Por que é importante controlar os comprovantes de entrega no transporte de carga
15/03/2018

Por que é importante controlar os comprovantes de entrega no transporte de carga

Você se lembra que há alguns dias falamos sobre as mudanças trazidas pela transformação digital na área de transporte? Nesta, seguimos com outro tema fundamental que envolve o segmento: a importância do controle adequado dos comprovantes de entrega.

Vamos lá?

O que são e quais os tipos de comprovante

Os comprovantes são documentos que atestam o recebimento da carga e, embora pareça simples, é comum haver dúvidas e confusões que geram complicações gerenciais e até judiciais sobre eles, começando pelos tipos aceitos. Quais podem ser utilizados para essa finalidade?

Pela atual legislação brasileira, existem dois documentos que comprovam que a entrega de uma carga foi devidamente realizada:

  • A 2ª via do Conhecimento de Transporte – que é legalmente aceita para a comprovação de entrega da carga nos multimodais: rodoviário, aéreo, ferroviário, marítimo e fluvial. Para ter validade jurídica, esse documento deve ser assinado e datado pelo destinatário, sem conter ressalvas no verso quando este for impresso.
  • O canhoto da nota fiscal – esse documento também tem aceitação jurídica de comprovação. Assim como a 2ª via, precisa ser assinado e datado pelo responsável pelo recebimento da carga. Também é importante registrar o nome e a função do recebedor se eles não constarem no documento.

Por que agilidade é fundamental na segurança dos processos de guarda

Tanto a 2ª via do Conhecimento de Transporte Eletrônico quanto o canhoto da nota fiscal são propriedade do transportador e devem ser mantidos arquivados pelo prazo de cinco anos, para fins de consultas fiscais e mitigação de riscos como multas.

E para que cumpram sua finalidade comprobatória é fundamental ter agilidade nos processos. Isso porque, não são raras as vezes em que um cliente da transportadora solicita a conferência do comprovante, que se impresso, pode estar armazenado em lugar diferente de onde o gestor está.

Além da dificuldade de localização em situações como essa, sem um software de gestão on-line dos comprovantes, você pode arcar com outros custos que envolvem o armazenamento nada seguro dos documentos impressos, como incidentes relacionados a perdas e rasuras.

Essa tecnologia permite acompanhar, em tempo real, o processo de entrega da carga e ainda agiliza a resposta ao cliente sobre o status do serviço contratado.

Outras vantagens de um software inteligente

A Midas desenvolveu uma ferramenta de automação de fretes que está revolucionado o mercado e que que vai ajudar você a otimizar tempo e custos com o Conhecimento de Transporte Eletrônico.

É o ANI, que faz a captura remota dos documentos ficais. Esse serviço é composto por scanners e um software de controle para a digitalização descentralizada de documentos fiscais, eliminando os transtornos causados pelo extravio e por atrasos de pagamento, principalmente quando se trata de transportadoras.

Assim, sua empresa não perde mais tempo avaliando se as informações enviadas pelos transportadores estão completas, tendo que reenviar o documento a eles, gerando retrabalho para ambos.

A ferramenta de automação de fretes ANI também faz a leitura plena e confiável das notas fiscais, independentemente do formato enviado, armazenando-as de forma segura pelo tempo necessário determinado pela Receita Federal.

E para finalizar, separamos aqui um miniebook bem legal para você sobre o assunto.

Você também vai gostar de conhecer esse business case.

Deixe seu comentário e até a próxima!

A Midas integrada ao seu ERP transforma sua rotina

Nossas soluções se conectam aos principais ERPs do mercado, garantindo eficiência total na gestão de cadastros e documentos fiscais. Simplifique seus processos e tenha controle absoluto através de plataformas integradas.

Últimos posts