Como finalmente acabar com o retrabalho no departamento fiscal
27/09/2019
Você já se perguntou por que, afinal, existe tanto retrabalho nas áreas que lidam com finanças, tributos e documentos?
A verdade é que o departamento fiscal tem potencial de ser uma fonte de inteligência para as empresas e não de refações.
Então, se você quer aprender como quebrar o ciclo de retrabalhos e fazer a rotina do departamento fiscal fluir é só continuar lendo!
Preze por um ambiente organizado
Não é novidade pra ninguém que o Brasil é um país extremamente burocrático.
Na verdade, o Banco Mundial colocou recentemente o nosso país no topo do ranking da burocracia.
E o reflexo direto disso é que a famigerada papelada ainda é uma realidade de muitos departamentos fiscais em toda a nação.
Por causa do volume de documentos, pode acontecer que bem aquela nota que você precisa se perca em pilhas de papel e você tenha que pedir o cancelamento e uma nova emissão. Complicado!
Mas enquanto a desburocratização não chega, o que você pode fazer para minimizar esse risco é criar um sistema de organização.
Você pode começar organizando os documentos:
- Separando por mês
- Classificando por entrada ou saída
- Identificando-os por formato ou categoria
Não se esqueça de organizar também o ambiente digital. As planilhas, por exemplo, estão caindo de moda por não serem seguras e se desatualizarem rapidamente.
Capacitar e motivar evita o retrabalho
Com uma média de 46 tributos sendo criados a cada dia no Brasil e as mudanças constantes nas exigências do Fisco, a atualização constante se torna essencial para qualquer equipe fazer um bom trabalho.
Isso porque uma equipe que não consegue acompanhar as mudanças da área e adquire vícios está mais propensa a erros.
Por exemplo, quem não estiver a par das novidades no eSocial vai perder prazos importantes.
Por isso, investir na atualização profissional dos colaboradores é uma forma de evitar o retrabalho e quem sabe uma multa bem salgada.
O Instituto de Estudos Tributários tem cursos bem legais sobre as áreas fiscal e tributária pra você considerar. Clique aqui pra conferir.
Fora isso, todo mundo sabe da sobrecarga de trabalho que a área fiscal tem. As notas simplesmente não param de chegar e têm prazo pra sair.
Assim, se torna muito importante motivar os colaboradores para que eles lidem melhor com uma rotina que pode ir de zero a 100 em segundos.
Vale lembrar: o retrabalho também tem um custo emocional pra eles.
Comece proporcionando um ambiente físico confortável, valorize o bom trabalho em público e critique em particular.
Realize auditorias internas periódicas
Vamos falar a verdade: ninguém gosta de passar por uma auditoria.
Mas convenhamos que ela tem lá seus benefícios. Realizar uma auditoria interna é a chance de entender os pontos que estão gerando mais perda de tempo (e dinheiro) no departamento fiscal.
O problema é a conferência das NFS-e? O atraso no pagamento do fornecedor? O cálculo dos impostos?
A auditoria tem o objetivo de corrigir esses erros e prevenir o surgimento de outros que estejam gerando retrabalhos.
E além disso, é melhor você pegar alguma inconsistência do que um fiscal da Receita!
Um outro ponto importante é educar a equipe para não ter medo da auditoria. Ela acontece justamente para que os processos sejam mais sólidos e o mais simples possível para todos.
Diminua a carga de tarefas manuais
Não há como negar que uma boa porcentagem dos retrabalhos acontece por causa de erros humanos.
É normal, afinal, a área fiscal é cheia de processos maçantes e demorados, que envolvem digitar número por número e validar cada dado no olho.
Por isso, a saída é diminuir a quantidade de tarefas desse tipo com a ajuda da tecnologia.
Hoje em dia, já existem ferramentas que automatizam desde o recebimento até a validação e entrada de uma nota no seu ERP. Clique aqui pra conferir uma delas!
Leia também: 15 maneiras práticas de acelerar sua rotina fiscal
Valide tudo antes do envio para o Fisco
Existem 3 passos simples que a equipe pode tomar para cruzar as informações certas e evitar o retrabalho (e as multas) depois que um documento vai para o Fisco. São eles:
✓ Logo no recebimento, checar o XML do fornecedor na SEFAZ
✓ Conferir a NCM e a origem da mercadoria/serviço, a alíquota de tributação dela e o Código de Situação Tributária
✓ Validar no SPED se todas as informações batem antes de enviar.
Lembre-se que cada dígito importa! Só assim você diminui a margem de erro e evita o trabalho de fazer tudo de novo com as informações corretas.
Resumindo
– A organização do ambiente contribui para a clareza das atividades.
– Colaboradores atualizados e motivados são menos propensos a errar.
– Faça auditorias internas para identificar as fontes dos erros.
– Use a tecnologia para diminuir falhas humanas.
– Verifique as informações dos documentos antes do envio para o Fisco e entrada no ERP.
Curtiu o conteúdo? Espero que ele ajude você a deixar a rotina do departamento fiscal muito mais simples. Não se esqueça de compartilhar o link nas suas redes sociais e até mais!