A importância da automação na qualificação de fornecedores
20/10/2017
Vamos direto ao ponto: um excelente negócio é feito de excelentes parceiros. E, convenhamos, uma boa análise cadastral, antes mesmo da assinatura de qualquer contrato, garante qualificação e segurança para todos os processos a partir daí.
Análise Cadastral, o que é isso?
Significa verificar a situação dos clientes e das empresas fornecedoras com o Fisco antes de fazer um negócio. Isso serve para evitar riscos fiscais.
A análise faz parte do que chamamos “qualificação cadastral”, que compreende também o saneamento, diagnóstico e monitoramento dos dados junto a órgãos como Receita Federal, Sintegra, Anvisa, IBGE, etc.
Dependendo do ramo do negócio, a consulta cadastral também precisa ser realizada em fontes internacionais.
Os desafios da qualificação
Quando falamos em dados cadastrais, não podemos esquecer que eles são voláteis. Estima-se que 14% dos registros consultados sofram algum tipo de alteração a cada 30 dias.
Outro desafio: normalmente as informações encontradas em fontes públicas e privadas nem sempre estão prontas para atualização imediata nos ERPs.
Sem falar que é preciso monitorar diariamente os dados e isso, além de consumir tempo da equipe, quando feito manualmente pode incorrer em erros que geram notas denegadas ou rejeitadas.
Automação de consultas traz segurança nas operações
A boa notícia é que se você automatizar o processo de consulta cadastral, terá uma série de benefícios!
Dentre eles, destacamos a rapidez no cadastramento, validação e qualificação proativa dos dados, eliminação de custos operacionais e processamento de grande volume de informações em um curto espaço de tempo.
O monitoramento é feito automaticamente em mais de 60 fontes públicas e privadas, nacionais e internacionais e os cadastros são “saneados”, ou seja, ficam livres de caracteres desnecessários.
Seu negócio mais competitivo
Ao automatizar, você consegue analisar rapidamente todas as informações, verificando minuciosamente e convertendo o resultado em dados objetivos para a tomada de decisões.
Outra vantagem é que o tempo da equipe é otimizado e pode ser estrategicamente aproveitado em outras demandas.
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