MIGO e MIRO: descomplicando os lançamentos no SAP
03/10/2019
O lançamento de MIGO e MIRO no SAP pode parecer algo de rotina, mas só quem lida com o processo sabe como ele é importante e arriscado.
Afinal, um erro pequeno pode comprometer o controle fiscal e contábil da empresa, impactando até mesmo a linha de produção.
Então, se você lida com o inbound de documentos fiscais no seu dia a dia e acha MIGO e MIRO um grande desafio, continue lendo pra ver como descomplicar o processo!
Recapitulando: o que é MIGO?
MIGO é a sigla de Movement In Goods Out. É o código usado no sistema SAP para informar que uma remessa de fato chegou (ou saiu) do estoque da empresa.
Lançar a MIGO é essencial, porque ela funciona como uma confirmação desse tipo de movimento e é o que embasa o pagamento dos fornecedores.
Além disso, gerar a MIGO é, na prática, atualizar do estoque, formalizando o fluxo de entrada e saída de mercadorias.
O lançamento é um processo de várias etapas. Entre os itens que você precisa verificar antes de fazê-lo, estão:
- ✓ O veículo que trouxe ou levou a carga e sua placa
- ✓ A identidade do motorista
- ✓ Se as informações entre o XML e o pedido de compras batem
E só aí lançar (manualmente) no SAP.
E a MIRO?
Já a MIRO é como o lançamento Movement In Receipts Out é abreviado dentro do SAP.
Esse código confirma a fatura recebida, essencialmente dizendo que as informações estão certas e que o fornecedor pode ser pago, além de gerar a base para o recolhimento dos impostos.
Dessa forma, é uma etapa que vem depois da MIGO, já que acontece só depois da chegada dos itens e da verificação das informações.
Ou seja, se a MIGO é a confirmação física, a MIRO é o “OK” financeiro e fiscal.
Esse código pode parecer mais simples, mas é extremamente importante para que a empresa tenha total visibilidade dos processos financeiros, fiscais e até de produção!
Os problemas atuais no lançamento de MIGO e MIRO
O grande problema é que alimentar o SAP é um processo manual e o sistema exige uma grande quantidade de informações.
Por isso, muitas vezes somos obrigados a separar os DANFEs recebidos e depois fazer um mutirão para digitar todas as informações e gerar a MIRO.
Só que como em toda atividade humana, não temos garantia da velocidade e da segurança da operação.
E a questão não é só atrasar o pagamento de fornecedores. A demora pode gerar desencontro de disponibilidade de materiais no estoque, impactando a produção e por consequência o fluxo de caixa!
Então, o que podemos fazer pra resolver o problema?
Como encurtar o caminho
O caminho é usar uma tecnologia que se integre à sua versão atual do SAP e automatize todo o processo pra você.
Essa é uma ótima alternativa porque esse tipo de tarefa manual gera problemas a curto e a longo prazo.
A curto prazo, gera colaboradores sobrecarregados e retrabalho.
A longo prazo, perdemos de vista o panorama fiscal e o ritmo de entrada e saída de mercadorias.
E não preciso nem dizer que essas são informações imprescindíveis para a estabilidade e o crescimento da empresa!
Aqui na Midas, desenvolvemos o ANI SAP, uma solução fácil de usar, feita especialmente para dar conta dessas demandas e muitas outras do processo de inbound fiscal. Clique aqui para saber tudo sobre ele!
Quais os ganhos em usar a tecnologia pra isso?
A tecnologia é um acelerador que simplifica o processo de recebimento e de escrituração.
No ANI SAP, por exemplo, você tem:
- MIGO e MIRO feitas de forma automática
- Cálculo e ajuste automáticos de impostos
- Validação automática do pedido de compra
- Identificação automática de fornecedores
- Associação automática de nota e pedido de compra
Quantas horas você e a sua equipe já não perderam com essas tarefas?
Tempo que você poderia ter feito outras coisas ou até ido embora mais cedo?
Além daqueles benefícios, a automação garante que o estoque fique sempre atualizado, o que facilita até o planejamento da produção!
Espero que o texto te tenha ajudado a entender melhor a importância do lançamento desses códigos no SAP. Obrigado, e se você curtiu, compartilhe o conteúdo com a sua equipe!
Até a próxima 👋