Os prejuízos de não fazer backup na empresa
13/08/2019

Os prejuízos de não fazer backup na empresa

Dados, dados e dados. Nós, da Midas Solutions, arriscamos dizer que não há como viver no atual mundo dos negócios sem eles.

Só que não é qualquer tipo de dado, não é mesmo? Para que façam jus à fama de novo petróleo, eles precisam estar arquitetados e organizados em uma estrutura que os qualifique.

Ah, eles precisam também estar a salvo e acessíveis quando você precisar deles. E é justamente aqui que entra o importante papel de um bom backup das informações da sua empresa.

AQUI TEM um infográfico bem legal sobre dados pra você baixar

Por isso é que nós preparamos este novo texto mostrando os principais tipos de backup, o porquê de não abrir mão de escolher o ideal para sua empresa e o jeito mais eficiente de fazê-lo para evitar os prejuízos, que aliás são rápidos e devastadores!

Importância do backup para evitar prejuízos

O mundo gira muito rápido na era da digitalização. Com as facilidades vêm os riscos: 8 ameaças digitais são criadas a cada segundo todos os dias, segundo estudos do setor de TI.

Dentre as mais perigosas: o ransomware

É uma forma de malware muito conhecida, que sequestra os dados de um computador através de criptografia.

Se o usuário não pagar “o resgate” exigido pelo cibercriminoso dentro de um determinado período, seus dados serão permanentemente apagados.

Para você ter uma ideia do prejuízo causado por data breach assim, esse tipo de cibercrime que tem custado em média 1 milhão de reais para os negócios brasileiros e também o sono de muitos diretores de segurança.

Para entender tudo de Data Breach, acesse aqui o Guia Definitivo da Midas sobre o tema

Nessas situações, se a empresa não tiver backup das informações ela será refém do pagamento, que normalmente é cobrado com valores exorbitantes.

O prejuízo é muito maior quando consideramos que valor exigido não garante que suas informações serão recuperadas, afinal você estará lidando com criminosos.

Inatividade por perda de informações estratégicas

Você já entendeu que informação é poder e diferencial competitivo. Dessa forma, a perda de dados pode levar à perda de potencial estratégico em médio e curto prazo, não é mesmo?

Imagine perder todas informações de seus clientes e parceiros por uma catástrofe natural como uma enchente, ou por um delete equivocado?

Ou ainda ficar com a empresa parada porque o servidor queimou após uma queda de energia e não é possível identificar o fornecedor nem acessar as movimentações financeiras e de compra de insumos?

Para evitar os prejuízos assim a dica da Midas é ter disciplina, fazer a documentação de segurança de informação e não deixar de realizar os testes necessários, evitando erros no processo.

Vamos agora aos 3 principais tipos de backup e na sequência temos um plus para te contar sobre gestão e automação de rotinas e políticas de cópias de segurança:

Backup Full

É aquele em que se realiza a cópia de TODOS os arquivos de determinado ambiente ou servidor para outro local de armazenamento, que pode ser inclusive em nuvem.

Sua principal vantagem é a completa reprodução dos dados do ambiente em questão, porém, ele demanda maior espaço de armazenamento e demora mais para ser realizado, uma vez que o volume de informações é grande.

Backup incremental

Nele é feita uma cópia dos dados alterados desde o último backup full. Dessa forma ele copia uma quantidade menor de dados para o local escolhido, necessitando de menor espaço de armazenamento.

Ele também é mais rápido, já que não é feita cópia dos arquivos em totalidade.

Backup diferencial

Este é semelhante ao incremental, mas os dados copiados são os alterados em relação ao último backup completo, armazenando mais dados do que o incremental.

Em questão de velocidade, é o intermediário.

✅ Importante: testes recorrentes podem e devem ser implementados para qualquer tipo de backup.

Agora que você conhece a importância e os 3 tipos vai o nosso plus: Mais do que conhecer é preciso saber fazer o backup de forma eficiente.

ESTE POST TAMBÉM É PRA VOCÊ: Como ficará a Internet das Coisas quando a LGPD chegar?

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .