Homologar ou certificar fornecedores: qual a melhor estratégia?
12/07/2021

Homologar ou certificar fornecedores: qual a melhor estratégia?

Não é novidade para ninguém que a era da ficha cadastral acabou. Processos como homologação e certificação de fornecedores são a bola da vez quando o assunto é acertar em cheio na escolha de parceiros.

Mas, se você é um daqueles que não sabe qual método se encaixa melhor na sua estratégia, então esse post é para você!

Antes de mais nada, é preciso entender como fornecedores críticos podem afetar negativamente o seu negócio.

A reputação é um dos ativos mais frágeis que uma organização pode ter. Portanto, a escolha de fornecedores precisa estar alinhada com os valores e propósitos da empresa.

Por isso fique atento a qualquer sinal de atraso nos pagamentos, processos judiciais, trabalho análogo a escravidão, endividamento e dependência financeira que sua cadeia de fornecimento pode ter.

Firmar uma parceria nessas condições pode causar sérios danos à imagem da sua empresa, que se torna corresponsável pelas ações irregulares de fornecedores.

Agora que você já compreendeu os riscos, vamos às estratégias que irão te auxiliar na tomada de decisão.

O que é o processo de homologação de fornecedores?

Basicamente, a homologação irá submeter sua base de fornecedores ou futuros fornecedores a um processo de análise. Esse procedimento irá avaliar se uma empresa está apta para fornecer produtos ou serviços para seu negócio.

Deve haver confiança em todas as partes que se relacionam com a organização. Nesse sentido, essa é uma daquelas etapas de extrema importância para o sucesso de qualquer operação.

Para que serve a homologação de fornecedores?

Sabemos que a concorrência na cadeia de fornecimento é bastante acirrada. A homologação surge como uma poderosa aliada na identificação de riscos que possam impactar sua produção, logística, e até mesmo reputação.

Ela será responsável por trazer mais segurança para o processo de contratação de parceiros. Pois através dela é possível identificar se aquele potencial fornecedor é o mais indicado para uma parceria com a sua empresa.

Erros comuns na homologação de fornecedores

Um dos erros mais comuns na homologação de fornecedores ocorre no cadastro dos mesmos. Sobretudo no preenchimento do questionário, que precisa ser claro e transparente para garantir que as políticas da empresa sejam cumpridas.

Outro erro recorrente é verificar somente a saúde financeira do prestador de serviço. De fato, há pontos tão importantes quanto e que muitas vezes são ignorados, como por exemplo:

  • Fatores trabalhistas
  • Cultura reputacional
  • Capacidade de recurso
  • Comprometimento com prazos e normas

Você deve estar pensando: se analisar cada um desses pontos toda vez que for examinar um fornecedor vai levar muito tempo, vou demorar “séculos” até fechar com algum.

Bem, isso é verdade. Realizar o procedimento manualmente pode ser desgastante e complicado para a equipe. E é exatamente aí que entra o segundo método: a certificação de fornecedores.

O que é certificação de fornecedores?

A certificação de fornecedores irá automatizar grande parte do processo operacional, sendo uma solução estratégica no gerenciamento de parceiros.

A solução irá avaliar, monitorar e reavaliar periodicamente seus parceiros, e os classificar entre os mais ou menos confiáveis.

Problemas como base desatualizada e ausência de informações de qualidade, podem ser facilmente resolvidos com a tecnologia, garantindo o sucesso da companhia.

Mas como funciona?

Com uma tecnologia de certificação, é possível ter prontos questionários específicos para cada cenário de cadastro com base nos critérios estabelecidos por você para aprovar ou não o potencial fornecedor.

Isso irá assegurar que o parceiro aprovado cumpra os requisitos de fornecimento da organização. Afinal, a relação entre empresa e fornecedor ou prestador de serviço não deve ser outra senão de aliança!

Além disso, a certificação otimiza o tempo gasto com cadastros manuais e compartilha a responsabilidade com o parceiro, que ficará encarregado de fazer a manutenção dos próprios dados.

O mesmo é notificado quando a documentação enviada estiver para vencer, por exemplo.

O que é melhor: certificar ou homologar?

Não há como negar que investir em parcerias saudáveis e nutrir conexões sólidas pode garantir a vida longa da sua organização.

Ambas estratégias trarão resultados positivos para o seu negócio. No entanto, podemos dizer que a certificação transcende a homologação, sendo uma solução mais rápida para fazer a avaliação de parceiros.

Precisamos ressaltar que quando o processo é feito manualmente as chances de ter dados repetidos, não conseguir manter informações padronizadas, não poder gerar relatórios de forma ágil (sem necessidade de acessar os parceiros individualmente) são maiores.

Automação é sinônimo de agilidade, menos erros e segurança. Ela chega para acabar de vez com a parte manual da criação de novos cadastros de fornecedores! Assegurando precisão e eficiência do início ao fim do procedimento.

Tenha em mente que fazer o gerenciamento de parceiros não é um gasto, mas sim um enorme custo benefício, que irá trazer segurança na tomada de decisão, confiança em parcerias, otimização da equipe e inovação nos processos operacionais.

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