Como a Midas transformou os processos de cadastro de uma gigante do varejo!
10/04/2023

Como a Midas transformou os processos de cadastro de uma gigante do varejo!

Quando o assunto é história de sucesso, nós tratamos logo de compartilhar! Principalmente quando a parceria é tão emblemática, como essa que temos com uma das maiores empresas de varejo do mundo!

Estamos falando de uma gigante que abriga o e-commerce, inteligência artificial, computação em nuvem e até mesmo serviços de streaming.

A empresa é, atualmente, globalmente conhecida como a maior vendedora virtual. E em termos de porte, fica atrás somente de outras gigantes, como Google, Facebook e Microsoft.

Com quase 30 anos de inserção no mercado e uma reputação memorável, a companhia iniciou suas atividades no Brasil em 2012 e se tornou ainda mais popular em 2017, quando expandiram seu marketplace.

E com o crescimento das atividades online, veio também a necessidade de otimizar as etapas envolvidas nas operações de vendas da plataforma (coleta de informações do vendedor, cadastro de endereço para logística de entrega dos produtos, emissão de nota fiscal e tudo mais).

Algo nesses processos te soa familiar?

Então acompanhe essa leitura comigo e eu te mostro como a empresa superou alguns desafios através das APIs de Cadastro da Midas!

Os desafios das operações de marketplace

Seja para um distribuidor, ou proprietário de alguma marca, o primeiro passo para conseguir vender os produtos no marketplace é realizar o cadastro na plataforma.

Este era o maior desafio para a empresa, já que a consulta dos CNPJs registrados não era realizada de forma inteligente, e não havia certificação sobre a situação fiscal do parceiro.

E sem essa segurança, as consequências chegavam, principalmente no momento de emitir as notas fiscais do produto vendido.

Veja bem, durante a compra do consumidor final, muitas vezes o carrinho é composto por itens de vendedores diversos. E quando existia alguma restrição com um determinado vendedor, aquele item não podia ser inserido na nota.

Imagine a dor de cabeça e a negatividade que o cancelamento deste item gerava para a marca, já que o cliente precisava ser notificado para escolher outro produto no lugar

Além da imagem, a logística da varejista também ficava prejudicada, uma vez que o produto precisava ser devolvido ao Centro de Distribuição, que não tem estrutura para receber um alto volume de mercadorias canceladas.

Neste cenário, 70% de toda a base de vendedores da plataforma tinham alguma irregularidade cadastral, e apenas 10% eram totalmente aptos para vender seus produtos.

E foi diante desse histórico que surgiu a oportunidade de formar uma parceria com a Midas e utilizar as APIs de Cadastro para otimizar essa operação do marketplace.

Leia também – Case de Sucesso: como reduzimos os ciclos fiscais da Log-In de dias para minutos

O início da parceria com a Midas

O objetivo principal da Midas sempre foi simplificar o dia a dia das empresas, através de soluções inteligentes que automatizam os processos morosos e tornam as operações mais estratégicas.

E foi justamente com essa missão que nossa parceria com a gigante varejista teve início.

Com pouco mais de 2 anos de atividade em marketplace, o polo brasileiro da empresa nunca havia utilizado soluções que pudesse simplificar o processo de cadastro dos novos vendedores.

A oportunidade de abraçar esse desafio foi uma honra e hoje temos uma parceria sólida e duradoura.

Ao longo dessa jornada, nossas APIs de Cadastro têm contribuído muito para a validação desses novos vendedores.

E a história não para por aqui! Ainda temos grandes desafios pela frente e trabalhamos todos os dias para que o sucesso seja alcançado em conjunto.

A contribuição das APIs de Cadastro para operações de marketplace

Para garantir que base de vendedores do marketplace esteja sempre em dia, a Midas aplica o serviço de qualificação de dados, através de APIs de Cadastro.

Com as APIs, a empresa consegue validar todas as informações dos seus parceiros de vendas, certificando-se constantemente de que os cadastros continuam regulares e aptos para seguir com as atividades na plataforma.

Além disso, as aplicações também contribuem para o negócio de outras formas, já que os dados podem ser aproveitados por qualquer departamento da empresa, em seus diversos processos relacionados aos parceiros.

Nesse caso, cada área define as verificações necessárias para os seus processos e utilizam as informações captadas da maneira mais estratégica possível.

E isso vai desde a facilidade no repasse dos valores vendidos, até um contato mais direto para tratar das operações logísticas.

Um exemplo disso, é a agilidade na comunicação entre a empresa e o vendedor parceiro, nas situações em que existe alguma restrição fiscal no cadastro e as mercadorias precisam ser retiradas do Centro de Distribuição, até que a regularização aconteça.

Outro ponto de contribuição está relacionado à verificação constante dos CNPJs cadastrados no marketplace, mas que ainda não podem comercializar seus produtos na plataforma devido à falta de operação nas regiões onde estão localizados.

Além desses exemplos, o uso das APIs também traz:

  • Tranquilidade em trabalhar com vendedores qualificados;
  • Melhora na qualidade e padronização da base de dados;
  • Segurança no compliance fiscal;
  • Prevenção a fraudes e riscos fiscais;
  • Monitoramento de inadimplência;
  • Integração entre soluções de gestão;
  • Aumento na produtividade;
  • Um novo olhar para a área de cadastros, que passa a ser vista como parte estratégica do negócio.

Quer trazer essas mudanças e resultados para o seu negócio?

Nosso maior objetivo é entregar inovação e tecnologia para a sua realidade, simplificando contribuindo para que todo processo aconteça dentro do tempo hábil.

Clique aqui e descubra como as APIs de Cadastro podem acelerar os mais diversos processos com segurança e qualidade.

Nos falamos em breve! 👋

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .