Riscos de qualificar fornecedores apenas pelo preço
08/12/2017
Mesmo dando sinais de recuperação, 2017 foi um ano complexo para empreendedores brasileiros. Considerando a máxima “vende bem quem compra bem”, podemos afirmar que fornecedores qualificados ajudam muito nesse contexto.
No entanto, é bom lembrar que quando falamos em qualificação não podemos apenas considerar preço. Ele é importante, claro, mas restringir qualificação ao aspecto monetário pode implicar em riscos ao negócio.
Afinal, fornecedores e parceiros que na proposta apresentam preços menores podem, posteriormente, se mostrar incapazes de exercitar os serviços acordados, tanto no que se refere à qualidade, quanto em relação a prazos. É preciso comprovar a capacidade técnica deles.
Confira 5 dicas para melhorar a produtividade na Equipe de Compras
Fornecedores devem estar alinhados à estratégia da sua organização
A idoneidade de cada um precisar ir ao encontro de programas de qualidade que padronizam serviços e produtos para que a gestão das empresas seja melhor e mais eficaz.
Quando isso não acontece, os produtos e serviços vendidos geram prejuízos nos quesitos qualidade, custo e entrega, tanto para seu cliente final quanto para a empresa contratante.
E as consequências de contratar sem a devida qualificação, só porque determinado parceiro tem um custo menor, são sentidas apenas posteriormente.
Quando o barato sai caro: imagine a situação
Você contratou o fornecedor que apresentou o menor preço na proposta. “Economizou”, mas durante ou após a execução do contrato surgiram ações trabalhistas e problemas fiscais que consumiram o que você presumiu ter de ganhos na contratação. Desgaste e prejuízo que não existiriam com a qualificação.
Principais riscos da qualificação inconsistente
Como já mostramos aqui, se você ainda não tem um cadastro consistente e uma ferramenta que garanta a qualificação de seus fornecedores, saiba que:
- Parceiros não qualificados podem levar seu departamento a cometer falhas nas obrigações acessórias que são passíveis de multas e outras sansões legais pelo Fisco.
- Geram prejuízos financeiros com processos de denúncia voluntária e custos com corpo jurídico.
- Como todos os arquivos enviados ao SPED são transmitidos via Certificação Digital, a empresa fica vulnerável a ser responsabilizada por eventuais irregularidades cometidas pelo fornecedor não qualificado.
Fique atento e fale com a Midas para conhecer uma solução que verifica a situação legal de empresas em dezenas de fontes públicas e privadas, nacionais e internacionais, garantindo a aptidão do fornecedor e fique tranquilo.