Como organizar o recebimento de NFS-e garantindo mais segurança e controle
12/04/2017
Tornar seu departamento mais organizado e eficiente, em meio das obrigações diárias, é um desafio e tanto. Agora imagine se for o caso da área contábil, que precisa o tempo todo realizar um controle eficaz sobre o recebimento de NFS-e (Notas Fiscais Eletrônicas de Serviço)?
E para potencializar ainda mais esse cenário de desconforto, os riscos de ter problemas tributários com a Receita Federal aumentam quando há recepção ou o armazenamento de documentos em grande volume sem qualquer padronização ou cuidados necessários.
Quanto mais diversidade de layouts, mais dor de cabeça
Diferentemente da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), que também compõe o Sistema Público de Escrituração Digital, ainda não existe um padrão para a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços. Ela chega em diversos layouts e arquivos, com campos diferentes para serem preenchidos. E isso acontece porque cada prefeitura estabelece um modelo próprio para o documento.
Tal diversidade possibilita falhas na integração de dados e dedicação desnecessária da equipe, que poderia ser aproveitada em tarefas mais estratégicas. Por mais que a gestão fiscal da sua empresa seja organizada, há muitas chances de falhas acontecerem na integração das informações.
Como otimizar tempo e evitar falhas?
Sem um software integrado e inteligente que faça a unificação dos dados, o processo do recebimento de NFS-e se torna operacional e precisa ser executado por várias pessoas.
Digitar e digitalizar os documentos representa um grande esforço, alto custo e ainda muitos erros, afinal um único campo preenchido por engano gera vulnerabilidade diante de leis tributárias, e muita, mas muita dor de cabeça.
Use a tecnologia a seu favor
Delegue para a tecnologia a tarefa de ler as informações encaminhadas por PDF, Word, TXT, JPEG ou links da base das prefeituras.
É simples: priorize em sua empresa uma solução que faça a leitura plena e confiável das informações necessárias e que padronize todos os layouts das NFS-e, convertendo-os em um XML único, reduzindo dessa forma a vulnerabilidade tributária, além de simplificar a integração.
Assim você obtém o controle eficaz de todos as notas, gerenciando o recebimento, o tratamento, a validação e a distribuição de todos os documentos fiscais recebidos, independentemente do tipo, formato e origem, não importando se os arquivos chegam por e-mail, ERP, sistemas corporativos, ou ainda, através de outros métodos.
Gestão eficiente é gestão inteligente
Quer saber como obter uma gestão organizada e a guarda eficiente dos arquivos, protegendo os dados e evitando que essas informações circulem por e-mail ou fiquem arquivadas em computadores?
Fale com o nosso time e conheça o ANI!
E não esqueça de acessar sempre o nosso blog para não perder nenhuma novidade.