e-Social – validação dos dados cadastrais é o primeiro passo
29/05/2017
O saneamento de cadastro gera conformidade e assiduidade nos prazos do e-Social
Certamente você já ouviu falar em “saneamento de cadastros”, certo? Só para relembrar, em um cenário fiscal, esse processo faz parte da qualificação cadastral de clientes e fornecedores, que verifica a situação legal de empresas em dezenas de fontes públicas e privadas para que você tenha mais segurança ao fazer um negócio.
Nesse âmbito, sanear cadastros significa atualizar e complementar as informações cadastrais das empresas, eliminando informações desnecessárias e padronizando-as para a comunicação com o seu ERP. Isso otimiza tempo e evita erros e prejuízos.
Regularize e fique tranquilo com a fiscalização
Com a chegada do e-Social, a relação entre empregados e empregadores ficou mais clara, pois o sistema unifica o envio de informações relativas à contratação e utilização de mão de obra em uma mesma plataforma.
Em contrapartida, a fiscalização por parte de órgãos gestores ficou mais rígida e agora requer qualidade e informações bem mais apuradas, diminuindo sonegação e fraudes.
É exatamente aqui que a consulta de dados e o saneamento das informações tornam-se cruciais para atender com qualidade ao que se é exigido por esses órgãos, neste caso o SPED.
Base de cadastro atualizada gera Compliance e evita problemas
O principal impacto de não validar a base de dados de cadastros está na quantidade de retornos ao contribuinte. Dados inconsistentes ou incorretos levam a retrabalho no momento da entrega, uma vez que a validação ocorre diretamente nos servidores do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).
Esses equívocos geram perda de prazos pelo contribuinte, que é responsável por buscar os eventos enviados e avaliar a situação, uma vez que o e-Social exige diversas validações e não possui um programa validador.
Vale ressaltar: quando prazos importantes são esquecidos, o contribuinte pode até ser notificado pela Receita Federal! Portanto, a comunicação das informações entre empresa e governo tem que ser precisa e correta, mantendo a conformidade.
Use a tecnologia como mais uma aliada
A adequação ao e-Social traz benefícios que vão além do cumprimento de uma obrigação legal. Ela pode representar uma oportunidade para a evolução dos processos internos da sua empresa.
Como o e-Social envolve diversos departamentos e setores você pode ganhar tempo automatizando os processos. Hoje, no mercado, já existem soluções capazes de gerenciar o envio de forma automática. Isso, além de permitir ao usuário um controle maior das informações, torna tudo mais prático e seguro.
Visite nosso site e saiba mais sobre isso. Até a próxima!