Antecipação de recebíveis: a tecnologia combinada ao seu fluxo de caixa
24/10/2022

Antecipação de recebíveis: a tecnologia combinada ao seu fluxo de caixa

Se sua empresa está precisando de dinheiro para gerar fluxo de caixa, investir em expansões ou pagar contas, a antecipação de recebíveis pode ser uma boa alternativa no curto prazo, que evita a necessidade de empréstimos.

Com essa modalidade, seu negócio recebe o valor das vendas de maneira adiantada, podendo usar esse dinheiro para atender as necessidades imediatas.

E, claro, como todo processo institucional que envolve movimentação de capital, antes de recorrer à esta opção, é muito importante realizar um planejamento, com o objetivo de não prejudicar a saúde financeira da organização.

Neste conteúdo falamos um pouco sobre o que é antecipação de recebíveis, suas vantagens e desvantagens, e como garantir que a sua solicitação seja aceita pelas instituições financeiras.

O que é antecipação de recebíveis?

Com esse nome, parece até que a antecipação de recebíveis é um bicho de sete cabeças, né?

Mas ao contrário do que se pensa, o significado é bem simples: trata-se de um recurso financeiro que permite receber de forma antecipada os valores de vendas que foram negociadas a prazo.

Em outras palavras, a empresa adquire um capital que já pertence a ela, mas que só faria parte do patrimônio futuramente.

Existem diferentes tipos de antecipação de recebíveis, nesse caso, a escolha do modelo mais adequado depende das necessidades de cada empresa.

  • Antecipação integral: adiantamento do montante total das vendas a prazo
  • Antecipação parcial: adiantamento de uma parte do montante
  • Antecipação pontual: adiantamento do valor referente a uma venda única
  • Antecipação automática: adiantamento programado para cair periodicamente na conta da empresa

Porém, como em qualquer outra modalidade de crédito, as instituições financeiras que disponibilizam a antecipação de recebíveis cobram taxas sobre o valor, para garantir o recebimento dos títulos negociados.

A principal vantagem do recurso é que as taxas de juros são menores do que as de um empréstimo. Além de oferecer menos risco, principalmente para micro e pequenas empresas.

Quais as vantagens da antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis apresenta algumas vantagens, comparada a outras linhas de crédito que estão disponíveis no mercado.

Além de ter um montante em mãos de forma antecipada, uma das características de maior destaque é o fato de que as taxas de juros são definidas de acordo com o perfil financeiro da empresa solicitante.

Ou seja, geralmente os valores cobrados são mais baixos, como já mencionamos antes. Isso acontece porque o valor “emprestado” pela instituição financeira vem de uma venda já realizada pela empresa beneficiada, reduzindo o risco de inadimplência.

Outro ponto que também chama bastante a atenção é a facilidade de contratação da modalidade. Por se tratar de um dinheiro que já é da empresa solicitante, o processo costuma ser mais prático e menos burocrático.

Em todo caso, essa alternativa deve ser pensada para a utilização pontual e de curto prazo, evitando que inúmeras antecipações virem uma grande bola de neve e prejudiquem o fluxo de caixa.

A praticidade da operação pode acabar fazendo desse recurso um “tapa buracos” e mascarar outros problemas relacionados ao planejamento e gestão do negócio – assim como o cheque especial funciona com as pessoas físicas, por exemplo.

Utilizar a antecipação de recebíveis sem planejamento vai na contramão da ideia inicial e arrisca a sobrevivência da sua empresa no mercado.

Vale lembrar que se trata da antecipação de um montante que, no futuro, não estará no caixa do seu negócio.

Qual a diferença entre empréstimo e antecipação de pagamentos?

Em toda oferta de créditos, as instituições financeiras realizam uma avaliação dos riscos de o contratante não pagar a sua dívida.

Seguindo essa lógica de previsão de inadimplência, geralmente os empréstimos costumam ter custo mais caro, já que a aplicação de juros da operação é mais elevada.

Além disso, as instituições também incluem as taxas de avaliação de crédito no valor da negociação.

Já a antecipação de recebíveis é referente a um valor que já é da empresa, mas que só seria creditado futuramente, como mencionamos antes. Por isso, entende-se que o risco de descumprimento do acordo é reduzido.

De um modo geral, a antecipação de recebíveis dá mais segurança às duas partes, pois o empreendedor mostra que tem condições de quitar a dívida, e a instituição financeira tem condições de cobrar menos pelo risco.

Neste cenário, a instituição financeira tem o retorno do pagamento praticamente garantido, enquanto os contratantes lidam com taxas de juros mais acessíveis.

Entretanto, vale lembrar que a escolha pela melhor opção depende exclusivamente da necessidade de cada negócio, que deve avaliar o melhor custo-benefício para si, visando todas as condições no curto prazo.

Como acelerar o processo de antecipação de recebíveis com uma ferramenta de automação

Sua empresa ainda realiza o inbound de notas fiscais de forma manual? Se sim, é preciso dizer que esse processo pode impactar negativamente a sua solicitação para antecipação de recebíveis.

Para que uma NFS-e não seja invalidada, é preciso tomar muito cuidado ao registrar cada informação que consta no documento.

Qualquer dado que seja inserido de forma incorreta no seu sistema de gestão, vai gerar incompatibilidade na hora validar aquela fatura. E isso pode fazer com que as instituições financeiras não aceitem o seu pedido de antecipação.

E cá entre nós, com o grande volume de documentos recebidos diariamente, não é raro que um deslize aconteça, né?

Sem contar no risco de ser vítima de uma nota fria, o que também é altamente prejudicial.

É por isso que ter o apoio de ferramentas de automatização como o ANI te ajuda a centralizar e simplificar 100% da entrada das notas fiscais tomadas.

Depois de processar a nota fiscal, a inteligência do ANI gera um arquivo XML que estrutura as informações da NFS-e em um padrão único, o padrão Midas Solutions, que é aceito nacionalmente.

O processamento de documentos realizado pelo ANI contribui para manter as informações estruturadas, facilita o inbound das notas no seu ERP, reduz os custos de operações duplicadas e ainda te previne de autuações fiscais.

E, claro, estando com a sua operação organizada e em dia, as chances de conseguir uma antecipação de recebíveis aumenta de forma significava.

E aí, que tal conversar com nosso time de especialistas para saber mais sobre o ANI e garantir que a operação de antecipação seja bem-sucedida?

Até a próxima! 👋

A Midas integrada ao seu ERP transforma sua rotina

Nossas soluções se conectam aos principais ERPs do mercado, garantindo eficiência total na gestão de cadastros e documentos fiscais. Simplifique seus processos e tenha controle absoluto através de plataformas integradas.

Últimos posts