Como a NF-e pode ajudar no controle financeiro da sua empresa
01/02/2018
Seja qual for o seu segmento, você já deve ter percebido que empreender no Brasil é um grande desafio. Além de um emaranho de leis, o país possui uma das mais altas cargas tributárias do mundo.
Justamente por esse contexto é que o controle financeiro é vital para a sobrevivência de um negócio. Sem ele, a chance de perder dinheiro e arcar com multas e sanções pelo Fisco é grande.
O que é controle financeiro
O controle financeiro baseia-se na coordenação das atividades e avaliação da condição financeira da empresa, por meio de relatórios financeiros elaborados a partir dos dados patrimoniais e da situação do fluxo de caixa.
Significa a consciência da situação financeira real em que a empresa se encontra para o empresário saber qual é o melhor momento de realizar investimentos ou não.
Por onde começar?
Saber precificar é o primeiro passo!
Como já postamos aqui, vende bem quem sabe comprar bem. É importante estar atento ao que entra e ao que sai da empresa, responsabilidade que deve ser compartilhada entre o contador e o gestor do departamento.
Isso porque, são eles que estarão diariamente em contato com o DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), checando se as informações estão corretas, já que interferem diretamente no estoque e nas vendas.
Por que a NF-e é tão importante no controle financeiro?
LEIA MAIS: Como não correr riscos quando o assunto for recuperação de XML
Porque é preciso conhecimento em tempo real da veracidade das notas emitidas contra o seu CNPJ para não correr o risco de estar pagando por notas frias ou que foram canceladas pelo fornecedor.
Normalmente as empresas só tomam conhecimento dessas notas posteriormente e podem até ser questionadas pelo Fisco sobre o motivo de não terem feito a escrituração correta e nem pago os devidos impostos.
Sem falar nas notas denegadas, aquelas em que há irregularidades do emitente ou destinatário com a Receita Federal e que fazem com que as Secretarias da Fazenda barrem o processo.
A melhor alternativa para que notas fiscais sejam verdadeiras aliadas do seu controle financeiro é automatização.
Aposte em uma solução que monitore e padronize as informações entregues à RFB no ambiente SPED, mantendo todos os XMLs de NF-e e CT-e tanto das operações de entrada quanto de saída.
Mas fique atento: essa solução precisa fazer a leitura plena e confiável das informações necessárias e padronizar todos os layouts das NF-e, convertendo-os em um XML único e reduzindo dessa forma a vulnerabilidade tributária.
A Midas pode te ajudar. Clique aqui e conheça uma ferramenta que faz a gestão organizada e a guarda eficiente e segura desses arquivos, contribuindo para que você tenha segurança e sucesso no controle financeiro da sua empresa!