Descubra como tornar sua gestão de compras mais eficiente
13/04/2017

Descubra como tornar sua gestão de compras mais eficiente

A área de suprimentos desempenha um papel muito importante nas empresas. E se a gestão de compras não estiver fundamentada em comunicação, integração e segurança, princípios que dão embasamento ao conceito de workflow, falhas durante os processos poderão acontecer e a empresa correrá riscos como:

  • Compra ineficiente por relacionar poucos e repetidos fornecedores
  • Exposição fiscal por não monitorar se o fornecedor está habilitado frente a Receita Federal e Estadual
  • Não ter o produto pronto dentro do prazo combinado com clientes por falhas na entrega da matéria-prima
  • Ruptura no estoque

Eles podem acarretar não só perda de clientes, mas prejuízo para a imagem do negócio. No entanto, a manutenção diária das informações relevantes que certificam e qualificam fornecedores é algo trabalhoso, certo? Sim! E é exatamente por isso que a MIDAS separou cinco dicas que vão ajudar você na gestão eficiente de seu departamento.

Afinal, o bom resultado dependerá de como a gestão de compras é conduzida. Vamos lá!

  1. Tenha fornecedores e parceiros confiáveis

Todo mundo sabe que uma boa compra depende, necessariamente, de um bom fornecedor. E o bom fornecedor é aquele oferece um produto ou serviço de qualidade, a um preço justo, dentro do prazo definido pelo contrato e que se mostra acessível sempre que a sua empresa necessitar de algum tipo de suporte.

Para não errar na escolha, faça uma boa gestão do grupo de fornecedores de sua empresa, avalie a situação legal de cada um, os benefícios trazidos por eles, a forma de entrega, as condições de pagamento, de contato, entre outros pontos que possam ser úteis para uma boa avaliação antes de contratar.

  1. Trace um plano de ação embasado em uma boa análise

Não há como melhorar o processo de compra sem que seja feito um diagnóstico preciso de toda a sua cadeia de suprimentos.   Veja tudo o que pode ameaçar a produção e faça um planejamento completo com as melhorias a serem realizadas.

Se um fornecedor entregar materiais com qualidade ruim, solicite a troca! É seu direito! E caso o erro seja recorrente, já coloque em seu planejamento a procura por outro que tenha o mesmo cuidado que você tem no que se refere à cadeia de valor.

  1. Conheça muito bem o seu estoque

Saber seu ponto de recompra é extremamente importante. Conheça o que há em seu estoque para que a sua gestão de compras seja de total excelência! Um controle de estoque bem feito permite um melhor agendamento da requisição de produtos, evita atrasos na entrega e falta de matéria-prima.

  1. Tenha mais agilidade nas requisições e cotações

Isso você conquista automatizando as solicitações, o que inclusive evita diversas falhas no dia a dia do departamento.

Hoje, já existem tecnologias capazes de tornar o processo de qualificação de fornecedores muito mais ágil, seguro e automático, sem que as informações tenham que ser alimentadas manualmente .

  1. Capacite seus colaboradores e saiba negociar

A capacitação dos funcionários é essencial para que tudo isso seja aplicado de maneira eficiente. Treine-os e dê feedbacks periódicos.

Além disso, o gestor dessa área precisar ter tino e expertise para negociar. Um bom negociador precisa ter raciocínio rápido e ser persuasivo para convencer seus fornecedores e parceiros de que as propostas apresentadas pelo setor de compras são interessantes para todas as partes envolvidas no negócio.

Essas características ajudam a criar um vínculo de confiança e, assim, o gestor de compras e suprimentos conseguirá negociar mais facilmente com eles, criando uma relação comercial sem erros e mal-entendidos que a comprometam.

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .