Como a IoT pode ajudar na logística?
17/01/2019
Um dos temas já abordados aqui no Blog, a IoT (do inglês Internet of Things) faz parte do que chamamos Revolução Digital ou Indústria 4.0.
E tem sido mesmo: em qualquer ramo, a conexão de dispositivos inteligentes está abrindo portas para modelos de negócio aprimorados, melhores serviços e novas oportunidades de receita.
Números comprovam essa realidade no segmento de logística. Segundo matéria do site Computer World, até 2020 o gerenciamento de frotas conectadas atingirá 90% dos veículos comerciais na América do Norte e só no Brasil o mercado de Internet das Coisas já movimentou R$ 4,3 milhões apenas nos últimos dois anos.
A partir de agora, você confere em que aspectos a IoT mais se destaca ajudando empresas e empreendedores do ramo do transporte. Vamos lá?
Os efeitos positivos da IoT na logística
Ela ajuda na tomada de decisões e aumenta a eficiência
A tecnologia dos dispositivos inteligentes conectados favorece a capacidade de visão integrada através do controle de processos em tempo real.
Com seu uso, pode-se alcançar o que chamamos de “visibilidade end-to-end”, ou seja, a possibilidade de acompanhar a cadeia de suprimentos de ponta a ponta.
Essa rastreabilidade em toda a cadeia de operação, feita através de sensores no transporte e integração de dados, otimiza processos, identifica desvios e aumenta os níveis de qualidade dos serviços.
Tal tecnologia inspira rapidez, reduz incertezas e aumenta a eficiência em geral porque permite identificar qualquer possível dificuldade ou desvio no transporte. Isso possibilita decisões mais ágeis e permite que ações preventivas sejam programadas em operações até mesmo automáticas.
Ela otimiza as rotas e os custos
O monitoramento de veículos contribui para otimizar os trajetos, evitando congestionamentos, atrasos ou problemas nas rotas.
Com a IoT também é possível analisar os dados de consumo de combustível e velocidade, por exemplo, e manter um histórico sobre todos os carros e respectivos motoristas, viabilizando análises de desempenho, detecção de intercorrências e, consequentemente, redução de custos e melhoria da qualidade.
Mas, e quanto aos custos?
Quando se fala em custos, tem mais incentivo! Na logística, o valor do investimento em IoT é superado pelos benefícios das soluções implementadas.
Observe este case da Nestlé, uma das maiores indústrias alimentícias do mundo:
Antes de implementar uma solução inteligente da Midas, os transportadores da Nestlé tinham que encaminhar à companhia os canhotos e não eram raras as vezes em que eles chegavam sem as informações necessárias (datas, horários, assinaturas e etc.) para que o pagamento fosse feito.
A empresa perdia um tempo considerável avaliando se as informações estavam completas, e caso identificasse algum dado pendente, o documento era reenviado ao transportador, gerando retrabalho para ambos.
Automatizar foi o ingrediente do sucesso
A Nestlé recebia em média 2.500 documentos físicos por dia e precisava de uma equipe inteira, focada apenas em realizar a digitação deles no SAP.
Hoje, com a captura remota feita na hora e diretamente pelos transportadores, os documentos em papel são digitalizados, convertidos, validados e tratados de acordo com a particularidade de cada um e depois encaminhados para cada processo específico.
Após esse investimento, a equipe interna foi estrategicamente deslocada para outros projetos, o que resultou em mais segurança e menos custo com os colaboradores, sem falar na redução com gastos de transporte dos documentos via correio!
Aqui tem o case completo pra você acompanhar. Ah, e a ferramenta inteligente que a empresa usa é o ANI da Midas. Clique aqui para saber mais sobre ele.
Até semana que vem!