Por que o gerenciamento de XML é tão importante para o seu negócio
29/03/2018
Sabe aquela ideia de que armazenar e monitorar tempo de guarda do XML de uma Nota Fiscal é coisa só de contador? Esqueça isso.
Embora a contabilidade seja fundamental na busca das melhores alternativas para que as NFe permaneçam salvas e em segurança, não é obrigação dela, mas do empreendedor gerenciar o arquivamento de suas notas.
E como você já leu aqui, a guarda e a recuperação de arquivos XML é um desafio para as empresas brasileiras, pois desde o SPED, elas têm que lidar com o que pode ser um problema: manter todos os arquivos XML das NFe ou CTe recebidos e emitidos até o prazo determinado pela Receita Federal.
O que é e para que serve o XML
XML é a versão digital de nota fiscal propriamente dita, que obedece a um padrão nacional de escrituração fiscal.
Esse tipo de arquivo é o formato utilizado para registro das informações relativas à NFe emitida na venda de um produto. Sua validade é garantida por meio de uma assinatura digital certificada.
Quais informações devem constar
- Nota Fiscal Eletrônica: número, data de emissão, data de saída/entrada, série, modelo e valor total
- Emitente: CNPJ, nome e razão social, inscrição estadual, endereço, código do município e da ocorrência do fato gerador do ICMS
- Destinatário: CNPJ, inscrição estadual, nome e razão social
- Produtos e serviços: descrição, unidade comercial, quantidade e valor
- ICMS: base de cálculo, valor do frete, substituição, valor dos produtos, valor do seguro, PIS, IPI e Cofins
- Transporte: CNPJ e endereço do transportador, modalidade de frete, dados do veículo (RNTC e placa) e dados do volume transportado
- Cobrança: forma de pagamento e endereço
- Dados adicionais: fonte de impressão do Danfe e demais dados de interesse do contribuinte.
Riscos do gerenciamento incorreto
As Secretarias da Fazenda não se responsabilizam pela recuperação dos documentos em casos de perda ou extravio. Some a isso que a administração tributária tem até cinco anos para fiscalizar as obrigações relacionadas à NFe, incluindo o armazenamento do XML.
Se o Leão rugir pela apresentação do arquivo e ele não for mostrado, pode ser aplicada multa de até cinco vezes o valor do tributo devido e o responsável pela empresa fica sujeito a pena de 6 meses a 2 anos de detenção.
Um backup diário resolve?
Sim, mas uma plataforma de armazenamento digital e automático será sempre mais eficiente e segura do que um HD externo ou pen drive. Sem falar na agilidade dos processos, que sendo manuais requerem mais tempo e são mais vulneráveis a erros.
E acredite: torcer para que nenhum desses imprevistos aconteça é arriscar desnecessariamente seus negócios.
Já com uma ferramenta que faça a leitura plena e confiável das informações das NFe, padronizando, arquivando e monitorando os XML, é possível até mesmo recuperar uma nota, já que a chave de acesso dela estará disponível sempre que você quiser.
Até a semana que vem!