para as operações, incluindo:
- Inclusão
- Revisão
- Bloqueio
- Desbloqueio
- Ampliação ou expansão de fornecedores ou clientes
2. Automação é sinônimo de agilidade, menos erros e segurança
No momento da inclusão do cadastro é realizada uma consulta direta na Receita Federal, trazendo dados de endereço e razão social saneados.
A Governança de Cadastros ainda oferece mais de 60 bases públicas para consulta.
Assim, se o retorno não for satisfatório o usuário não consegue seguir com o cadastro e você garante que os dados que entram na sua base estão corretos.
3. Os dados já entram na sua base padronizados
A Governança de Cadastros oferece um processo automático de padronização. Dessa forma, quando as informações forem integradas ao seu ERP já estarão no formato da sua escolha.
Você pode selecionar, por exemplo:
- Uso de caracteres válidos
- Eliminação de caracteres especiais
- Adequação do tamanho do texto
- Amplo dicionário de abreviações
4. Filtros para acesso de informação
Se você usa a Governança consegue ter fácil acesso às informações armazenadas no ERP, filtrar o que você procura e emitir relatórios pontuais.
Com isso você tem acessos a possíveis insights de forma mais rápida, o que não aconteceria se o processo fosse manual.
5. Diversas camadas de segurança
Uma das grandes questões em relação ao uso de bases de dados é o fato dela poder ser acessada de qualquer ponto e por qualquer pessoa.
Pensando nisso, a Governança de Cadastros oferece processos de aprovações que avaliam se o cadastro pode seguir com a entrada no ERP.
Além de contar com:
- Controle de acesso por perfil
- Integração com consultas cadastrais de fontes públicas e privadas
- Total rastreabilidade por meio do histórico
- Alertas de eventos por e-mail
- Integração ao ERP via web service ou interface síncrona
Você também pode optar pelo Módulo de Certificação que permite que os fornecedores sejam avaliados de forma reativa ou proativa em relação a sua aptidão de oferecer produtos ou serviços de maneira adequada.
Assim você assegura que a cadeia de suprimentos da qual você faz parte não sofrerá interferências.
Quer mais detalhes sobre essa solução? Então fale com a gente!
E para mais conteúdos como esse, acompanhe semanalmente o blog da Midas.